Num piscar de olhos chegou outubro, o décimo mês.

Para mim um mês robusto, circunspecto, masculino.

Nem sei por que tenho essas sensações sobre o décimo mês do calendário Gregoriano, mas sempre me pareceu bastante sóbrio, apesar de ser o mês das crianças e de Nossa Senhora Aparecida.

No finzinho tem ainda o Halloween (Dia das Bruxas) agora mais divulgado entre nós, que acho até bem divertido talvez por ter passado parte da minha infância comemorando a data em Washington, onde vivi.

O “Tricks or treat” era ingênuo e todas as crianças podiam participar sem medo da corrida pelos doces. Já hoje em dia… os filmes de terror estão aí mesmo para atestar os perigos.

O décimo mês. Mês de Halloween. Abobora recortada com sorriso e luz dentro

Essas memórias afloraram sem ter nenhuma relação com o fato que as despertou: a morte do estilista japonês Kenzo Takada que fez furor desde que abriu sua primeira loja na Gallerie Vivienne em Paris nos anos 70, a Jungle Jap.

Mais tarde abriu uma loja na Place des Victoires, que levava seu nome, Kenzo Takada, grife comprada em 1993 pelo conglomerado LMVH. Em 1999 resolveu se aposentar e em 2005 lançou-se como designer de decoração tendo participado este ano da edição de janeiro da Maison&Objet.

Nem é preciso dizer que todas queríamos uma roupa da marca, sempre alegre, colorida e irreverente. E très chère, ça va sans dire.

Kenzo Takada entre as almofadas com tecido assinado por ele para a marca francesa Roche Bobois.

Kenzo Takada entre as almofadas com tecido assinado por ele para a marca francesa Roche Bobois.

 

Sofá modular colorido.Criação de Kenzo Takada para a marca francesa Roche Bobois, esse ano de 2020 na  Paris Deco Home e Maison & Objet, coleção única de tecidos e cerâmicas. Para "vestir" o sofá MAH JONG,, Takada se inspirou em quimonos antigos usados usados no Teatro Noh, reinterpretando seus padrões e cores para criar harmonias finas e sofisticadas simbolizando as 3 horas do dia: Asa (manhã), Hiru (meio-dia), Yoru (noite).

Criação de Kenzo Takada para a marca francesa Roche Bobois, esse ano de 2020 na  Paris Deco Home e Maison & Objet, coleção única de tecidos e cerâmicas. Para “vestir” o sofá MAH JONG, Takada se inspirou em quimonos antigos usados usados no Teatro Noh, reinterpretando seus padrões e cores para criar harmonias finas e sofisticadas simbolizando as 3 horas do dia: Asa (manhã), Hiru (meio-dia), Yoru (noite).

 

Composição sofá MAH JONG, criação das estampas por Kenzo Takada para a marca francesa Roche Bobois. esse ano de 2020 para a Maison Objet

Composição sofá MAH JONG, tecidos criação de  Kenzo Takada para a marca francesa Roche Bobois, lançamento na  Paris Deco Home e Maison & Objet esse ano de 2020

 

Kenzo Takada lançao sua linha casa, K 三 - Tempo da Delicadeza, apresentada na Paris Deco Home e Maison & Objet esse ano de 2020. Sofá rosa estampado forido

Kenzo Takada lançao sua linha casa, K 三 – Tempo da Delicadeza, apresentada na Paris Deco Home e Maison & Objet esse ano de 2020

Também se foi outro grande nome da moda, Kansai Yamamoto, conhecido por seu estilo extravagante e por ser o criador dos figurinos do cantor David Bowie.

Estilista Kansai Yamamoto

Kansai Yamamoto

 

David Bowie

David Bowie

Na nossa área partiu o inglês “Sir”Terrence Conran, fundador das lojas Habitat e das Conran Shops, empresário visionário que revolucionou o life style inglês.

Mais nostálgica, fiquei lembrando das lojas que todo jovem da época gostava, que se espalhavam pelos arrondissements parisienses. Nada que se comparasse com as Ikeas, Zara Home e Uniqlos que hoje povoam as esquinas por onde andaram escritores famosos, nobres, burgueses e o gentío.

Elas continham tesouros simples mas extremamente prazerosos como as mil cestinhas de palha da Compagnie Française de l’Orient e de la Chine (CFOC), os panos coloridos vindos da África e do Oriente Médio que lotavam os mercadinhos da Rive Gauche, a parafernália gastronômica da Culinarion ou os objetos “terrivelmente” charmosos da Au Bain Marie.

Louça da marca francesa Au Bain Marie, pratos estampados com flores e passáros

Louça Au Bain Marie

 

Mesa posta na loja francesa Au Bain Marie. Pratos com estampa de um alçe pintado e flores enfeitando a mesa

Mesa na loja Au Bain Marie

 

Travessa marrom com a alça da tampa em formado de bico de pato. terrine da Au Bain Marie

Minha terrine da Au  Bain Marie

 

Entrada da loja Loja da Compagnie Française de l"Orient e de la Chine no Boulevard Haussmann - Paris. Fachada na cor preta

Loja da Compagnie Française de l”Orient e de la Chine no Boulevard Haussmann – Paris.

Loja da Compagnie Française de l"Orient e de la Chine no Boulevard Raspail - Paris. Mesa em madeira posta com louça e vasos azuis.

Loja da Compagnie Française de l”Orient e de la Chine no Boulevard Raspail – Paris.

Hoje é quarta-feira e espero que vocês viagem comigo nessa volta ao passado, que encerro aqui sem lamento, mas parafraseando Neruda, confesso que vivi.

 

Suzete Aché

suzete.ache@conexaodecor.com

 

Você já conhece nossas redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

tag: o décimo mês

comentários