Essa quarta dedico a coluna à Marise Kessel, uma arquiteta querida até por seus pares.
Seus projetos são sóbrios e elegantes e a marcenaria, sempre maravilhosa.
Não por acaso ela teve, por vários anos, a loja Quarto Composto, especializada em camas e complementos para o quarto.
Neste projeto, em um apartamento no Leblon, para uma mulher solteira – e seu pet – ela reformou o imóvel de 90m2 e três quartos buscando adaptá-lo às necessidades da moradora.
“Ela queria conforto e privacidade, abrindo mão de um dos quartos para dar mais amplitude aos ambientes”, conta Marise.
Um toque aqui, outro ali e a transformação deu novo conceito ao local.
Como o apartamento é um pouco devassado, a solução foi fazer um paisagismo na pequena sacada que circunda sala e quarto que, além de bonito – criado por Anna Luiza Rothier – desse privacidade ao imóvel especialmente ao quarto da moradora.
“Na verdade a sacada ia até o quarto, mas tinha uma janela, que nós abrimos e botamos uma porta em seu lugar“, conta Marise.
O quarto ficou mais amplo e ganhou um closet além de uma pequena parede de tijolinhos pintados de branco com iluminação indireta que fica ao lado do painel da cabeceira. Já o terceiro quarto se transformou em escritório, podendo ser revertido para quarto de hóspedes.
A porta de serviço foi eliminada e um pedacinho da cozinha foi acrescentado à área social que ganhou, além de mais espaço para a sala de jantar, um painel de madeira que abriga um louceiro, disfarça a entrada para a cozinha e tem um nicho junto à mesa de refeições com iluminação embutida.
A cozinha manteve sua área original, bem pequena, mas a solução de marcenaria da arquiteta acomodou todos os equipamentos necessários: cooktop, forno, geladeira, microondas e, até uma máquina de lavar louça, além de uma confortável área de armazenamento.
Os armários são da mesma madeira do painel do jantar. O charme extra vem do revestimento usado na parede, com um desenho de folhas.
“Usamos piso de porcelanato na área social mas nos quartos optamos pelo vinílico com padronagem de madeira para dar mais aconchego ao ambiente. Mantive o banheiro social que é usado apenas como lavabo e por isso pudemos usar um papel de parede, sem perigo de estragar.” acrescenta a arquiteta.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.