Um elemento arquitetônico que faz parte do imaginário de qualquer arquiteto brasileiro sem dúvida nenhuma são as escadas modernistas em formatos circular, as escadas helicoidais.

As escadas escultóricas em fôrmas perfeitas de concreto dos prédios públicos executadas no período modernista têm um lugar de desejo projetual para os profissionais brasileiros na atualidade assim como criar uma “piazza” – praça – para os arquitetos italianos.

Conhecida como escada caracol, espiral, circular ou helicoidal, o elemento arquitetônico vem se reinventando desde o período renascentista por permitir uma atmosfera única para a construção visual de um ambiente, e por esse aspecto lúdico é uma solução muito utilizada para ambientes com pé-direito duplo e mezanino, já que proporciona um efeito altamente decorativo.

Uma grande vantagem para se usar a escada helicoidal é o seu formato circular que economiza área para a sua instalação, escolha perfeita para espaços reduzidos. Já a desvantagem desse tipo de escada é a circulação limitada, já que pode ser mais difícil subir e descer para crianças e idosos, uma vez que dois movimentos são necessários: movimento de subida e de rotação.

Lúdica e funcional, a magia das escadas helicoidais. Foto da escada no Palacio do Itamaaty, um espaço livre com uma escada escultural

Escada do Palácio do Itamaraty projetada por Oscar Niemeyer (Fotografia: Leonardo Finotti)

Seja em pedra, como aponta os primeiros registros da escada renascentista de 1400 em Veneza, como a famosa escada espiral desenhada por Oscar Niemeyer para o Palácio do Itamaraty em Brasília em 1965, ou ainda mais recentemente as escadas helicoidais em vidro e mármore para as lojas Apple espalhadas pelo mundo, o modelo mostra que não há restrição quanto ao material, porém um cálculo estrutural envolvido para as peças sob medida são importantes para assegurar a sua resistência.

Lúdica e funcional, a magia das escadas helicoidais. Escada toda em vidro dentro de uma loja da Apple. Formato escultural

Escada patenteada pela Apple (Imagem: divulgação)

 

Lúdica e funcional, a magia das escadas helicoidais. Escada na nova loja da Apple toda e marmore italiano

A nova Apple Singapura tem escada curva em mármore italiano, desenhada pelo escritório britânico Foster + Partners (Foto: Nigel Young)

 

Se você achou que já viu tudo sobre escadas helicoidais, vou te provar o quanto esse assunto é digno de fascínio dos profissionais brasileiros.

Em mais um projeto impressionante, como todas as suas obras, o arquiteto paulista Isay Weinfeld mostra que na arquitetura basta sonhar e trabalhar muito para transformar ideias em realidades poéticas.

Em sua “Casa Cubo”, localizada em São Paulo, iniciativa de um casal de colecionadores de arte, foi concebida como casa de hospedagem e apoio a artistas, dispondo de todas as instalações necessárias para funcionar como uma residência convencional.

O programa foi distribuído no interior de um bloco cúbico, dividido verticalmente em três pavimentos e um mezanino. É justamente no acesso ao último pavimento que a magia acontece, com uma escada helicoidal suspensa, completamente revestida em lâminas naturais de madeira devidamente paginadas acompanhando a curvatura da escada, uma verdadeira obra de arte em meio a tantas outras colecionáveis.

Lúdica e funcional, a magia das escadas helicoidais. Escada escultutal em madeira em um epaço vazio

Escada helicoidal suspensa projetada por Isay Weinfeld (Foto: Fernando Guerra)

 

Lúdica e funcional, a magia das escadas helicoidais. Escada escultural em madeira dentro de um cubo branco, uma sala com pe direito alto

Escada helicoidal suspensa projetada por Isay Weinfeld (Foto: Fernando Guerra)

Caso esteja pensando executar uma escada em sua residência ou no seu negócio, é muito importante consultar um profissional capacitado para auxiliar no desenvolvimento desse elemento arquitetônico tão encantador e tão complexo de se executar, já que medidas mínimas e máximas de conforto precisam ser atendidas para proporcionar não apenas a estética, mas principalmente a funcionalidade.

 

   Fabiano Ravaglia  

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue  a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

comentários