Patricia Marinho (filha de Noel) e a sócia, Manuèle Colas, se servem de azulejos, desenhos e pinturas do acervo do arquiteto e artista e criam coleção de tapetes com estampas inspiradas na obra de Noel Marinho.

O arquiteto Noel Marinho, nascido em 1927, é representante da geração que participou intensamente da época áurea da arquitetura brasileira moderna, a partir dos meados dos anos 50. Sempre teve arte e design como atividades paralelas, com especial interesse pela integração do azulejo e do mosaico nos espaços estéticos de sua arquitetura.

Em 2012, a filha, a arquiteta Patricia Marinho, começou a organizar e catalogar os desenhos arquivados há anos e incentivou Noel a dar continuidade às suas criações. Firmou-se a marca Noel Marinho, e desse universo passa a fazer parte também a tapeçaria, com cores e formas que complementam ambientes ou se traduzem em peças notáveis e singulares.

Coleção de tapetes inspirada na obra de Noel Marinho. Mulher sentada em uma cadeira em cima de um tapete com circulos azul claro, peças de design.

Patricia Marinho / Foto: André Nazareth

Agora, no Estúdio Design Noel Marinho, Patricia e a sócia, Manuèle Colas, se servem da conjunção dos inúmeros azulejos, desenhos e pinturas do acervo do arquiteto e artista para, em parceria exclusiva com a AVANTI, materializar tapetes divididos em três coleções: coleção 58 (representada pelo modelo GUACHE), coleção 80 (representada pelo modelo COLAGEM) e coleção 2000 (representada pelo modelo TANDETA).

Coleção de tapetes inspirada na obra de Noel Marinho. Tapete na cor bege com detalhes retangulares brancos e pretos

Tapete modelo TANDETA / Foto: André Nazareth

 

Coleção de tapetes inspirada na obra de Noel Marinho.Tapete bege, com circulo laranja e traços pretos

Tapete modelo COLAGEM / Foto: André Nazareth

 

Coleção de tapetes inspirada na obra de Noel Marinho. Tres estampas com fundo bege e grafimos

Modelo TANDETA / COLAGEM / GUACHE

O lançamento desses 3 tapetes pela AVANTI dá novas feições a traços e matizes em tramas que reproduzem as composições de Noel Marinho, simples na sua sofisticação, rítmicas em sua simetria. Composições criadas a partir de guaches, recortes e colagens, que passaram aos meios digitais, numa evolução natural.

No resgate desse olhar, Noel Marinho é contemporâneo e atual.

 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

tag: Noel Marinho

comentários