Reforma completa no apartamento, de 98m2 em Ipanema, foi o pedido do médico aposentado, na faixa dos 70 anos, que mora sozinho, a arquiteta Kelly Figueiredo.

A arquiteta já havia feito o consultório e a primeira reforma desse antigo apartamento da família com o objetivo de alugá-lo. Após a devolução do imóvel pelo locatário, o proprietário resolveu visitá-lo para ver seu estado e acabou se encantando, a ponto de decidir morar nele.

A reforma completa incluía os seguintes pedidos do cliente: ele queria a cozinha aberta para a sala, apenas 1 quarto (no lugar dos 3 quartos originais), para dispor de uma a área social bem mais espaçosa, um home office integrado à sala, além de muitas plantas espalhadas pela casa.

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema. Sala com sofá em couro, prede revestida em madeira no cantinho para servir de escritorio.

Sofá em couro marrom: Lider  /Quadro acima do sofá: Burle Max, acervo do cliente /Tapete: Galeria Hathi

 

Quarto com parede branca ao fundo da cama, painel como cabeceira , na cor bem clarinha e uma mesa redonda como cabeceira

Luminária de mesa: Dimlux

 

Banheiro com aramrios em madeira, bancada braca e duas arandelas em metal ao lado do espelho

Arandelas Baila: da marca Conceptu, da Lumera Iluminação

 

Cozinha com revestimento metro na cor cinza, armarios brancos

Armários: Favo / Revestimento da parede: Color Mind Army, da Decortiles, da Tanto Revestimentos

Com tantas mudanças, a decoração foi praticamente toda nova, salvo as plantas (que o morador ama de paixão!), a estante em aço e madeira e o tapete azul da sala de TV, que foram trazidos da residência anterior, com o resultado de um décor despojado chic.

O que antes era um apartamento tradicional com 3 quartos e dependência de empregada, agora após a reforma, ficou com uma suíte do morador, banheiro social, escritório, sala de tv, sala de estar, sala de jantar, cozinha, hall, quarto e banheiro de empregada.

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema. Pilares e vigas pintados de cimento queimado, piso de taco de madeira

Sala de jantar com paredes em cimento queimado, piso em taco de madeira, e mesa redonda de cimento

Cadeiras: Donna, assinadas por Guilherme Wentz, da Novo Ambiente / Mesa de jantar: Kolon, da Novo Ambiente

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema. paredes em cimento queimado, esoelho de design na parede e puff em couro

Espelho de parede Blad: assinado por Ronald Sasson, da Novo Ambiente

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema. Sofá em azul claro, estante de madeira e ferro

Poltrona Reverse: Novo Ambiente / Pufe Back em couro e Sofá Hug: assinado por Solana Marianelli, da Lider

 

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema. Sala de jantar com mesa redonda em cimento, cadeiras de madeira e estante de madeira e ferro

Banquetas altas: Lenzi, assinadas por Zanini de Zanine, da Novo Ambiente / Estante: Velha Bahia

 

Após a demolição das paredes, a arquiteta se deparou com vigas e pilares estruturais e resolveu tirar partido deles, aplicando textura de cimento queimado, um dos pontos altos do projeto.

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema. Sala com sofá de couro marrom, piso em taco de madeira e pilares e vigas pintados de cimento queimado

Uma das  boas  sacadas da Kelly foi usar  o pilar enorme no meio da sala para dividir a sala de TV e de estar e colocou a TV no antigo corredor dos quartos. Como o guarda-roupa de um dos quartos demolidos era novo, a arquiteta resolveu aproveitar a metade dele como apoio ao escritório que foi criado na sala e a outra metade ganhou função de Louceiro.

 

Sala com sofá de couro marrom, em frente, mesinhas de madeira e puff de couro

Pufe de couro marrom: Velha Bahia /Mesa Saarinen em mármore Carrara: Lider / Cadeiras Tiras: assinado pela Lattoog, da Lider / Aeron Chair: da Herman Miller para a Novo Ambiente

O estilo industrial se faz notar  na decoração, porém de forma sutil, com especial destaque para os estofamentos em couro marrom envelhecido e alguns móveis ebanizados ou com estrutura de ferro preto, associados a outros elementos em diferentes tons de azul e cinza, resultando em uma atmosfera bastante acolhedora, despojada e chic. Já o piso original em taco foi mantido e restaurado.

Apartamento de 98m2 com décor despojado chic em Ipanema

 

Fotógrafo: DenilsonMachadoMCA, do MCA Estudio

Produção: Andrea Falchi

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

tag: Apartamento de 98m2

comentários