O Estúdio carioca Jabuticasa comemora uma década e a conquista do prêmio IF Awards Design 22
O Estúdio Jabuticasa fica em meio à Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, cidade que inspira os sócios Thiago Antonelli e Thélvyo Veiga e foi criado em 2013 com a intenção de mostrar ao mercado a visão pessoal da dupla sobre o desenho industrial carioca.
Mas a dupla teve que abandonar seu habitat para receber na Alemanha (no último dia 16 de maio), no Friedrichstadtpalast, em Berlim, o prêmio concedido pelo If Awards Design 22 para sua cadeira AL 13.
Esse prêmio internacional, criado em 1954, fornece um dos principais selos de qualidade em design e concede reconhecimento de excelência nos quesitos de produto; embalagem; comunicação e design de produtos; e arquitetura e interiores entre outros.
A edição de 2022 teve 10.700 projetos inscritos de 57 países – um recorde de inscrições – com 34 projetos brasileiros escolhidos na pré-seleção por 130 jurados e na final, por 85. No total foram selecionados trabalhos de 28 brasileiros e a cadeira AL 13 ganhou na categoria Produto – 1.13 Móveis/ Decoração.
“Ter concorrido com tantos profissionais do mundo inteiro e sermos um dos 28 brasileiros chancelados entre mais de 10.700 concorrentes de vários países nos dá uma enorme satisfação“, confessa Thiago, um carioca low profile que nunca quis deixar a cidade para tentar viver em outro lugar. “Foi a primeira vez que concorremos e estamos felizes pelo reconhecimento“, acrescenta.
Formado pela PUC Rio em Design Industrial, ele iniciou sua carreira na área técnica da profissão até decidir fazer um mestrado na Umeå Institute of Design na Suécia considerada uma das melhores do mundo e que tem mais prêmios acumulados em sua área.
Com o amigo Thomas Mach, um designer dinamarquês, criou a cadeira T+T39 em 2010, que continua a ser fabricada mesmo depois de Mach ter seguido caminho independente em seu país.
“Já vendemos mais de duas mil peças desse modelo. É o carro chefe da nossa marca e pode ser feita em madeira tauari ou freijó. Depois que foi especificada para o Mercado Livre começou a chamar a atenção. Concordamos que deveríamos entrar nesse mercado corporativo“, diz ele que fez estágio na Holanda e na Alemanha e ganhou um prêmio do IDEA AWARDS com sua tese focada no usuário, o projeto de uma incubadora neonatal.
A cadeira vencedora é feita em compensado curvado e alumínio, construída a partir de técnicas de marcenaria tradicional e produção seriada. Os pés são de madeira maciça, sendo o assento e o encosto em compensado folheado e lâmina natural de madeira.
“Ela faz parte de uma coleção que tem o mesmo nome e é uma referência ao símbolo do alumínio (AL) na tabela periódica e ao seu peso atômico (13). Segue a linguagem estética limpa da Jabuticasa, sem parafusos ou encaixes aparentes“.
Entre os produtos que levam a marca Jabuticasa estão mesas, aparadores, bancos, cadeiras e banquetas sempre trabalhadas em madeira e com uma cartela de cores reduzida. Para experimentar novos materiais Thiago e Thelvyo resolveram incluir o metal em seu trabalho, nascendo daí a coleção AL 13 cuja primeira peça foi uma escrivaninha.
A cadeira t+t39 já esteve no Café Casa Cor no Edifício Acqwa em 2017 e as novas AL 13 estão no novo restaurante Bazzar, podendo ser encomendadas pelo site por arquitetos, decoradores e clientes.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest ! Repleto de imagens para te inspirar.
Tag: Jabuticasa