Colunista convidada Nayara Macedo
As cores desempenham um papel extremamente importante na decoração, pois ajudam a condicionar um espaço de uma determinada forma, maximizando assim uma ou várias sensações. Considerando a relevância da primeira impressão, são elementos de poder e força na decoração.
O poder das cores é tema de inúmeros estudos, conceitos e teorias aplicáveis que prometiam o domínio sobre as cores e sobre aquilo que se desejava transparecer.Entre elas, está a famosa obra “A teoria das cores”, escrita por Johann W. Von Goethe.
O nome “Teoria das Cores” pode remeter à certa complexidade, como fórmulas de física relacionadas à existência das colorações, mas o conteúdo de hoje não é sobre isso.
O objetivo é dar algumas dicas sobre como funcionam as cores e como usá-las da melhor maneira, aplicadas à decoração.
Antes de começar, lembra das aulas de educação artística na escola, sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, e como estas divisões resultam na Roda das Cores?
A Roda das Cores é uma ferramenta muito importante que tem como função principal fornecer uma representação visual das cores que combinam entre si e são a chave para compor uma decoração única e repleta de estilo.
- Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo. Não são resultante da mistura de nenhuma das cores.
- Cores secundárias: Laranja, roxo e verde. São resultante da mistura de duas das cores primárias.
- Cores terciárias: Os seis tons são resultantes da mistura das cores primárias com as secundárias.
Como usar o círculo cromático para combinar cores?
Para entender como são feitas as combinações e esquema de cores ideais, é preciso entender as relações entre as cores do circulo. As principais coordenações são divididas em complementares, análogas, triádicas, decompostas e monocromáticas.
A verdade é que, ainda que você use o esquema de cores com a ajuda de alguns truques, é preciso ter ousadia para fazer certos experimentos e assim alcançar um estilo único. Portanto, não se prenda a nenhuma receita de bolo.
Pensar “fora caixa” pode criar surpresas incríveis. Use sua criatividade e o seu senso crítico. Afinal, a magia do uso da cor e da criatividade não tem limites.
Confira abaixo um exemplo de decoração ousada, que utiliza quatro cores, com resultado final surpreendente.
Esquema de Decoração Monocromática
Como o próprio nome indica, uma decoração monocromática consiste em escolher apenas uma cor e aplicar diferentes tonalidades no décor, variando sua saturação e luminosidade.
Para obter uma composição interessante, abuse do mix de diferentes texturas na decoração. Feito da maneira errada, o monocromático pode ser monótono, deixando o ambiente chato, sem variedade ou interesse visual, já que há pouco contraste.
Esquema de Decoração Análoga
As cores análogas são as três cores em sequência de uma roda de cores. O segredo para empregá-las bem é a proporção.
Neste estilo de decor, usamos uma cor primária e suas duas colorações vizinhas na Roda das Cores. O ideal é escolher o tom mais claro como dominante, enquanto os outros funcionam como coadjuvantes.
Para evitar que o ambiente fique carregado, aposte em pequenos itens decorativos neutros. Assim, você encontra um equilíbrio perfeito.
Esquema de Decoração com Cores Complementares
São as cores que se encontram em direções opostas na roda de cores. Se a intenção é causar impacto, essa é a combinação indicada!
Nesta decoração, aplicam-se duas cores que estão em posições opostas na Roda de Cores, ou seja, uma cor fria e outra quente. Por isso, é uma das harmonizações mais arriscadas de se fazer, já que o contraste é marcante.
Melhor utilizá-las em pequenas doses e quando você quiser chamar a atenção para um elemento particular do design de seu interior.
Se você gosta da ideia de cores complementares, lembre-se de utilizá-las com muitas cores neutras, pois é importante que o seu olho tenha espaço para descansar.
Esquema de Decoração Tríade
Para combinar as cores tríades de forma correta, é necessário escolher três colorações opostas e estas devem formar um triângulo na Roda das Cores.
Como este esquema de cores costuma ter bastante contraste, é muito comum vê-lo em quartos infantis. Além das cores tríades, invista em detalhes cinza ou bege!
Eles não só completam a decoração como também ajudam a criar um espaço harmonioso
Esquema de cores complementares decompostas
Se você gosta da ideia de um esquema de cores complementares, mas a alternativa parece um pouco ousada demais, as cores complementares decompostas podem ser uma escolha mais segura.
Elas funcionam melhor quando você usa a sua cor de base como cor dominante. No entanto, ao invés de escolher um tom saturado, tente se concentrar em uma cor mais delicada, combinada com os dois tons que estão no lado oposto ela.
Assim, você terá uma sensação de mais equilíbrio no ambiente, sem abrir mão do impacto visual de cores ousadas e sem depender dos neutros para acalmar o espaço.
Agora que você conhece a combinações de cores básicas de acordo com a Teoria das Cores, que tal observar os contrastes presentes no seu dia a dia?
Na hora de decorar, cada detalhe faz diferença, inclusive as cores escolhidas. Então, quando for renovar seu ambiente, lembre-se da colorimetria.
Não tem erro!
Arquiteta carioca que hoje reside em Miami e colunista convidada da Conexão Décor
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
1 comments