Colunista convidada Nayara Macedo

A ideia do post de hoje, é trazer informações, atualizações e tudo sobre o porcelanato amadeirado, ajudando na escolha do seu revestimento.

Você gosta da presença da madeira na decoração porque ela deixa os ambientes mais aconchegantes? Mas, ao mesmo tempo, você é do tipo que prioriza a praticidade no seu dia a dia e não quer esquentar a cabeça com os cuidados especiais e manutenção que um material natural exige? Esse é o revestimento certo para você!

Eu, particularmente, confesso que aderi ao uso do porcelanato amadeirado nos meus projetos. Há várias opções no mercado, com qualidade e padrões que imitam perfeitamente a madeira, desde o formato como os veios e texturas. Com uma grande variedade de cores, disponíveis para todos os gostos (do mais claro até o mais escuro), este tipo de acabamento facilita muito o dia-a-dia, além de preservar as árvores.

Outra vantagem: o revestimento se adapta em qualquer ambiente, diferentemente da madeira, que não pode ser instalada em locais úmidos e molhados. Por isso, os porcelanatos amadeirados podem e devem ser colocados não só em quartos e salas como também em banheiros, cozinhas e áreas externas, o que garante uma “unidade visual” ao seu projeto.

Deve-se apenas tomar um certo cuidado com áreas que recebem calor intenso, como churrasqueiras e fornos. A exposição a temperaturas muito altas pode danificar esse tipo de material.

Conheça um pouco mais sobre esse material que já é tendência e defina esse detalhe tão importante no seu projeto.

Existes três tipos de acabamento de porcelanato amadeirado:

  • Polido (com brilho)
  • Acetinado
  • Acetinado texturizado (imitando a textura natural da madeira) – Ripado (com ranhuras, imitando marcenaria artesanal)  – veja exemplos nas fotos abaixo:

 

Tudo sobre porcelanato amadeirado. Parede revestida com porcelanato que imita madeira e na frente uma poltona azul

Parede revestida com porcelanato imitando madeira criando desenho geometrico , na frete uma poltrona cinza e uma mesinha lateral

 

Tudo sobre porcelanato amadeirado, imitando madeira ripada criando um painel ripado

 

Vantagens do porcelanato amadeirado:

  • Durabilidade:  Comparado com o piso de madeira, é muito mais resistente e durável. Ele não risca e não enverga com a umidade. Com os cuidados corretos, você pode mantê-lo lindo por anos.
  • Beleza:A madeira é conhecida por trazer certo aconchego às decorações. Por isso, ter um porcelanato amadeirado pode ser a opção ideal para você caprichar ainda mais na decoração.
  • Versatilidade: Por ser resistente, esse revestimento pode ser usado em qualquer ambiente da sua casa.
  • Praticidade de limpeza:Tudo que a gente quer no dia-a-dia é praticidade para limpar nossa casa, não é mesmo? E esse material entrega justamente isso. Basta limpar o piso com um pano úmido e sabão neutro que ele ficará brilhando!
  • Para quem tem crianças e animais de estimação em casa, pode ficar despreocupado. O porcelanato amadeirado resiste às brincadeiras e peripécias de crianças e bichanos.

Quer outra vantagem em relação ao piso de madeira?

O porcelanato amadeirado não corre o risco de sofrer com cupins e outros insetos.

 

Cores/tons de porcelanato amadeirado:

  • Existem diferentes tons de porcelanato amadeirado. Contudo, podemos destacar três: o claro, escuro e o cinza.
  • Antes de comprar o seu porcelanato madeira, decida o estilo que deseja dar à decoração. Os tons amadeirados mais claros são ótimos para áreas pequenas, pois aumentam a sensação de amplitude do espaço. Os tons médio e escuro podem ser usados em áreas menores, mas como um detalhe ou uma faixa para não sobrecarregar visualmente o ambiente.
  • Os tons mais próximos à madeira natural remetem a ambientes mais rústicos, já os tons mais acinzentados trazem um toque de modernidade. Analise antes qual a impressão que deseja passar.
  • Para painéis de parede, os porcelanatos de tom médio e escuro contrastam melhor e garantem um resultado final mais atraente. Mas, se a ideia é revestir totalmente a parede, a dica é escolher apenas um lado para fazer isso.

Abaixo, porcelanato amadeirado em tom claro:

Piso em porcelanto imitando ripas em madeira clara, insatalado na varanda.Com duas poltronas claras e uma mesinha em ferro

Abaixo, porcelanato amadeirado em tom escuro, imitando madeira de demolição:

Porcelanato imitando madeira em ripas, aspecto de madeira de demolição.

Abaixo, porcelanato amadeirado em tom cinza:

Tudo sobre porcelanato amadeirado, imitando madeira ripado em cor acinzentada no piso

 

Locais de instalação:

  • Os porcelanatos em madeira podem ser instalados sem erro em qualquer ambiente da casa. Tudo vai depender do estilo que você quer dar aos cômodos.
  • Em locais úmidos internos, como banheiro e cozinha, o porcelanato pode ser aplicado tanto no piso quanto na parede. Em locais externos, como varandas, quintais e beiradas de piscina, o porcelanato também cai super bem. Contudo, você pode optar por modelos antiderrapantes, que garantem mais liberdade, conforto e segurança.

 

Tamanhos:

  • Os porcelanatos amadeirados estão disponíveis em diferentes formatos e tamanhos. As placas quadradas para esse tipo de proposta (imitar a madeira) não é muito indicada. O ideal é optar pelas réguas que se assemelham mais ao piso de madeira.
  • Um detalhe importante a ser observado é o tamanho da régua e do seu posicionamento – vertical ou horizontal. A direção em que for instalada pode trazer a sensação de amplitude ou redução do espaço. E um último detalhe: quanto menor o espaçamento entre as peças, mais realista será o piso.

 

Porcelanato amadeirado na sala

Além do uso tradicional como piso, você também pode revestir uma parede de destaque na sala, deixando o ambiente mais acolhedor e, ao mesmo tempo, quebrando um pouco a ditadura do branco.

Para quem prefere usar o revestimento como piso em substituição à madeira, o porcelanato em formato de tábuas de madeira rústica com rejunte bem fininho confere um aspecto ainda mais parecido com o piso de madeira propriamente dito.

Abaixo, porcelanato amadeirado usado para destacar uma parede-pilar:

 

Parede revestida com porcelanato imitando ripas de madeira na cor caramelo. Revestindo uma parede que faz divisoria de uma sala

 

Abaixo, porcelanato amadeirado imitando madeira de demolição, com toques de pátina branca:

 

Tudo sobre porcelanato amadeirado, Piso com porcelanato imitando madeira em ripas , lembrando madeira de demolição

Abaixo, porcelanato amadeirado imitando madeira de demolição bem rústica:

Porcelanato imitando madeira de demolição em ripas, instalada no piso da sala. Com parede azul e poltrona de couro

Abaixo, porcelanato amadeirado imitando madeira de demolição:

Tudo sobre porcelanato amadeirado. Sala ampla, com apenas um sofá bege e o piso de porcelanato imitando madeira ripada de demoliçõa em evidencia

 

Abaixo, porcelanato amadeirado imitando piso parquet paginado em espinha de peixe:

Porcelanato imitando madeira na cozinha, com paginação espinha de peixe .

Abaixo, porcelanato amadeirado imitando madeira de demolição patinada de branco, com aspecto bem rústico:

Ripas de porcelanato imitando madeira de demolição patinada

Abaixo, porcelanato amadeirado imitando madeira de demolição patinada de branco, com aspecto menos rústico:

Tudo sobre porcelanato amadeirado, imitando madeira clara no piso da sala

 

Porcelanato amadeirado na cozinha

Se o seu sonho é ter o visual da madeira no piso da cozinha, mas não quer fazer as manutenções constantes da madeira natural, o porcelanato é a opção perfeita, pois ele traz o visual da madeira com as vantagens do piso frio, como a possibilidade de lavar e o fato de não exigir manutenções. Neste caso, é bom evitar os modelos polidos no piso, para não escorregar quando molhar.

Abaixo, porcelanato amadeirado destacando uma parede da cozinha:

Parede de funda da banacada da cozinha, revestida com porcelanato imitando madeira . Armarios todos brancos

Abaixo, porcelanato amadeirado no piso da cozinha:

Cozinha com armarios turquesas e piso em porcelanto imitando rias de madeira

Porcelanato amadeirado no quarto

O porcelanato usado no quarto deixa o ambiente mais aconchegante, podendo ser usado inclusive como painel atrás de cama, com função de cabeceira. Os fabricantes Portinari e Porcelanosa, por exemplo, tem linhas incríveis de porcelanato que imita madeira ripada, muito parecida com marcenaria artesanal, com acabamento refinado.

 

Parede ao funda da cama, com cabeceira cinza, revestida de porcelanato imitando madeira criando desenhos geometricos

Porcelanato amadeirado no banheiro

Ao optar pelo banheiro com porcelanato amadeirado, você tem duas opções: usar material em todo o banheiro (incluindo chão e paredes), ou escolher uma parede em destaque.

Em banheiros e lavabos pequenos, vale a pena usar o porcelanato amadeirado em apenas alguns detalhes, como na parede onde fica a bancada com a pia ou na área do chuveiro. No entanto, em ambientes amplos e bem iluminados, você pode aplicar o porcelanato amadeirado no banheiro por inteiro e colocar móveis claros para criar um contraste interessante. Neste caso, é bom evitar os modelos polidos no piso, para não escorregar quando molhar.

Abaixo, banheiro amplo:

Amplo banheiro revestido com porcelanato imitando ripas de madeira no piso e subindo pelas paredes. Bancada com movel e espelho adnet redondo na parede, plantas ao lado

Abaixo, banheiro pequeno:

banheiro pequeno com box revestido com porcelanato ripado imitando madeira

Muro com porcelanato amadeirado

Sim! É possível usar o revestimento na fachada da sua casa. Vale a pena escolher uma parte do muro para aplicar o material, criando, assim, um visual interessante e diferenciado.

Abaixo, aplicado em partes da fachada da casa:

Uma faixa na fachada branca da casa é revestida com porcelanto imitando madeira

 

 Na área externa

O piso frio é uma opção perfeita para substituir o tradicional deque de madeira, sem abrir mão do visual dela. Os porcelanatos amadeirados também podem ser usados em áreas externas, como bordas de piscina, por exemplo. O único cuidado é com o acabamento, que deve ser o rústico por ter maior coeficiente de atrito.

Abaixo, porcelanato que imita deck de madeira:

Tudo sobre porcelanato amadeirado, no deck com espreguiçadeira

Tudo sobre porcelanato amadeirado, no deck imitando madeira

 

 

Nayara Macedo

Arquiteta carioca que hoje reside em Miami e colunista convidada da Conexão Décor

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

comentários