Mostra e venda de arquitetura, design e arte, em 2020 na sua sétima edição paulistana, a Modernos Eternos SP reúne mais de 50 profissionais de 11 estados do Brasil, entre outros que trabalham na Europa, EUA e China, e será visitada somente pela internet.
A edição 2020 da Modernos Eternos SP, que integra o calendário oficial de eventos anuais de arquitetura e design da capital paulista, inova e aparece diferente e maior este ano: 100% digital e com abrangência nacional e internacional.
Motivado pela necessidade do isolamento social, o curador Sergio Zobaran (nosso colunista aos domingos na coluna Gozto por Sergio Zobaran) ousou e decidiu não cancelar a edição deste ano e, sim, buscar uma alternativa para o atual momento, realizando a mostra “as real as possible”, como ele define.
Dessa forma, a base real da mostra e venda é a Casa Modernista da Rua Bahia, em Higienópolis — construção de 90 anos de 4 andares, tombada nas instâncias federal, estadual e municipal, com projeto arquitetônico do russo Gregori Warchavchik e jardins tropicais assinados por sua mulher, a brasileira Mina Klabin.

NIR SIVAN ARCHITECTS
A partir dos espaços e medidas reais dessa casa de 600m², mais de 40 escritórios de arquitetura, de 11 estados e também da Europa, Estados Unidos e China, mostram suas criações de maneira totalmente virtual, que tem como parceira tecnológica a empresa mineira Revirtua.
Cada um desses espaços ambientados está sendo digitalizado e todos podem ser visitados gratuitamente, a partir do dia 7 de setembro, e até 7 de outubro, através do site www.modernoseternossp.com.br.
Por ser um imóvel preservado, o fato de a mostra ser digital dá mais liberdade aos arquitetos, paisagistas, designers de interiores e artistas plásticos participantes da mostra como expositores que podem, virtualmente, intervir em todo o imóvel, o que não seria possível se a mostra acontecesse fisicamente dentro da casa.
“Há propostas, no mínimo, surpreendentes”, esconde o curador, que permitiu a ocupação dos diversos espaços, desde a fachada, por mais de um escritório.

NIR SIVAN ARCHITECTS
Na mostra convivem ambientações e exposições, e até áreas como uma sala de leitura da editora Olhares, além de espaços comerciais como loja a do Empório Beraldin, com peças de decoração exclusivamente criadas para a Modernos Eternos SP, e mais os restaurantes e cafés com serviço de delivery.
“A ideia é oferecer aos visitantes uma experiência imersiva e diversificada no site, e que possa se estender para as casas”, explica Zobaran.

Carlos Warchavchik

Mestisso Arquitetura
“Evento cultural onde tudo está à venda”, na definição do sócio-fundador da marca, Sergio Zobaran, a Modernos apresenta ainda duas exposições: a realizada pela AMDMB (Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro), desenhada pelo artista plástico Juarez Machado em homenagem a Sergio Rodrigues; e a realizada pela Olhares, com exibição virtual de parte da coleção de mobiliário assinado Warchavchik, do casal Fúlvia e Adolpho Leirner, com lançamento paralelo do livro sobre o tema Art Déco no Brasil.
Para 2021, os planos são ainda mais ousados: “pretendemos continuar com a mostra em versão digital, sem deixar de realizar a mostra presencial no mesmo espaço, se possível”.
Mais algumas imagens do quem vem por ai!

Gustavo Paschoalim Arquitetos Associados

Gustavo Paschoalim Arquitetos Associados

Ana Weege

Ana Paula Magalhães

Cintia Klamt Motta e Bianca Klamt Motta

Luciano Dalla Marta

Marcelo Borges e Arthur Athayde

André Caricio

Erick Figueira de Mello

Manarelli Guimarães
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
tag: modernos eternos