Colunista convidada Nayara Macedo

Revisitando o Granilite, voltando um pouquinho no tempo.

Você já deve ter visto por aí um piso de material cimentício cravejado de grânulos, não é mesmo? Esse material é conhecido como Granilite, justamente por causa dos grânulos.

O revestimento, que ganhou notoriedade na década de 40, vem assumindo nova roupagem, sobretudo quando seu toque vintage é somado à uma decoração mais moderna.

E como o universo decorativo vive resgatando tendências para renovar os ambientes com muito estilo, o granilite ressurge em versões para todos os cômodos da casa.

O Granilite é um material produzido a partir da composição da massa de cimento combinada com grânulos de várias pedras naturais, como quartzo, mármore, calcário ou similares. Como ele apresenta uma grande quantidade de minérios, torna-se muito resistente e ideal para vários tipos de ambientes.

A técnica, produzida a partir de um processo totalmente artesanal, foi amplamente aplicada nos edifícios modernos espalhados por todo o mundo e tem como principais vantagens durabilidade, resistência à água e abrasão e fácil manutenção.

É comumente aplicado em pisos de casas, sobretudo em áreas molhadas como cozinhas, banheiros e varandas, além de halls de prédios residenciais e comerciais.

Por conta da variedade de pedras que podem ser utilizadas na composição do granilite, existem diferentes tonalidades do material. Outro fator que pode mudar muito o aspecto do revesimento é o tamanho dos grânulos.

Revisitando o Granilite, varias peças coloridas.

Enquanto uns são maiores e mais chamativos, outros possuem pedras pequenas na composição, fazendo com que a mistura seja mais sutil. Isso garante a versatilidade do material e sua ampla aplicação em diferentes linguagens arquitetônicas e estilos de decoração.

Estamos, portanto, falando de um material muito interessante para você utilizar em seu projeto, com possibilidade de aplicação em diversos ambientes e estilos, criando atmosferas distintas para cada situação.

Atualmente, o granilite apresenta-se como uma forte tendência da arquitetura contemporânea, acelerada pelo fato de estarmos resgatando o convívio com elementos naturais, visualmente simples e que imitam pedra e concreto, principalmente no segmento de acabamentos. É impressionante como muitas fábricas de revestimento de piso e parede tem feito releituras do granilite unindo requinte e uniformidade, sem o aspecto rústico da origem do material.

A tendência é tão forte que diversas marcas de décor têm apresentado produtos para casa e decoração fabricados não só a partir da técnica original mas também fazendo referências à ela. E assim o granilite também passou a estampar sofás, tapete, papel de parede, almofadas, toalhas de mesa e até roupa de cama.

Confira abaixo algumas formas de usá-lo para decorar sua casa e inspire-se!

Porcelanato Granilite

O piso em porcelanato granilite é uma ótima maneira de ter um ambiente moderno e diferenciado. Porém, tenha cuidado ao escolher a cor do seu porcelanato para que ele se harmonize com o estilo de decoração.

Minha dica é evitar os modelos que são muito coloridos e diferentes em grande áreas, pois você corre o risco de enjoar muito rápido do material. A melhor opção para você  é o granilite branco, que é neutro e fácil de combinar com diferentes estilos de decoração.

Quarto com madeira revestindo a parede da cama , piso porcelanato Granilite no quarto e do banheiro

Studio assinado por Monique Pampolha e Hannah Cabral na CasaCor Rio

Porcelanato da coleção TESOURO PERDIDO, cor branco da Ceusa para a Amoedo Design. no piso, embaixo de uma mesa de madeira e cadeiras amarelas

Porcelanato da coleção TESOURO PERDIDO, cor branco da Ceusa para a Amoedo Design.

 

Revestimento Granilite

Você pode usar o material como revestimento da cozinha ou do banheiro de um maneira super moderna e contemporânea e ter como resultado um ambiente divertido e diferenciado. Pense na cor que será o ambiente e aposte no granilite colorido, de preferência em harmonia com as demais cores e detalhes do ambiente. Você também pode aproveitar o revestimento para decorar a cozinha branca e dar um “up” no ambiente com peças coloridas e lindas para serem o grande destaque.

Piso e parede revestido de porcelano com fundo branco e stampa maxi granilite . Armarios brancos e bancos altos em amarelo

Imagem Via Web

 escada, parede lateral e piso revestido de porcelanto fundo claro imitando Granilitecom estampa maxi granilite

Imagem  Via Web

Bancada de Granilite

Que tal inovar fazendo uma bancada de granilite na sua cozinha? O efeito no ambiente é incrível. Você pode usar o material como grande destaque do ambiente. Basta escolher as cores que mais agradam você, em sintonia com os móveis do espaço.

Cozinha com backsplash em granilite com fundo preto e granulos grandes

Cozinha com backsplash em granilite. / Imagem Via Web

Papel de parede Granilite

Um recurso inteligente para aderir a essa tendência sem precisar recorrer a obras. A durabilidade depende do cuidado e, se enjoar, é só trocar. Mas eu só aconselharia com um sentido mais decorativo.

Evite colocá-lo em áreas molhadas ou úmidas. Assim como a pedra, existe uma grande variedade de papel de parede com a estampa” Granilite”, com cores e tamanhos que podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência e o estilo da decoração do seu ambiente.

Brinquedoteca assinada pelo Studio Livia Amendola com papel de parede estampa Granilite. / Foto: Raiane Medina. Bnacada com um circulo laranja em madeira

Brinquedoteca assinada pelo Studio Livia Amendola com papel de parede estampa Granilite. / Foto: Raiane Medina

 papel de parede com estampa granilite.

Imagem via WEB

Quarto de casal com meia parede atras da cama com papel de parede estampa granilite

Projeto Roberta Desvisate / Foto: MCA Estudio

Objetos feitos de Granilite

Como falado anteriormente, diversas marcas do segmento de produtos para casa e decoração utilizam-se da técnica ou fazem referências ao material nas mais variadas formas e apresentações. Mais que pisos e paredes, a textura virou estampa que ganhou o lar em vasos de plantas, roupa de cama e demais objetos de decoração. A lista é extensa e cada vez mais objetos com aparência que “simulam” textura do piso ganham destaque em e-commerces e lojas de décor.

Tapete com fundo preto e estampa granilite

Tapete Avanti com estampa customizada pela designer de interiores Marcella Bacellar. / Foto: MCA Estudio

lençol de cama com fundo clara e estampa garnilite

Via Westwing

Tapete fundo bege com estampa granilite

Tapete Now.Westwing

 

 

 

sofá com fundo claro e estampa Granilite

Sofá Granilite da Muma

 

Nayara Macedo

Arquiteta carioca que hoje reside em Miami e colunista convidada da Conexão Décor

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

tag: Revisitando o Granilite

 

comentários