Muitas pessoas que moram em apartamento sonham em ter sua própria horta.

Bem, se você tem uma sacada, seu sonho pode se tornar realidade facilmente.

Transforme (parte da) sua sacada em uma horta. Latinhas de alumínio com ervas plantadas formam um arranjo de centro de mesa

Imagem Via hgtv

Com poucos acessórios, você pode transformar parte da sua sacada em uma horta. Tudo que você precisa é de um pouco de espaço, luz solar e tempo livre.

As hortas de sacada podem ser intimistas, práticas, manejáveis, úteis e, acima de tudo, saudáveis.

Primeiro, você precisa pensar no espaço, no microclima e na localização e escolher hortaliças que possam se desenvolver bem na sacada.

Observe a localização da sua sacada ou terraço.

É mais ao sol ou mais à sombra?

Na parte ensolarada, praticamente qualquer planta cresce, mas na parte com sombra faz mais sentido plantar hortaliças folhosas, como chicória, alface, espinafre, rúcula e similares, para que não “queimem”.

As plantas em geral precisam de bastante espaço para um crescimento saudável, então, para que possam crescer bem, não plante as hortaliças muito perto umas das outras.

Se for possível, plante-as em diferentes níveis, como nos jardins ornamentais de sacada.

Transforme (parte da) sua sacada em uma horta.Parede com ripas e prateleiras com vasos de ervas

Imagem Via Blog Esposas

 

Cultivo em vaso e outras ideias práticas

Ao cultivar plantas em vasos, elas ficam limitadas ao espaço disponível. Por isso, escolha os tipos ou variedades caracterizadas por baixa estatura e crescimento, que tenham raízes ou bulbos pequenos e que produzam frutos pequenos.

As plantas mais adequadas para uma horta de sacada, que podem crescer bem e chegar à sua cozinha, são as especiarias.

Existe uma ampla variedade à sua disposição, como manjericão, salsinha, alecrim, tomilho, orégano, manjerona, hortelã, erva-cidreira, cebolinha etc.

Legumes menores também podem funcionar bem, como tomate cereja, pimentão, verduras com cabeça pequena, alho e cebola, além de cenoura, pepino e abobrinha de arbusto.

 

Transforme (parte da) sua sacada em uma horta. Vasos pretos , escrito em giz os nomes das ervas plantadas

 

As ervas e as hortaliças folhosas também podem ser plantadas em caixas de madeira, como, por exemplo, caixas de vinho que seriam descartadas.

Se você preferir uma jardinagem menos trabalhosa, coloque tudo sobre uma mesa de madeira, onde a altura para trabalhar será mais confortável do que no chão.

Você também pode aumentar o espaço para o cultivo criando uma horta vertical com a ajuda de paletes de madeira.

Com alguma habilidade, também é possível transformar uma escada em uma horta vertical – encoste-a na parede de modo que não ocupe muito espaço, mas que permita que você cultive algumas hortaliças básicas em uma sacada pequena.

Existem outras maneiras de reciclar itens domésticos e transformá-los em peças para jardinagem.

Os potes de vidro de geleia ou de conserva podem ser transformados em estufa de parede, o que é prático e dá um efeito visual interessante. Você também pode usar latas, garrafas, panelas velhas e até xícaras, em vez de potes de vidro.

Certamente, uma das ideias mais baratas e viáveis para a jardinagem de sacada é pendurar um organizador de sapatos usado na parede. Os bolsos são grandes o suficiente para abrigar salsinha, manjericão, tomilho, cebolinha e outras especiarias.

A jardinagem urbana, muitas vezes limitada por um espaço pequeno na sacada, também pode ser feita com tubos usados – corte a parte superior do tubo e plante em seu interior.

 

Transforme (parte da) sua sacada em uma horta.Muro repleto de garrafas pets recotratas e penduradas com ervas plantadas

Imagem Via Picasa

 

Transforme (parte da) sua sacada em uma horta. Garrafas pets com ervas plantadas, penduradas no muro

Outros fatores a serem considerados

Adeque a escolha do recipiente de plantio aos tipos de hortaliça selecionados.

Recipientes maiores e mais profundos devem ser usados para hortaliças em raiz (cenoura, por exemplo) e de maior crescimento, enquanto os vasos menores devem ser usados para as hortaliças menores.

Certifique-se de que o recipiente tenha uma abertura para a drenagem da água na parte inferior, pois isso evita que as raízes da planta apodreçam.

Os recipientes de plástico são resistentes e retêm boa umidade.

Os vasos de argila têm uma aparência natural e agradável, mas suas paredes absorvem água e, por isso, a terra seca mais rapidamente e as hortaliças precisam ser regadas com mais frequência.

Transforme (parte da) sua sacada em uma horta. latas de aluminio com ervas plantadas

Imagem Via hgtv

 

Plante as ervas ao longo da borda do recipiente, pois elas tendem a crescer pendentes e, dessa forma, cobrem a borda do vaso ou recipiente.

Independente do tipo de recipiente, é importante que o plantio conjunto seja feito somente entre ervas e hortaliças que têm necessidade semelhante de água e rega.

Boa jardinagem!

Post Via Gorenje 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

tag: horta em casa

comentários