Colunista convidada Nayara Macedo

 

PAREDE EM DESTAQUE :

4 jeitos para decorar uma parede vazia

Ao elaborar o projeto de decoração da sua casa, lembre-se que existe um elemento bastante comum que pode fazer toda a diferença no resultado final, sem quebra-quebra e sem gastar muito: a parede.

Paredes são extremamente importantes na composição de um ambiente e, por meio delas, podemos materializar o sonho de deixar um espaço com mais identidade, repleto de significados.

As paredes vêm assumindo uma posição de destaque e protagonismo na hora de repaginar ambientes, podendo ser, inclusive, o ponto focal da decoração, uma espécie de boas-vindas e primeira impressão para quem chega.

Mas que parede escolher para dar destaque?

Ao entrar em um espaço, é possível detectar qual parede merece ser destacada, seja por sua posição estratégica, alguma característica única ou um detalhe de interesse. Uma vez definida, a parede em destaque será o ponto de partida.

Uma parede em destaque é capaz de renovar o ambiente com praticidade, sem mudanças radicais e, o melhor, sem pesar no bolso. Ela pode ser revestida com papel, tecido ou uma imensa variedade de acabamentos e texturas.

Ou ainda, receber uma composição de quadros e objetos que revelam um pouco a história e a personalidade de quem vive na casa. Já o uso de tintas carregadas de personalidade responde à busca por luz, modernidade e aconchego. E, cá para nós, cores na medida certa fazem toda a diferença, não é mesmo?

Também vale lembrar que, ao escolher elementos e cores para sua parede, você estará demonstrando suas preferências, gostos e estilos.

Separei a seguir quatro jeitos diferentes para deixar no passado as paredes brancas e “peladas” e inspirar você na hora de dar destaque a uma ou mais paredes da sua casa.

  1. COR

A pintura é o jeito mais fácil e barato de criar uma parede em destaque. As cores são grandes protagonistas na hora de decorar!

Cores diferentes transmitem sensações e temperaturas diferentes e  podem ter um efeito significativo em nosso humor.

Tons claros ajudam na sensação de amplitude, já os tons mais escuros adicionam profundidade. Existem uma infinidade de cores e maneiras inusitadas de decorar com tinta: você pode colorir somente uma parede, meia parede, ou até mesmo ousar com desenhos geométricos.

Aliás, brincar com as cores de jeitos novos é uma tendência na decoração e deixa o ambiente cheio de personalidade. Pode ser uma pintura simples com uma cor de impacto compondo com uma paleta mais clara, por exemplo.

A regra é escolher uma tinta que complemente o esquema de cores do ambiente.

PAREDES EM DESTAQUE. Sala cm duas paredes em L pintadas de rosa, deixando apenas uma faixa larga na cor branca, perto do teto.

Via Pinterest: Blog Historias da Casa

 

PAREDES EM DESTAQUE. Sala com um sofá em L e na aprede fundo uma pintura geometrica na cores azul , amarelo, vermelho e branco

Via Pinterest

 

PAREDES EM DESTAQUE. Quarto de criança, cama baixa e na parede um triangulo pintado de amarelo formando uma especie de cabaninha

Projeto: Amanda Miranda / Foto: Denilson Machado

 

  1. PAPEL DE PAREDE

Uma opção prática e versátil para renovar o visual de qualquer ambiente com uma variedade incrível de opções, texturas e formatos que atendem à todos os gostos, dos mais variados estilos.

Embora seja mais caro que a tinta, o efeito final fica lindo. Se você deseja dar um upgrade na decoração da sala de estar, por exemplo, uma ótima opção é aplicar o papel em uma única parede, criando ali um ponto focal, em harmonia com a composição do ambiente como um todo.

Além dos modelos tradicionais, onde os padrões se repetem, hoje você encontra também os painéis – particularmente, são os meus preferidos.

PAREDES EM DESTAQUE. Quarto de criança, com painel de papael de parede com balões e cama rosa baixa

Projeto: Nayara Macedo / Foto:Paula Giolito

 

PAREDES EM DESTAQUE. Parede com papel de parede em 3D de folhagens e na frente um sofá cinza

Via Pinterest

 

PAREDES EM DESTAQUE. Parede com papel de parede litsrado e preto e branco na sala, e na frente uma poltrona rosa

Via Pinterest

 

  1. TEXTURAS

Esta alternativa passeia entre tijolinhos, painéis de madeira e cimento queimado. Você pode intercalar ornamentos mais rústicos e outros mais elegantes, sem medo de misturar estilos diferentes.

PAREDES EM DESTAQUE. Sala decorada em estilo industrial, Com parede de tijolinhos, quadros e neon na parede

Via Pinterest

 

PAREDES EM DESTAQUE. Quarto casal com cabeceira azul e recortes em madeira na parede de fundo criando um painel

Projeto: Bianca Da Hora / Foto: Denilson Machado

 

PAREDES EM DESTAQUE. Ampla sala de estar com parede revestida de madeira.

Via Pinterest

 

  1. Composição de QUADROS ou COLEÇÕES

Uma bela composição de quadros é um jeito simples de enriquecer a decoração e destacar o mobiliário, criando uma atmosfera criativa.

Na hora de compor um mural de quadros, vale prestar atenção na paleta de cores das obras. Escolha um “tema” em comum para que o conjunto tenha mais harmonia.

Para obter uma composição mais leve e moderna, invista em uma disposição mais orgânica. Além dos quadros, outra ideia charmosa é apostar em coleções.

Objetos de viagem e peças de família com valor sentimental sempre trazem memória afetiva e deixam a decoração mais personalizada.

PAREDES EM DESTAQUE. Parede atrás do sofá na cor berinjela, repelta de quadros

Via Pinterest

 

PAREDES EM DESTAQUE. Sala com parede repleta de quadros

Casa do fotografo Denilson Machado. Clique aqui para ver a matéria completa.

 

 

Nayara Macedo

Arquiteta carioca que hoje reside em Miami e colunista convidada da Conexão Décor

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

tag: nayara macedo

comentários