Há cerca de um mês teve início a quarentena na maioria das cidades do país, quando as pessoas tiveram de adaptar suas rotinas e espaços de trabalho para o ambiente doméstico, e lidar com uma variedade de emoções que vieram à tona neste período, nos trazendo mais introspecção e reflexão.

Em meio a todas as preocupações inerentes à grande transformação que a crise mundial da COVID-19 nos traz, além dos cuidados relacionados à higiene e prevenção, é preciso estar atento aos impactos causados no emocional das pessoas, e as cores podem ser grandes aliadas neste sentido.

Todos os anos, a Tintas Eucatex realiza um estudo para determinar qual cor seguirá como tendência no ano seguinte, levando em consideração não somente aspectos de consumo, mas também características comportamentais e necessidades da sociedade contemporânea.

Estes tons servem como uma ferramenta de apoio para despertar emoções importantes dentro dos períodos examinados, assim como para “neutralizar” aspectos que não nos fazem bem.

A partir das últimas cores do ano, a Tintas Eucatex traz algumas dicas de como inserir tonalidades na decoração a fim de ajudar a ter mais harmonia no lar e a enfrentar  momentos emocionalmente mais difíceis ou confusos.

Confira!

Modernismo

Eleita como a cor de 2020, Modernismo (2199E) é um tom de rosa claro, com nuances de cinza e azul, que traduz as emoções de afeto, compreensão, doçura e prosperidade.

Uma tonalidade que surgiu em meio a um momento de polaridade política e acirramento de opiniões, por isso, traz um incentivo ao diálogo e a intenção de construção de um futuro melhor.

Por ter um aspecto mais neutro, pode ser incorporada à decoração em doses generosas, e une os significados das cores rosa e azul, sendo ideal para quem precisa de leveza e tranquilidade.

Uma ótima opção para os ambientes íntimos da casa, como quartos e salas de estar.

Tintas Eucatex dá dicas sobre como as cores podem influenciar o humor na quarentena. Quarto com a parede de fundo pintada de rosa clarinho,cortinas brancas e cama de casal com lençóis branco e rosa

 

Especiaria Antiga

Em 2019 foi a vez de Especiaria Antiga (2145E), uma tonalidade que também traz um pouco de rosa, mas desta vez mais fechado e ligado à terra.

Essa cor remete às nossas raízes e à nossa herança cultural derivada da época colonial, quando as casas eram pintadas com cal,  tingida por pigmentos naturais.

Por ser um tom forte, é indicada certa moderação quanto à quantidade dentro dos ambientes. Ao misturar tons de rosa e vermelho, é uma cor muito estimulante e elegante, que incentiva ao convívio social.

É indicada para fachada das casas, áreas externas como jardins e varandas, além de ser ótima para cozinha e salas de estar.

Tintas Eucatex dá dicas sobre como as cores podem influenciar o humor na quarentena. Fachada de um casa, com dois andares, pintada com uma cor terrosa

 

Eucalipto

A cor verde é repleta de significados, pois sugere uma conexão com a natureza, saúde, energia, liberdade e esperança.

Em 2018, Eucalipto (2938E) foi eleita como cor do ano da Tintas Eucatex trazendo à tona esse misto de boas vibrações, em um tom mais delicado e puxado para o acinzentado, que inspira o vínculo e a reflexão sobre o meio ambiente.

Um ótimo recurso para quebrar espaços muito estimulantes, devido a sua aura de compostura e seriedade. Já em locais muito neutros e frios, essa cor acrescenta um pouco de conforto e acolhimento.

Uma tonalidade que abraça todas os ambientes e sensações, justamente por propor o equilíbrio e despertar leveza, tranquilidade e harmonia, permeada por estilos que vão dos mais étnicos aos mais cosmopolitas.

Tintas Eucatex dá dicas sobre como as cores podem influenciar o humor na quarentena. Detalhe de um parede pintada de verde bem fechado, escuro. Com um sofá cinza

 

Arquipélago

Com característica mais vibrante, Arquipélago (2412E) foi a cor de 2017.

Esse tom de azul representa um ponto de equilíbrio entre a paz, a calma e a tranquilidade que as pessoas buscam para seu cotidiano e a necessidade do novo, criativo e inovador. Assim, essa cor proporciona, num só tempo, confiança e bem-estar.

O azul é uma cor muito popular e, por trazer esse aspecto de tranquilidade, principalmente, em escalas mais claras, é muito indicada para ambientes em que se quer “desacelerar”. Por isso, é uma ótima opção para os quartos e salas de estar.

Nos locais onde é necessário mais estímulo, opte por tons escuros, que ajudarão a conferir um aspecto de maior sobriedade, credibilidade e confiança, como em home offices e cozinhas.

Tintas Eucatex dá dicas sobre como as cores podem influenciar o humor na quarentena. Um sala clara, com janelas altas, a parede de fundo do sofá cinza está pintada de azul e com uma composição de quadros na parede.

 

Nós aqui da Conexão Décor, somos apaixonadas por cores!

Temos vários posts sobre o assunto, inclusive com sugestões de combinações de cores.

Confiras alguns deles clicando nos links abaixo:

Combinação de cores by Conexão Décor

Cores de 2020

Cores de 2019

Cores de 2018

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

tag: cores

comentários