Erika Mello e Renato Andrade, sócios do escritório Andrade & Mello Arquitetura, dão dicas de como utilizar a Boiserie na decoração e deixar o espaço sofisticado.

Pode ser que o nome seja desconhecido, mas muito provavelmente você já foi em diversos lugares com a aplicação da Boiserie na decoração.

A palavra, de origem francesa, pronuncia-se boaserrí e surgiu por influência de um movimento artístico que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII, onde o elemento era muito comum em paredes da nobreza.

Atualmente, a técnica, passou por diversas modificações e é utilizada em diferentes propostas decorativas.

A Boiserie é um método que pode ser utilizado tanto em projetos clássicos ou contemporâneos, variando de acordo com a personalidade do cliente.

Tudo depende do estilo, cores e até mesmo da decoração para que o ambiente não fique carregado”, indica a arquiteta Erika Mello.

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura separaram algumas dicas para quem quiser aplicar o item do décor em sua casa. Confira a seguir:

Material

Anteriormente executada em madeira, hoje em dia as Boiseries podem ser encontradas também em gesso, cimento, cimento queimado, poliuretano ou até mesmo isopor, deixando o custo do item bastante em conta!

Referente ao melhor deles, isso varia de acordo com o projeto e do que o cliente deseja.

O gesso é bacana para projetos mais contemporâneos, a madeira para os clássicos e o poliuretano e o isopor são os mais fáceis para a instalação”, conta o arquiteto Renato Andrade.

Boiserie: 5 dicas de arquitetos para usar esse elemento no décor, Quarto de casal com a parede atras da cama pintada de azul e com boiserie ( molduras finas) na mesma cor aplicada.

Neste projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura, o Boiserie azul na parede da cabeceira trouxe vivacidade e elegância ao dormitório com itens de cores mais neutras | Foto: Luis Gomes

Cores

Foi-se o tempo em que as Boiseries eram utilizadas apenas ambientes clássicos. Hoje, cores vivas, brilhantes e intensas são as mais empregadas com o elemento do décor, mas com muito cuidado para não pecar no excesso.

Segundo a arquiteta Erika Mello, a tinta acrílica é a mais indicada para a pintura de Boiseries, principalmente de materiais como gesso e isopor.

Assim elas ficam mais resistentes e duram mais, sem risco de desbotamento”, conta.

Para deixá-las mais modernas, a dica é usar cores intensas e fortes como azul, verde e o amarelo. No entanto, se a intenção for manter um ambiente no estilo clássico, o uso de cores claras e neutras é o mais indicado.

Quarto de casal com as paredes na cor verde, cabeceira em madeira em cima boiserie aplicada na parede na mesam cor verde,

Neste dormitório assinado pelos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade do escritório Andrade & Mello Arquitetura, o ambiente ficou ainda mais charmoso com a técnica Boiserie | Foto: Luis Gomes

 

Boiserie: 5 dicas de arquitetos para usar esse elemento no décor. Quarto be colorido. Atras da cabeceira rosa da cama, parede pintada de azul bem clarinho e boiserie aplicadas na mesma cor.

Via The House that color built

 

Ambiente

Afinal, existe o melhor ambiente para utilizar as Boiseries? A resposta é não!

Elas podem ser utilizadas em quaisquer cômodos da residência: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro! Só é necessário definir as cores e o estilo de acordo com a decoração de cada área.

Quarto de criança decorado em preto e branco. Com boiseries pretas aplicadas na parede branca e dentro papel de parede tb preto e branco

Via Decor for Kids

Estilo

É fundamental prensar no equilíbrio dos demais itens do projeto para que o resultado não seja um ambiente sobrecarregado, haja vista as Boiseries são de destaque!

Pesquise as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais define a sua personalidade.

Linhas gerais, arabescos, bordas detalhadas e bordas arredondadas são as mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado. Linhas retas remetem mais ao estilo moderno”, indica Renato Andrade.

 

Decoração

Como combinar os itens do ambiente com as Boiseries?

Para a arquiteta Erika Mello, quadros e pôsteres combinam bastante com a aplicação do efeito na parede.

Uma dica interessante e que sempre destacamos em nossos projetos com Boiseries também é na iluminação. Luminárias e pendentes também trazem um charme inebriante”, finaliza.

Boiserie: 5 dicas de arquitetos para usar esse elemento no décor. Quarto de casal com a parede azul atras da cama e boiserie na mesma cor

Os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade apostaram em um quadro na parede em uma iluminação diferenciada neste dormitório | Fotos: Luis Gomes

 

Mais fotos para você se inspirar depois dessas dicas :

 

Sala com cores claras, boiseria aplicada na parede pintada em duas cores de tons de bege

Projeto Fabiano Ravaglia

 

Sala com sofá verde, boiserie na parede atras e um cachorro em frente ao sofá.

Projeto Malbu Arquitetura

 

Sala decorada em estilo vintage, com pé direito alto e as paredes com aplicações de boiserie

Projeto Beatriz Quinelato Arquitetura

 

Boiserie: 5 dicas de arquitetos para usar esse elemento no décor. Quarto de casal estilo romantico, cabeceira em palinha e na parede atras boiserie aplicada

projeto Roberta Devisate

 

Sala de jantar, com a parede cinza e boiserie aplicada, um quadro pendura no mesmo tamanho dos quadrodos .

Projeto João Panaggio

 

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

 

tag: Boiserie

comentários