A demanda por um projeto que conciliasse elegância com descontração, amplas integrações com aconchego e que tivesse beleza nos detalhes por todos os ângulos, foi o suficiente para que escritório de arquitetura Luiza Bottino + Valeska Ulm Arquitetura e Interiores, mergulhasse de cabeça em pesquisas sobre as novas formas de trabalhar.
“A despeito de não ser mais novidade a tendência de transformar os escritórios em ambientes mais acolhedores, o fato do processo criativo e a obra terem se dado em plena pandemia, nos exigiu um olhar mais apurado sobre esse aspecto“, conta Luiza.
“Nos questionávamos como a equipe, já adaptada a trabalhar em Home Office, chegaria nesse novo espaço após a flexibilização da quarentena. Certamente, a expectativa seria a de encontrar um ambiente confortável, seguro e que fosse quase que a extensão da casa“, acrescenta Valeska
“De certa forma, era preciso romper padrões e encarar o desafio de projetar o espaço corporativo de maneira menos rígida.
Foi aí que decidimos incorporar o conceito da Biofilia, trazendo características do mundo natural para o espaço construído, e optamos por usar a arte como forma de impulsionar a criatividade da equipe.
Quando nos demos conta, o artesanato brasileiro seria a escolha perfeita para expressar esses dois conceitos“, Luiza complementa.
As esculturas em madeira da Umburana, a poltrona colorida do artesão Jasson, o tucano da ceramista Denise Braune e a luminária do Humano, demonstram essa grande diversidade de materiais dando personalidade ao escritório.
Vasos de barro e rattan, vegetação própria para área interna, sementes, tapete de sisal e um confortável sofá, compõem o espaço de descompressão, trazendo elementos naturais, um pouco da natureza e seu bem estar para o ambiente.
A madeira natural, com seus veios e texturas, também foi a escolha acertada para trazer mais aconchego. A versátil estante em freijó, que ocupa toda extensão da sala de reunião, além de expor livros e objetos nos nichos abertos e guardar todo o material de fotografia nas partes fechadas, ainda comporta uma mini copa.
As divisórias em ferro e vidro canelado, mesmo quando fechadas, permitem a entrada de luz natural e a integração visual entre os ambientes.
Cadeiras ergométricas, obras de arte e um grande “laboratório verde” em cima da prateleira, promovem o bem estar e inspiram criatividade na sala de trabalho.
Produção: João Panaggio
Fotografia: Wallace Nogueira
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco