Colunista convidada Nayara Macedo

6 dicas  que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê

Se tem uma coisa que deixa as futuras mamães sonhando acordadas é a montagem do quarto do bebê ao mesmo tempo bonito e funcional.

 Hoje temos acesso à mil opções lindíssimas de berços, cômodas e armários, além de objetos de decoração encantadores. Mas, muito além da beleza dos ambientes, é preciso ficar de olho em alguns detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos.

Pode parecer brincadeira de criança, mas não é: entre escolher bem os móveis, otimizar espaços pequenos e ter tudo à mão para facilitar as tarefas diárias com o bebê, o processo leva tempo e dedicação.

Por isso, resolvi compartilhar aqui com vocês um pouco da minha experiência profissional neste nicho de mercado. Como já projetei dezenas de quartos de bebê ao longo da minha trajetória, desta vez resolvi ilustrar minhas dicas sobre o tema com meus próprios trabalhos.

Primeiramente, acredito na importância dos espaços voltados para o desenvolvimento das crianças e pensados sob a perspectiva delas. Gosto de despertar, através dos espaços que projeto, a curiosidade, a criatividade, o aconchego, a identificação e a autoconfiança nos pequenos.

Confesso que amo quartinhos diferenciados, com atmosfera lúdica e que fogem do lugar comum com soluções criativas, toques de cor e visual descolado.

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Brinquedos para interagir. Carneirinho de balanço.

Um quarto do bebê precisa ser, antes de tudo, funcional e deve ser projetado considerando o rápido crescimento da criança nos primeiros meses de vida.

Logo, o espaço precisa levar em conta a ótica infantil e ser elaborado para o uso e alcance da criança, facilitando sua locomoção no espaço e deixando a maioria dos objetos ao seu alcance. Dessa forma, ela poderá explorá-lo e, ao mesmo tempo, desenvolver seu lado criativo e motor.

Cama baixa, no estilo Montessoriano. Cama na cor rosa, com desenho de casinha.

Cama baixa sob a perspectiva da criança.

Dos móveis que compõem um quarto de bebê não podem faltar o berço (sem dúvida, o item mais importante!), o armário, a poltrona de amamentação e a cômoda.

Vale lembrar que, embora opcional, a cômoda pode ser um local a mais para guardar itens do enxoval e ainda serve como suporte para o trocador.

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Trocador com móvel zul embaixo para guardar itens do bebê. Um varão com dois porta fraldas e emcima dois nichos redondos enfeitando.

Trocador com projeto de marcenaria personalizado.

Um banquinho para apoiar os pés e espaços para armazenar brinquedos também são muito bem-vindos no projeto.

 

Abaixo seguem 6 dicas para ajudar você a tirar as ideias do papel e transformar o seu espaço no quarto dos sonhos do seu bebê:

1- Tire as medidas do quarto

Na hora de decidir pelos móveis, essa é questão fundamental. Afinal, de nada adianta comprar um móvel lindo se ele não vai caber no quarto.

Outro erro bastante comum na hora de planejar o quarto do bebê é não ter à mão as medidas do espaço. Não tem coisa pior do que ficar parada em frente ao móvel tentando imaginar se ele vai servir ou não no quarto.

Quarto Montessoriano. Duas camas baixas, com base na cor rosa e uma delas com desenho de casinha.

Quarto Montessoriano.

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Móvel multifuncional, trocador e comoda junto. Papel de parede rosa

Móvel multifuncional – Cômoda/trocador. Ambiente na Mostra Morar Mais.

 

2- Disposição / Layout

A primeira preocupação que deve existir ao planejar o quartinho do bebê é que a disposição dos móveis, que precisa ser funcional.

Berço, cômoda e trocador, poltrona de amamentação e cama de apoio têm de estar bem posicionados para que a rotina ali seja eficiente.

É sempre bom lembrar que o quarto precisa ter uma boa área de circulação para facilitar a entrada e saída dos pais. Além disso, a iluminação natural deve ser levada em conta, mas não de forma direta (embaixo de uma janela, por exemplo) e nem muito próxima das correntes de ar.

Um bom layout é essencial para a funcionalidade do espaço. Amo marcenaria planejada para o melhor aproveitamento do espaço.

Mas, neste caso, o ideal é buscar a ajuda de um profissional especializado no assunto, pois somente ele vai conseguir desenhar móveis inteligentes que se adequam ao seu espaço e às suas necessidades e que ainda possam acompanhar o desenvolvimento da criança.

Quarto infantil com macenaria sob medida. Cama que fica embutida embaixo da bancada, disfarça com colantes de bichinhos

Marcenaria sob medida com cama embutida.

 

Quarto de bebê com a cama embutida embaixo da bancada.

Marcenaria sob medida com cama embutida, nessa foto cama aberta.

 

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Móvel em medeira escura projetado sob medida, com gavetas, trocador e embaixo caixa para organizar brinquedos.

Móvel projetado em marcenaria para armazenar brinquedos.

 

Cantinho em para desenhar em um quarto de criança. Bancada baixa, dois banquinhos azuis, na parede duas caixas de acrilico cheias de lápis coloridos e ao lado uma letra L com luz

Cantinho para desenhar já previsto do quarto de bebe para quando a crianças crescer.

3- Iluminação

Uma iluminação bem feita pode transformar qualquer espaço. A iluminação direta é importante, pois ela é funcional e cobre todo o ambiente.

Geralmente, ela está localizada no centro do quarto. Esta iluminação fixa pode e deve receber o dimmer para controlar a intensidade da luz e torná-la mais versátil e confortável durante à noite ou até mesmo para os momentos de amamentação.

O cuidado maior fica com a definição da iluminação indireta, que também ajuda a valorizar a decoração. Luzes direcionadas para nichos, prateleiras, estantes e armários são sempre bem-vindas.

Um abajur ao lado da poltrona de amamentação também é uma boa alternativa. Com a facilidade de instalação das fitas de Led, podemos brincar com o ambiente, tanto do ponto de vista prático quanto cenográfico.

Sob a ótica da praticidade, vale a pena aproximar os eletricistas dos marceneiros para que façam a instalação da fita na parte superior interna dos armários, de modo que, ao abrir a porta, a luz acenda automaticamente, iluminando os objetos guardados.

Do ponto de vista cenográfico, podemos aplicar a fita sob nichos prateleiras e outros, variando de acordo com cada projeto.

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Painel em forma de nuvem ocupa meia parede e tem uma iluminação em fita de led.

Painel de parede em forma de nuvem iluminado com fita de Led.

 

Quarto de criança bem colorido, cama baixa na cor verde em forma de casinha e fio de luzes em volta. Parede de fundo azil e nichos verdes iluminados

Fio de luz em volta da cama e nichos iluminados.
Cama baixa em estilo Montessoriano. Ambiente na Mostra Morar Mais.

4- Tema

Definir qual será o tema norteia as cores, móveis e itens de decoração que farão parte do cômodo. É essencial que a decisão aconteça na fase de planejamento.

Particularmente, não gosto de temas muito fechados, gosto de temas mais amplos que abrangem vários elementos do universo infantil. Essa perspectiva ajuda a  reforçar a identidade da criança com o espaço.

Os pais podem brincar com temas e explorá-los de diversas maneiras, como nos revestimentos, estampas dos estofados, colchas e objetos de decoração.

Podem tanto lançar mão de elementos próprios do tema como mesclar, por exemplo, animais e vegetação, balões e nuvem, mapa mundi e aviões.

Assim, vários elementos podem coexistir no espaço de maneira harmônica, alegre, lúdica e inteligente.

Quarto de criança bem colorido, papel de parede en ton s de azul com o mapa mundi, trocador em madeira com gavetas verdes.

Parede temática com elementos do céu. Ambiente para a mostra Morar Mais.

 

Quarto de bebê com papel de parede com motivos do ceú, com estrelas e nuvens. Um nicho amarelo grande embutido na parede.

Parede temática com elementos do céu. Ambiente para a mostra Morar Mais.

 

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Dois berços ladoa lado em cima de um tatame. Papel de parede com carrinhos

Parede decorada com tema de cidade.

5- Cores

Na hora de pintar as paredes e combinar com a decoração, o quarto do bebê pode levar em conta diferentes fatores: sexo do bebê e preferências dos pais.

Normalmente, a dúvida fica entre investir em tons neutros e claros ou ainda em cores não muito comuns, mas que funcionam muito bem em quartos mais descolados. Quem conhece meu trabalho sabe que sou adepta dos quartos com essa pegada.

Gosto de utilizar papéis de parede ou adesivos com tema lúdico no quarto do bebê para estimular a criatividade e o desenvolvimento da criança.

Uma dica é reservar uma das paredes do cômodo para ousar na criatividade e harmonizar a composição com superfícies lisas e mais neutras.

Quarto de bebe com dois berços lado a lado em cima de um tatame, decoração com tons suaves e um rosinha

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê. Poltrona para amamenar e um puff na frete, ambos na cor rosa. Umm móvel branco ao lado com dois nichos embutidos para guardar brinquedos, ambos na cor rosa

6 -Invista numa poltrona que possa ser reaproveitada depois 

Se optar por aquela poltrona clássica de amamentar, assim que passar essa fase você irá se perguntar o que fazer com ela. E as chances de o móvel virar um trambolho é enorme, a não ser que você opte por colocá-lo à venda.

Uma dica é escolher uma poltrona que possa ser reaproveitada depois na sala ou no escritório.

Papel de parede do quarto de beb~e com balões e na frente uma oltroba bege com puff

6 dicas que você precisa levar em conta na hora de montar o quarto do bebê.

 

Se você gostou das dicas, compartilhe esse post com as gravidinhas que conhece.

Se tem alguma dúvida, deixe aqui embaixo no campo reservado para comentários.

Será um prazer responder!

Nayara Macedo

Arquiteta carioca que hoje reside em Miami e colunista convidada da Conexão Décor

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

comentários