Quando o casal decidiu reformar o imóvel de 235m² localizado em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, o principal desejo era ter o apartamento com décor leve.

A arquiteta Patricia Netto, amiga de longa da data dos moradores e, agora, clientes, assina o projeto com essa proposta de décor leve, contemporâneo e integrado.

Do projeto à finalização da obra, foram dez meses. Para trazer a amplitude desejada pelos moradores, a arquiteta optou por derrubar algumas paredes, integrando as áreas sociais.

“As paredes saíram para dar vez a essa integração, que é muito fácil de ser percebida no piso, através do tapete, que vai desde o estar principal até o longe, e no teto, com os rasgos de iluminação que vão desde a parede até o teto da sala de estar, com tamanhos irregulares”, afirma.

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Sala ampla com sofá azul, tapete azul e branco.

Foto: Denilson Machado

Como o imóvel era antigo, da década de 80, os revestimentos estavam inadequados para os dias atuais, com cores sombrias, como o marrom que existia na cozinha. Patricia propôs trazer para o décor leve com um ar praiano, aproveitando a atmosfera existente no bairro carioca.

“Como os moradores queriam espaços leves para receber visitas, a ideia foi promover a integração dos ambientes e trazer uma decoração leve e acolhedora”, explica a arquiteta, que também optou em um tom minimalista no uso de móveis.

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Sala ampla, com varanda. Sofá azul e tapate azul e branco.

Foto: Denilson Machado

 

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Sala de jantar com varios pendentes em tamanhos diferentes

Foto: Denilson Machado

Para isso, o azul se faz presente em vários pontos das áreas sociais, como na tapeçaria e mobiliário. Além disso, Patricia busca mesclar influências brasileiras e estrangeiras: um brise  – com inspiração no cobogó  – em marcenaria, desenhado pela arquiteta, permitiu que as áreas de circulação fossem ainda mais aproveitadas.

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Um painel em madeira clara com elementos vazados criando triaangulos, separa a entrada da sala.

Foto: Denilson Machado

Sobre a marcenaria, a arquiteta fala que deu uma atenção especial a esse detalhe, que já é uma assinatura em seus projetos.

O brise da entrada principal marca o acesso e encanta quem entra no apartamento. O painel atrás da TV recebe revestimento especial e é delimitado de forma irregular pelo detalhe marcenaria desenhada a sua frente”.

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Sala ampla e clara, Tv na parede, ao lado um retangulo de parede viva, com samambaias.

Foto: Denilson Machado

 

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Sala ampla, com rasgos no teto, persianas fecham a varanda

Foto: Denilson Machado

 

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Sala ampla com sofá azul, tapete azul e branco e painel em madeira clara divide o halla de entrafda da sala

Foto: Denilson Machado

Na cozinha, o uso de cimento queimado dá o tom do décor leve, a marcenaria desenhada sob medida, aproveita cada centímetro disponível. O cinza escolhido para as portas, junto com a cor do cimento queimado da continuidade a ideia minimalista. Repare como os eletrodomésticos se mesclam perfeitamente, quase desapercebidos.

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Cozinha com armarios na cor cinza escuro cimento queimado nas paredes.

Foto: Denilson Machado

 

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Cozinha com armarios na cor cinza e parede em cimento queimado.

Foto: Denilson Machado

 

APARTAMENTO COM DÉCOR LEVE. Cozinha com armarios na co cinza e cimento queimado nas paredes.

Foto: Denilson Machado

Os tons mais sóbrios são levados também para a suíte principal.

“O quarto recebeu cores fortes e masculinas, como gosta o casal. Atemporal, o cinza aparece predominantemente nas suas variações e o preto está nos detalhes”.

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

tag: Patricia Netto

comentários