Em 1970, o filme “Five Easy Pieces”, que consagrou o ator americano Jack Nicholson, ganhou entre nós o título “Cada Um Vive Como Quer”.

Sempre estranhei e nunca me esqueci desta livre tradução brasileira (em Portugal foi exibido como “Destinos Opostos”). E relembro dela nestes dias, meses e quase um ano, tão diversos dos demais, que estamos passando de forma trágica e coletiva.

Hoje, em tempos de grandes mudanças impostas – e também nas voluntárias -, cada um vive e/ou escolhe viver como quer, assim como o personagem de Nicholson, que abandona a carreira de pianista famoso para ser operário numa empresa de petróleo. Mas que é obrigado a voltar atrás no momento em que precisa cuidar de seu pai velho e doente.

Romper com o passado e tentar viver do jeito que se gosta, ou que em algum momento se quer, tem seu preço – alto!

Porque os percalços naturalmente acontecem. E o eventual e às vezes necessário retrocesso pode ser ainda mais difícil.

Veja bem: situações de mudança de comportamento, e um eventual vaivém, constante ou não, podem ser uma questão sucedida por uma decisão individual, mas normalmente passam por questões familiares e também sociais relevantes.

O que isso tem a ver com o décor?

Na minha reflexão, também nele as decisões devem ser particulares, pois cada um vive como quiser.

Seja você um colecionador, um acumulador, ou mesmo um produtor ou um decorador, o que deve preponderar é o seu desejo pessoal, mesmo que ele transpareça um gosto coletivo.

Busque o seu conforto e bem-estar, seus mais profundos desejos e sua estética preferida.

Seja você, mesmo que precise de orientação profissional para isso, o que é recomendável, minimamente pelo diálogo enriquecedor.

E pense que a qualquer hora tudo pode mudar. Pois alguma circunstância interna ou externa poderá exigir esta transformação.

Pense nisso…

Sergio Zobaran

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

 

tag: vive como quer

comentários