Estados Unidos, China, Itália, México e Espanha: apenas alguns dos países onde compradores de pedras naturais, desde empresas distribuidoras até homeowners, consomem uma grande parcela das rochas ornamentais extraídas e processadas no Brasil.
Essas pedras, que se diferem de outros ‘commodities’ da construção e arquitetura por sua formação geológica (que confere resistência espetacular e beleza única aos materiais), chegam a gerar um faturamento maior que US$ 1 bilhão em exportação.
Apesar dos números expressivos de exportação, cerca de ⅔ da produção fica em solo brasileiro, sendo destinada a todos os tipos de uso: desde os projetos mais simples e residenciais até grandes obras, como aeroportos, shoppings e edifícios comerciais diversos.
Porém, ao comparar o uso dos materiais a nível internacional e no mercado local, não é difícil perceber a diferença: no exterior, a pedra natural brasileira é mais valorizada do que localmente.
Buscando incentivar o diálogo entre o setor de rochas e os especificadores e, consequentemente, aumentar a demanda pelas rochas ornamentais brasileiras localmente, o ‘Stone Summit’, plataforma de impulsionamento e geração de conteúdo para o setor de rochas criada em julho deste ano, realiza seu quinto episódio nesta semana. Com o título ‘A força da pedra natural na arquitetura: Exclusividade, valorização e sustentabilidade nos projetos’, a transmissão ao vivo do evento acontecerá na quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 16h, com a participação de arquitetos e indústrias do setor.
Para a conversa, foram convidados profissionais de renome como a arquiteta Vivian Coser, CEO, Arquiteta e Urbanista e Diretora Criativa da Vivian Coser Arquitetos Associados – que fará a mediação do evento; a diretora do Studio MK27, Suzana Glogowski, a Head de Criação da IT’S Informov, Thaís Rosa, Ana Paula Barféty, Arquiteta da Pettrus Mineração. Participarão também do evento Renata Malenza, Diretora de Marketing da Brasigran; e Ricardo Estuqui, CEO da Nobile Marmo.
A participação no evento é gratuita e as inscrições já estão disponíveis através do site www.stonesummit.com.br
Pela valorização do produto nacional
Nos últimos anos, com o surgimento de novas tecnologias para corte e processamento, além do engajamento e modernização das empresas em relação ao manejo sustentável dos materiais, as vantagens no uso das rochas ornamentais têm ficado mais em evidência para os profissionais da arquitetura.
Para a arquiteta Vivian Coser, uma das embaixadoras desses materiais no Brasil, trabalhar com rochas ornamentais é uma experiência única.
À frente do escritório Vivian Coser Arquitetos Associados, a profissional é referência no uso de pedras naturais na arquitetura.
“Temos muita paixão por esse mercado e não vemos limites para nossas criações. É, com certeza, a matéria prima que mais amamos trabalhar”, afirma.
Uma das sedes do escritório de Vivian está em Vitória/ES, capital do maior estado produtor no Brasil. É também na capital capixaba que se realiza a Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitoria Stone Fair, evento que atrai visitantes do mundo inteiro para ver de perto o potencial das rochas brasileiras.
Flávia Milaneze é diretora da Milanez & Milaneze, empresa que realiza a feira e coordena a iniciativa ‘Stone Summit’. Ela conta que o evento pretende agregar valor e conhecimento à relação setor de rochas x especificadores, apontando caminhos e possibilidades para buscar, mais uma vez, a valorização da pedra natural brasileira.
“O Stone Summit nasceu com o objetivo de promover e valorizar o uso das rochas naturais brasileiras e é isso que temos feito desde o primeiro episódio, abordando temas e desafios relevantes para o setor. Nesse contexto, não poderíamos fechar a primeira temporada do projeto sem tratar da relação entre o setor e os especificadores, profissionais capazes de agregar valor e difundir, ainda mais, o uso das pedras naturais brasileiras. Essa conversa e aproximação é muito importante”, aponta.
Vice-presidente do Centrorochas, entidade representativa das indústrias de rochas ornamentais no Brasil, Fábio Cruz também reforça a importância da aproximação com os arquitetos.
“É um tema de extrema importância para o setor, pois sabemos o quanto precisamos avançar em relacionamento e educação dos especificadores quantos aos nossos materiais. Mas já estamos buscando soluções, trabalhando para atender melhor a esses profissionais, criando projetos, conteúdo educativo e iniciativas como o Stone Summit, com o objetivo de diminuir essa distância entre o nosso universo e o da arquitetura”, pontua.
O Stone Summit é uma iniciativa da Milanez & Milaneze, realizadora da Vitoria Stone Fair e da Cachoeiro Stone Fair, juntamente com as entidades setoriais Sindirochas e Centrorochas e tem apoio do Simagran CE, SinRochas MG, Revista Rochas, Cetemag e Rochativa. O quinto episódio conta com apoio do CAU/ES e patrocínio do Sebrae-ES e da empresa italiana Pedrini S.p.A.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
tag: pedra natural