Vazio na arquitetura foi o tema escolhida da arquiteta Lucilla Mesquita, nossa colunista convidada de hoje.
A arquitetura é a arte de projetar vazios. Já parou para pensar nesse ponto de vista?
A arte de projetar está no equilíbrio entre o cheio e o vazio, na forma e na função, na surpresa e na compreensão do espaço pelo usuário.
Um dos métodos de criação do conceito e partido de um projeto é priorizar a definição dos eixos de circulação. Os eixos criam formas que podem ser ou não preenchidas, ou seja, os cheios e vazios são definidos aí.
O Vazio não é a ausência de arquitetura, ele é sim projetado.
Os arquitetos nem sempre precisam mudar tudo, quebrar tudo, colocar tudo no chão! O projeto é um desenho delicado que deve atender as necessidades dos clientes, com perfeita investigação do espaço, para que tenhamos um resultado compatível com o esperado.
Durante a criação dos projetos, temos a autonomia de achar todos os caminhos possíveis e impossíveis para resolver os espaços.
A arquitetura, na maioria das vezes, tem a conotação de preencher, construir, mobiliar, decorar. Vale a reflexão do que é essencial para o cliente.
O Vazio, nesse artigo, representa:
– Circulações confortáveis
– TRANSIÇÃO entre espaços
– Qualidade do layout – avaliar a quantidade de móveis soltos propostos, se realmente você precisa de uma mesa de 8 lugares na sua sala de jantar, por exemplo. Será que 6 lugares não atendem bem? Qual é a frequência de eventos realizados para que você prejudique a circulação do dia a dia, pelo motivo de fazer 2 festas por ano?
– Casas cheias de móveis, circulações apertadas
Por fim, o vazio é um potencial elemento, que cria expectativas e onde tudo é possível!
Para esse tema, escolhi algumas fotos de projetos que ilustram bem o assunto. Dá só uma olhada:
Esse é o Pavilhão Alemão, localizado em Barcelona, na Espanha. O edifício, assinado pelo arquiteto Ludwig Mies Van Der Rohe, possui muitas áreas “vazias” que fazem parte da harmonia de um dos maiores ícones da arquitetura mundial.
Com pé direito alto, essa residência projetada pelo escritório Jacobsen Arquitetura possui diferentes texturas que juntas formam esse confortável espaço, marcado pela boa ventilação e iluminação. As áreas vazias e abertas foram fundamentais para a conquista dessa sensação de integração com o exterior.
Integrada e bem delimitada, essa casa assinada pelos profissionais do Studio AG também traz essa integração com a área externa. Dessa maneira, os elementos utilizados pelos profissionais proporcionam uma maior conexão com a natureza, tendo no “vazio” de alguns locais, a harmonia necessária para a concepção do espaço.
Essa é uma residência localizada na Cidade do México, assinada pelo escritório PPAA Pérez Palacios Arquitectos Associados. Valorizando o simples, os profissionais criaram ambientes fluidos, priorizando a iluminação e a ventilação natural. Dessa maneira, as áreas “vazias” foram fundamentais para esse processo.
Para finalizar, trago esse ambiente, pertencente a um projeto do WAATAA_we are all together around architecture, cujo vazio tem um papel fundamental, já que é por meio dele que o edifício se conecta ao exterior.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.