A Ana Carolina, mãe da Alice, de 5 anos, procurou a arquiteta Marina Romeiro para dar uma repaginada no quarto da filha, que desde o nascimento da menina, nada havia sido mudado ainda.

Como Alice, ainda filha única, tinha muitos brinquedos e pouco espaço, a criação de boas soluções de armazenamento foi um dos principais pedidos da mãe na elaboração do novo projeto.

Já a filha queria um quarto rosa, com toques de vermelho, e alguma relação com o universo do ballet e, se possível, borboletas.

 

Quarto de menina decorado na cor rosa pintado nas paredes e atras da cama papel de parede florido

Foto: Lilia Mendel

Com base nessas informações, a arquiteta elegeu o rosa como a cor principal do quarto, trabalhada em tom bem suave para não pesar visualmente no espaço e para remeter ao uniforme de ballet.

Já o vermelho pedido por Alice acabou sendo descartado para, no lugar dele, entrar o verde-água como a cor complementar ao rosa clarinho.

Esse tom de verde foi apontado, inclusive, como tendência para 2020, de acordo com o site WGSN. Particularmente, adoro lançar mão dele nos meus projetos por se uma cor reconfortante, que remete à natureza e traz uma sensação de aconchego”, conta a arquiteta Marina.

Quarto de menina decorado. Parede com tv instalada, embaixo armario baixo com prateleira me madeira e postas em rosa

Foto: Lilia Mendel

 

Com a paleta de cores definida, a arquiteta decidiu inserir no projeto uma textura diferente através da madeira Pinus.

Além de ser ecologicamente correta, de reflorestamento, o tom mais claro do Pinus ornou super bem com os tons de tinta, sem brigar com o piso existente, que foi mantido”, conta Marina.

Outra vantagem desta matéria-prima é o valor dela, bem mais acessível e, neste caso, muito bem-vinda, já que a cliente não queria investir muito na repaginação do quarto.

Segundo a arquiteta, o desenho da marcenaria é super simples, mas versátil: os móveis baixos servem como bancos, apoios e criam bastante espaço de armazenamento para esconder a “baguncinha” do dia a dia.

Quarto de meninas com boas soluções em marcenaria. Banco baixo embaixo da janela, com armario

Foto: Lilia Mendel

 

Quarto de menina decorado com boas soluções em marcenaria

Foto: Lilia Mendel

Quarto de menina decorado, tv na parede com armario embaico com portas rosa

Foto: Lilia Mendel

Como o pé-direito tem uma altura razoável, a arquiteta pôde explorar também o espaço aéreo através de prateleiras suspensas, criando, assim, boas soluções e mais espaços para guardar e expor os brinquedos e os objetos mais legais da menina.

Próximo à janela do quarto, foi criado uma espécie de camarim/cantinho de estudos (Alice é super vaidosa e adora se maquiar!), com mesa de altura regulável para acompanhar o crescimento da menina. Para demarcar bem este “cantinho”, a arquiteta pintou as paredes laterais e o teto de rosa, criando um efeito “caixa”, reforçado por uma pequena sanca rebaixada no texto.

Foi uma forma simples e barata de setorizar o espaço”, avalia Marina.

Cantinho de estudo no quarto de menina decorado. Entre paredes, uma bancada em madeira, e nichos brancos em cima

Foto: Lilia Mendel

Já a cama ganhou destaque no projeto graças ao papel de parede com temática de floresta atrás dela.

Ele ajudou a dar um toque mais moderno e um destaque visual ali, já que todo o resto teve que ser mais simples. Não existem borboletas na estampa, mas não conseguimos imaginar borboletas em uma floresta? A ideia aqui também foi dar asas à imaginação”, explica Marina.

Quarto de menina com papel de parede florido atras .

Foto: Lilia Mendel

Como Alice também adora ler, a arquiteta criou diversos nichos para livros e posicionou uma luminária bem acima da cama. Fixado na parede, o rolo com papel para desenhar é um convite permanente para que a menina exercite a imaginação.

Meu objetivo com este projeto foi criar, a partir de um orçamento limitado, um quarto funcional, simples, mas aconchegante, que possa atender plenamente à Alice até ela entrar na adolescência”, finaliza a arquiteta, que usou a Reforma Help no construção projeto.

 

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

tag: boas soluções

comentários