Aqui vão 9 dicas de lareiras ecológicas, que te ajudarão, de maneira descomplicada, a ter a sua.

Ter uma lareira em casa é sem dúvida um privilégio. Não há nada melhor do que poder contar com um ambiente cheio de personalidade, acolhedor e aquecido nos dias mais frios.

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. 3 mini lareiras ao lado de uma chaise long banca . Ambiente muito acolherdor

Artefacto BC – Projeto Roberto Cimino e Nelson Amorin

Modernas, seguras e inovadoras, as lareiras ecológicas tornaram muito mais fácil adicionar a peça em residências de qualquer tipo, uma vez que oferecem uma instalação descomplicada e até mesmo opções portáteis.

Mas você sabe como funcionam e quais os cuidados que devem ser tomados? Para responder as principais dúvidas, a Ecofireplaces – reuniu 9 dicas sobre lareiras ecológicas  explicando  tudo o que você precisa saber para ter uma peça em seu projeto.

Confira:

1- Como funciona?

As lareiras ecológicas Ecofireplaces funcionam com Biofluído, etanol de cereais 98% puro, especialmente desenvolvido e licenciado para este fim.

O Biofluído líquido é despejado diretamente dentro do queimador, que tem uma capacidade e um limitador que deve ser sempre respeitado para não haver transbordo. O cliente recebe um kit de manuseio contendo: caneca dosadora, funil, acendedor e haste ou abafador (dependendo do modelo).

Após abastecer, basta encostar a haste dentro do queimador onde está o Biofluído e levar até o acendedor aceso, e encostar a ponta acesa da haste dentro do queimador. Desta forma a mão ficará distante e protegida.

O Biofluído rende em média 2 horas de queima por litro. Para extinguir o fogo, feche a tampa e, em caso de sobra do Biofluído, ele evaporará. Evite perda e procure usar apenas a quantidade que irá utilizar.

IMPORTANTE: caso queira reabastecer, espere esfriar o queimador por 30 minutos, no mínimo. E nunca reabasteça com ela quente e muito menos acesa.

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Nicho para a lareira na parede de pedra

Artefacto BC – Projeto Andrezza Alencar / Foto: Evelyn Muller

2 – Preciso de uma chaminé ou uma coifa de respiro para ter uma lareira?

Não. As lareiras ecológicas Ecofireplaces podem ser utilizadas dentro de casa sem a necessidade de chaminés ou coifas, pois elas não produzem fumaça, resíduos nem cheiro. Podem ser usadas até mesmo dentro do quarto por terem baixíssima emissão de CO2, menor que a quantidade produzida por duas velas.

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Lareira dentro do nicho de marmore.

Artefacto BC – Projeto Lidia Maciel / Foto: Evelyn Muller

 

3 -Posso ter uma televisão acima da lareira? Quais os cuidados necessários?

É possível ter a televisão acima da lareira tomando alguns cuidados na hora de projetar o espaço. O nicho deve ser revestido com pedra, mármore, cimentícios, deve ter no mínimo 60 cm de altura. E terem proteções térmicas especificas, caso a caso, para minimizar o calor passado aos revestimentos e aparelhos eletrônicos.

 

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Sala de tv com a parede revestida em madeira, Tv no pianel , pratelira em cimento e embaixo uma lareira denro de um quadrado de vidro

Projeto: Lime Arquitetura

4- As lareiras ecológicas aquecem bem?

Sim! As Lareiras Ecofireplaces, aquecem bem e elevam a temperatura ambiente desde que correspondentes a m² e o(s) queimador(es) utilizado(s). Os queimadores aquecem em média 10 m² a 70 m² e podem ser somados para aumentar a m².

 

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Lareira em uma peça redonda que pode ficar em qualquer lugar da casa

Artefacto BC

5 – Como é feita a instalação?

Os modelos prontos e portáteis não precisam de qualquer tipo de instalação. Já as lareiras (queimadores) que são embutidas, necessitam de um nicho para encaixe das peças (um gabarito técnico é fornecido no ato da compra). Esse nicho poderá ser feito na obra, ou com um marceneiro (no caso de ser de madeira), um marmorista ou um simples encaixe em pedriscos ou seixos. Mesmo assim, não precisam de mão de obra especializada, basta retirar da embalagem, encaixar no nicho previamente recortado, ambas prontas para o uso imediato, só fazer o manuseio conforme instruções enviadas e aproveitar.

 

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Sala decorada em tons claros com uma parede revestida em marmore, com um nicho para a lareira

Projeto e foto: AR ARQUITETURA DESIGN

6 – Como é feita a manutenção?

Os queimadores são feitos de aço inoxidável e podem ser limpos externamente com pano umedecido em WD40. Na parte interna usar apenas pano seco. Não recomendamos nenhum tipo de limpeza com produtos abrasivos ou solventes, que possam alterar seu funcionamento e causar mau cheiro. Limpe o queimador a cada 3 ou 4 utilizações para prevenir formação de mancha.

 

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Parede como divisoria de dois ambientes e com nicho para a lareira

Artefactp BC – Projeto: Fabio Morozini

 

7 – É necessário substituir o queimador?

Quando usadas com o Biofluído original, fornecido apenas para clientes fidelizados, não há necessidade de troca da manta interna. Podendo permanecer como novas durante muitos anos. Simplesmente faça a limpeza regularmente.

 

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Sala com decoralção sofisticada. Duas colunas ladeiam uma lareira em marmore

Projeto: Negrelli Teixeira

8 – Posso utilizar as lareiras em áreas externas?

Sim, a utilização poderá ser feita tanto dentro como fora de sua casa. Em áreas externas recomendamos o uso de uma tampa protetora contra água, folhas e insetos.

 

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Jardim de buchinhos com uma tocha de mini lareira

Projeto: Roberto Riscala

9 -Existem outros tipos de combustíveis para Lareiras?

É importante informar que a Ecofireplaces sempre recomenda o que há de melhor para seus clientes, por esse motivo só recomenda o uso do Biofluído. E alerta para algumas indicações incorretas do uso do Etanol de postos de combustíveis, produto que contém 27% de gasolina em sua composição, altamente tóxico para o uso em ambientes domésticos, com grandes prejuízos à saúde a médio e longo prazo, além de ter um alto poder de combustão, podendo causar incidentes físicos e materiais imediatos.

9 DICAS DE LAREIRAS ECOLÓGICAS. Sala com um balanço grande e ao lado uma parede de cimento queimado com um nicho para a lareira

Artefacto BC – Projeto: Roberto Cimino/ Nelson Amorin / Monica Galvani . Foto: Evelyn Muller

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: LAREIRAS

comentários