Elaboramos uma seleção especial de 10 cadeiras icônicas do design, poderiam ser 20 …30…pois cadeiras maravilhosas é o que não falta.

O bom design atravessa gerações, foi nessa direção que elaboramos esse lista com peças que hoje em dia continuam em destaque e algumas possuem sua reprodução em massa.

 

1 – Cadeira Barcelona

A cadeira Barcelona foi idealizada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van der Rohe, que tem seu trabalho classificado como sofisticado, prático e minimalista, e é um dos mais famosos nomes da área no século XX.

Ela segue o padrão da época e possui metal cromado, couro e formas geométricas. Foi elaborada exclusivamente para acomodar o Rei Afonso XIII, da Espanha, no Pavilhão Alemão da Feira Internacional de Barcelona em 1929.

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, cadeira Barcelona em couro branco. Ambiente clássico com duas poltronas em couro branco e e metal

Cadeira barcelona em couro marrom, peça clássica do design. Sala aberta para a area externa.

 

 2 – Cadeira Diamond

O artista responsável pela criação da cadeira Diamond é Harry Bertóia. Ele é conhecido por ser um estudioso da maleabilidade e da ergonomia do metal, utilizando-o tanto em telas quanto em tramas.

Essa linha foi criada em 1952 e pode ser utilizada em diversos tipos de ambientes diferentes, existem diferentes modelos que podem possuir ou não uma base de assento. Suas principais características são o conforto, a elegância e a durabilidade.

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, cadeira Diamond. Trama em metal dourado com aprede preta ao fundo

Duas cadeiras em metal tramado na ocr preta com assento em almofada vermelha

 

3 – Cadeira DSW

Charles e Ray Eames criaram essa cadeira e foram dois designers americanos que deram uma grande contribuição para a história do design. A cadeira DSW foi apresentada ainda como um protótipo na competição “Low-cost Furniture Design”, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA) em 1948.

A sigla significa: “cadeira para mesa de jantar com base de madeira”, em tradução livre. Desde a sua criação, os dois desenvolveram uma linha com outros seis modelos. Devido à grande influência dos designers, ainda falaremos sobre outra cadeira que foi elaborada por eles neste post.

Cobertura em um aparatmento com esquadria de vidro , um amesa redonda e cadeira amarelas

Projeto de Korman Arquitetos / Foto: JP Image

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, DWS. Cadeiras coloridas com os pés em madeira

 

4- Cadeira Panton

A cadeira Panton foi elaborada por Verner Panton, arquiteto e designer dinamarquês. Foi lançada em 1967 e foi a primeira elaborada sem pés, sua base é feita completamente em plástico liso em todos os seus lados e ela não possui divisão entre o assento e a estrutura. Foi considerada uma grande inovação para a sua época e é bastante disruptiva até os dias atuais.

Cozinha gourmet, bancada em tijolhinhos, banavada em madeira e armarios pretos com cadeira pretas

Projeto: Korman Arquitetos / Foto: JP Image

 

Mesa vermelha com cadeiras na cor branca

A arquiteta Amanda Miranda usou nesse projeto as cadeira DWS e Panton.

 

5 – Cadeira / Poltrona Mole

A cadeira mole foi criada por Sérgio Rodrigues, um arquiteto e designer no ano de 1957.  Ela está presente em cada 9 de 10 projetos de interiores.

Na época ela foi contra o padrão estético, pois, a maioria era constituída por pés palito e silhuetas elegantes e só ganhou reconhecimento quando venceu um concurso na Itália, onde a mesma foi rebatizada e fabricada também neste país.

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, Poltrona Mole. Poltrona em couro e madeira em uma sala de tv com painel em madeira

Poltrona Mole no projeto da NOP ARQUITETURA

 

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, Poltrona Mole em um cantinho de leitura.

Projeto de Pati Cillo com Figoli Raveca / Foto: Luis Gomes

 

6 – Egg Chair: designer Arne Jacobsen

A cadeira foi criada em 1958 e projetada para o Hotel Royale, se tornando um dos grandes símbolos do design de móveis no mundo naquela época. Pelo seu design diferenciado, a Egg Chair é um destaque certo na decoração, não passa desapercebida de jeito nenhum.

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, Egg Chair. Poltrona grande na cor preta em uma sala toda branca

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, Egg Chair. Duas poltronas na cor bege, grandes e uma mesa redonda com jogo de xadrez no meio

 

7 – Cadeira Thonet: designer Michel Thonet

A cadeira Thonet é uma das mais antigas e foi criada em Viena, através do carpinteiro Michel Thonet que em 1830 inventou uma máquina para fabricar móveis de madeira curvada, e foi a primeira cadeira produzida em massa.

A história conta que a cadeira Thonet foi criada para atender ao pedido de uma cafeteria da cidade de Viena, na Áustria.  Seu design resistiu ao tempo e até hoje ela continua sendo produzida, e provavelmente é uma das cadeiras mais vendidas do mundo.

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, THONET. Cadeira amarela

 

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, THONET. Cadeiras brancas em volta de uma mesa preta

 

 

8 – Cadeira Eames lounge: designers Charles e Ray Eames

Com certeza você já viu a Cadeira Earnes lounge, seja em filmes, séries ou em algum local mais sofisticado, é muito difícil que ela não seja notada, principalmente devido ao seu tamanho, e presença quase certa e projetos de decoração.

Ela foi criada por volta de 1956 e fez muito sucesso pelo seu conforto e sofisticação da combinação entre couro e madeira. Ela foi tão notável que está presente no Museu de Arte Moderna de Nova York, sendo prestigiada praticamente como uma verdadeira obra de arte.

 

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, EAMES LOUNGE . Poltrona preta em couro em um sala de tv

EAMES LOUNGE CHAIR no projeto da arquiteta Bianca da Hora.

 

Poltrona preta em couro ao lado de uma espaçososa sala de jantar na cor preta

EAMES LOUNGE CHAIR no cantinho de leitura projetado por Korman Arquitetos. / Foto: Gui Morelli

 

9 – Womb Chair: designer Eero Saarinen

A cadeira Womb foi lançada no ano de 1948 por Eero Saarinen, ela foi chamada de Womb, que significa ventre, pois, o objetivo dela é poder dispor de um espaço que levasse a pessoa que fosse utilizar ao mesmo conforto, intimidade e segurança baseado no colo maternal.

Por conta desse objetivo, o designer notou que cada indivíduo tem uma forma diferente de ficar acomodado ao se sentar, portanto, ele tentou desenvolver uma poltrona que ficasse confortável em qualquer posição que a pessoa fosse permanecer.

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, WOMB .Poltrona em couro marrom com puff na frete em um ambinete claro de uma sala so com ela

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, WOMB. Sala com vidros do teto ao chão com vistas de montanha, um poltrona bege em cima de uma tapete redondo

 

 

10 – Wassily: designer Marcel Breuer

A cadeira Wassily foi criada entre 1925 e 1927 pelo húngaro Marcel Breuer. Construída com o mesmo material da bicicleta que o designer tinha, a cadeira Wassily, é um dos primeiros exemplos de tecnologia de aço tubular dentro do design de móveis.

Ela foi uma das primeiras criações da escola Bauhaus, ajudando a consolidar a reputação da mesma como uma grande influência no design funcional em todo mundo, abrindo espaço no futuro para diversos outros modelos produzidos por designers dela se destacarem.

Cadeiras amarelas em couro uma mesa de centro branca na frete e uma luminaria de piso ao lado

seleção de 10 cadeiras icônicas do design, WASSILY couro vermelho e base tubular

Gostou da nossa seleção de 10 cadeiras icônicas do design? Sentiu falta de alguma outra ? Escreva pra gente.

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

tag: cadeiras icônicas do design

comentários