Arquiteta Cristiane Schiavoni ensina como realizar o sistema de som em casa

Com o advento dos sistemas de áudio e vídeo para residências, o projeto de arquitetura de interiores deve dedicar atenção ao ambiente escolhido para as sessões de cinema em casa;

Profissional relaciona aos pontos imprescindíveis para a sonorização perfeita.

Investir em um sistema de som potente para a casa é uma demanda que segue em alta.

A busca pela sonorização dos projetos residenciais aumenta à medida que o mercado de áudio e vídeo lança os recursos de última geração, bem como soluções como a conectividade multimídia de sistemas que espelham os conteúdos dos smartphones e reproduzam nas telas das Smart TVs ganham espaço nas salas de TV dos brasileiros.

Para explicar como funciona a tendência e como ela está diretamente ligada ao décor dos ambientes, a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva seu nome, explica mais sobre o assunto.

A experiência do consumidor é a premissa para o projeto de automação de som residencial.

Com as novas tecnologias, filmes e programas de TV oferecem uma experiência muito mais completa, com efeitos de som que se assemelham aos de cinema e que podem ser reproduzidos no ambiente do lar.

Por isso, a sonorização de ambientes residenciais revoluciona o prazer de ouvir música e assistir filmes.

Com um bom projeto, é possível integrar todos os ambientes sociais, permitindo controlar o sistema de som à distância com o smartphone ou tablets.

O primeiro passo para o projeto é estabelecer onde será instalado.

Junto com meu cliente, defino os cômodos onde os sistemas serão colocados para iniciar o dimensionamento”, explica Cristiane.

 

TV com suporte giratório recebe sistema de som especial em projeto de Cristiane Schiavoni – Foto: Carlos Piratininga

próxima etapa se consiste na escolha dos equipamentos e esse quesito está inteiramente ligado ao gosto e como o morador pretende vivenciar esses momentos.

“Em quase 100% dos casos o cliente sabe perfeitamente a marca e a potência do sistema que deseja para a sua sala de home theater. Posso dizer que foi resultado da atenção pessoal que ele que dedicou nas buscas sobre os melhores equipamentos”, conta a arquiteta.

Para a montagem do home theater, Cristiane explica que os projetos podem contemplar desde os equipamentos mais simplificados, até os mais robustos.

De prática instalação, o soundbar é um aparelho de som que ajuda a potencializar a qualidade de áudio das TVs de tela plana e apresenta versões compostas por dois alto-falantes ou modelos mais evoluídos, com subwoofers e outros alto-falantes para exibir o som surround.

 “Nesses casos, costumo dizer que se trata de moradores que buscam o prazer de curtir suas músicas e filmes preferidos, mas sem a exigência de investimentos mais altos por conta da robustez do projeto de som”, avalia a arquiteta.

Foto: Carlos Piratininga

Os mais completos compreendem a disposição de caixas de som no forro, a colocação de receivers para distribuição do som e a escolha dos sistemas de 5.1 ou 7.1 para amplificar a qualidade do som.

Nesse projeto ainda devem ser considerados a conexão com equipamentos como aparelhos de DVD e Blu Ray – pois ainda existem muitos apaixonados por colecionar os filmes preferidos em mídias –, além de videogames.

“Os clientes que adotam sistemas mais complexos têm um apreço ímpar pelo áudio e vídeo e conseguem sentir a vibração do som em uma cena de filme ou a virtuosidade de uma nota musical que o soundbar não permite”, relativiza.

Instalando o projeto:

Foto: Carlos Piratininga

Ao realizar o projeto, o profissional consegue trabalhar a infraestrutura que permitirá ‘esconder’ os conduítes, definir o melhor layout do ambiente e no rebaixo do gesso, além de aplicar os revestimentos sem nenhuma surpresa.

Sempre recebo pedido dos meus clientes quanto à caixa de som no teto, que precisa estar encaixada ‘rente’ ao forro. Mas para atingir esse resultado precisamos ter a caixa em mãos previamente”, detalha Cristiane.

De acordo com a profissional, para que o som se propague da melhor forma, não basta apenas investir em equipamentos.

É preciso dedicar atenção na escolha de cabos e fios de qualidade, já que essas escolhas interferem diretamente na excelência ou problemas com o som.

Além disso, a seleção dos itens que compõem os ambientes também é imprescindível para o bom funcionamento do projeto de áudio.

Partindo do princípio físico de que o som é uma onda, sua emissão por meio de uma caixa deve encontrar um ambiente adequado para sua propagação.

Para tanto, a definição dos materiais utilizados no décor também é responsável por garantir um bom resultado na qualidade acústica.

 “Nesse processo, trabalho para indicar as melhores possibilidades de sofá, cortina e tapetes, que são aliados na composição geral”, detalha Cristiane.

Para clientes que buscam instalar o sistema de som e que no momento não contam com a viabilidade de uma reforma, aparelho de bluetooth contribuem para conquistar o tão sonhado projeto de sistema de som, sem o desgosto de visualizar os fios aparentes.

Nem sempre a qualidade do som é igual aos modelos com fios, mas é uma ótima alternativa para evitar adequações maiores”, finaliza a profissional.

Acompanhe as situações de instalação de equipamentos de som em projetos realizados pelo escritório de Cristiane Schiavoni:

1. TV escondida:

Neste ambiente com detalhes minimalistas, TV e sistema de som ficam escondidos atrás do vidro – Foto: Carlos Piratininga

Neste projeto, Cristiane Schiavoni ocultou a TV atrás de uma tela de vidro.

Para deixar o projeto de som eficiente, todo o sistema (receiver, blu-ray e decodificador) contou com um planejamento detalhado para estar em um outro ambiente.

Foto: Carlos Piratininga

 

Conseguimos fazer todo este sistema funcionar com qualidade e, além disso, conseguimos como resultado do décor, criar uma ambientação mais minimalista”, explica.

2. Equipamentos no décor

 

 

Com o telão embutido no teto, Cristiane seguiu as características, deixando o sistema de som aparente – Foto: Carlos Piratininga

 

Foto: Carlos Piratininga

Para uma experiência de cinema, nesse apartamento com ares industriais Cristiane instalou o telão, permitindo que os equipamentos, assim como os conduítes de elétrica, seguissem de forma aparente.

3. TV com sistema de suporte giratório

A instalação permite o uso do eletroeletônico nos ambientes de jantar e estar – Foto: Carlos Piratininga.

Neste projeto moderno, a protagonista é a TV com sistema de suporte giratório que atende dois ambientes: o home theater e a sala de jantar.

Para atender a demanda, todo o sistema de som contou com a passagem da infraestrutura pelo forro de gesso e pela tubulação.

4. Varanda equipada:

Nesta varanda, o projetor com sistema de som embutido garante a diversão da família – Foto: Carlos Piratininga.

 

Na varanda projetada para uma família que adora promover reuniões e momentos especiais, a arquiteta equipou o ambiente com um telão de vidro que projeta a imagem para os dois lados, além de um sistema de áudio embutido.

“Por se tratar de um ambiente com grande luminosidade em função do fechamento de vidro, buscamos um modelo correto do projetor para não dificultar a visualização da imagem”, finaliza Cristiane.

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: Cristiane Schiavoni

comentários