Saiba como o Design Paramétrico revoluciona o mercado da arquitetura,
por Fabiano Ravaglia
Se você já viu a Sagrada Familia, genialidade de Antoni Gaudí localizada em Barcelona, deve ter se perguntado como foi possível naquela época formas e estruturas tão complexas.
No passado só mesmo o grande mestre Gaudí, porém atualmente os arquitetos, designers e engenheiros contam com a computação avançada para desenvolver formas complexas, como por exemplo os projetos desenvolvidos pelos escritórios: Zaha Hadid Architects, Frank Gehry (que inclusive desenvolveu o seu próprio software para desenvolver seus projetos), BIG, Santiago Calatrava, J. Mayer H. Architects, dentre outros.
Para o desenvolvimento de projetos paramétricos é possivel contar com uma grande variedade de padrões geométricos similares para testes em tempo recorde, sendo a prototipagem através de impressão 3d de modelos teste essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da geometria.
Alguns plugins paramétricos (para uma ferramenta de modelagem 3D chamada Rhinoceros) usados ativamente hoje incluem: Grasshopper 3D, Ladybug, Honeybee, Geco, Kangaroo Physics, Karamba, BullAnt, Hummingbird, Heliotrope-Solar, Mantis entre muitos outros.
Um exemplo de como o parametrismo funciona pode ser conferido abaixo em que uma sequência de parâmetros geram a forma, alterando drasticamente a modo padrão de se projetar, uma vez que não se desenha em linhas e sim uma sequência de códigos matemáticos geradores de forma, os “parâmetros”.
O mais recente projeto divulgado que utiliza o design paramétrico é o Pavilhão Canadá para a EXPO 2020 Dubai, do escritório canadense PARTISANS, em formato de nuvem pixelada baseada em dados de Inteligência Artificial.
O projeto, descrito como um “convite arquitetônico para conhecer a identidade canadense”, utiliza dados coletados sobre a diversidade da cultura local para gerar as dimensões dos pixels, que ao longo da história do país se tornou ainda mais diversificado, o que proporciona uma maior quantidade e variedade de pixels desde a base até a altura total da “nuvem”, que a torna interativa ao abrigar galerias de exposições e espaços semi-públicos sombreados.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.