Já imaginou ter sua casa executada em menos de um mês?

Ou ainda ser transportada por um caminhão até o terreno?

As Casas Modulares existem há décadas e não são novidades. Porém a revolução tecnológica tem causado uma repentina popularidade do sistema construtivo e por isso são uma forte tendência no modo de se construir no futuro, havendo um aumento crescente na produção arquitetônica mundial.

Além disso, durante o isolamento social, houve uma grande procura por esse tipo de construção para casas de campo, desde os modelos de casa-container até modelos mais elaborados com acabamento em alto padrão.

Casa modular pré-fabricada é um tipo de construção feita em um ambiente fabril que produz em escala industrial estruturas modulares componíveis, seja em estrutura metálica (steel frame), perfis de madeira (wood frame) e até módulos de concreto.

Dessa forma, toda a construção da casa é feita dentro de uma fábrica, os módulos pré-prontos são transportados até o terreno – previamente preparado- e a construção finalizada no local, reduzindo assim o tempo de obra e garantindo uma construção mais eficiente e ecológica.

São inúmeras as vantagens da construção modular e se você está pensando em construir pode optar por esta modalidade que já é tradicional em outros países, principalmente no hemisfério norte. Vamos tratar de algumas vantagens de se escolher uma casa pré-fabricada, porém já respondendo a primeira pergunta sempre feita por quem deseja construir: quanto custa?

Posso garantir que o custo é bem menor, já que se trata de um sistema modular, o que garante uma linha de montagem e um padrão, por exemplo, dos tamanhos das esquadrias que pode chegar em uma redução de até 25% de economia. Entretanto, tudo vai depender dos acabamentos escolhidos, e aí você já sabe, o céu é o limite.

Uma das referências no assunto no país, o escritório binacional MAPA Architects é um coletivo binacional que atua em projetos arquitetônicos no Brasil e no Uruguai. A partir dessa dupla condição geográfica, o MAPA explora os limites dos formatos de produção não convencionais, com diversos projetos residenciais já desenvolvidos.

Um dos primeiros foi uma cabana, também chamadas de “tiny house”, de 27m² instalada em meio a uma paisagem pitoresca no interior do Rio Grande do Sul. O projeto foi um protótipo de casa móvel da Minimod, uma empresa que cria estruturas modulares sob medida que podem ser utilizadas como residências, hotéis remotos, lojas pop-up ou showrooms temporários.

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados sendo transportada no caminhão

Fotografia: Leonardo Finotti

 

Casas Modulares, um volume preto, com janelas e no meio do campo

Fotografia: Leonardo Finotti

 

 sistemas pré-fabricados. Interior de uma casa pré fabricada. Estreita, todo forrado de madeira e uma mesa no meio

Fotografia: Leonardo Finotti

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados. Ambiente de um qaurto com janelas em quase todas as paredes. Cama branca e em frente uma parede em madeira com tv

Fotografia: Leonardo Finotti

Em projeto mais recente, MAPA e MINIMOD executaram uma casa de campo modular no Vale do Curuca, região montanhosa do sul do Brasil.

Com 90m² composta de um módulo social central e dois módulos de suítes, com variação de tratamentos de fachada, ora com cobertura metálica, ora em madeira, a casa contou com um sistema construtivo inovador, com a tecnologia CLT (Cross-Laminated Timber) consiste em um sistema industrializado de madeira laminadas coladas, durável e sustentável de painéis sólidos de madeira reflorestada tratada. Nada mal curtir a natureza da Mata Atlântica com responsabilidade ambiental, rapidez na construção e montagem e o mínimo de resíduos da construção civil.

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados, Um volume preto com janelas e varada em meio a mata atlantica

Fotografia: Leonardo Finotti

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados . Planta baixa com 3 compartimentos, sendo o do meio maior

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados. Volume retangular preto, com janelas no vão do meio e instalada na mata atlantica

Fotografia: Leonardo Finotti

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados . Ambiente de estar todo em madeira. piso, paredes e teto. Com uma mini lareira

Fotografia: Leonardo Finotti

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados . Paredes, piso e teto forrado em madeira e na parede de fundo janelas

Fotografia: Leonardo Finotti

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados sendo transportado no caminhão

Fotografia: Leonardo Finotti

Se está procura de uma casa em alto padrão nos acabamentos, completamente personalizável, assinada nada mais nada menos pelo renomado Studio Arthur Casas, a startup de construção e engenharia Syshaus lançou na Casacor São Paulo 2018 o seu modelo de 200m² que consiste em sistema de vigas e pilares metálicos, painéis de drywall e fechamento externo de alumínio.

A Syshaus é um modelo modular de casa que pode levar cinco meses para a sua construção, com tamanhos e programas diversos, que podem ser definidos pelos clientes. Na Casacor, excepcionalmente, por se tratar de uma mostra, ela foi inteiramente montada em 28 dias, com zero de resíduos e uso zero de água.

Casas Modulares. Retangular com modulo aberto para a sala

CASACORSP 18 – Arthur Casas / Fotografia: Filippo Bamberghi

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados.Aberta nas laterais, teto revestido em madeira. Mesa redonda e sofá

CASACORSP 18 – Arthur Casas / Fotografia: Filippo Bamberghi

A casa pré-fabricada SysHaus traz um novo conceito para o morar contemporâneo, no qual eficiência, praticidade e sustentabilidade não são apenas ideais, mas sim práticas efetivas.

O sistema estrutural resulta em diferentes configurações de plantas e programas, dentro de um limite de até três pavimentos, seja em terrenos planos ou em declives.

Com mão-de-obra altamente qualificada em sistemas construtivos industrializados e muita pesquisa, a empresa e a expertise do Arthur Casas traz rapidez construtiva, alta qualidade técnica e estética e máximo respeito ao meio ambiente.

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados. Teto revestido em madeira, aberto nas laterais e uma mesa redonda e uma cozinha oa fundo

CASACORSP 18 – Arthur Casas / Fotografia: Filippo Bamberghi

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados. Quarto, no teto revestido em madeira

CASACORSP 18 – Arthur Casas / Fotografia: Filippo Bamberghi

 

Casas Modulares, sistemas pré-fabricados. Banheiro com uma banheira e vidros nas laterais

CASACORSP 18 – Arthur Casas / Fotografia: Filippo Bambergh

 

Fabiano Ravaglia

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

tag: casa modular

comentários