Não sei vocês, mas eu estou em um relacionamento sério com a minha cozinha. Um amor cheio de altos e baixos,  inevitável depois de mais de 50 dias de confinamento.

Muitos estão tendo que lidar a fundo com panelas pela primeira vez e outros buscam receitas esquecidas em livros ou na memória.

Passando tanto tempo nesse cômodo da casa, quem não repensou vários detalhes que poderiam ser melhorados? Uma cuba mais funda, um piso mais prático, uma coifa bem moderna, um escorredor de pratos camuflado?

Para dar uma ajudinha, conversamos com arquitetos e decoradores que nos deram bons conselhos e mostraram cozinhas, bem, que todos gostaríamos de ter.

 

O arquiteto Chicô Gouvea é quase um chef. Cozinhar é um de seus hobbies e a cozinha de sua casa, um delírio visual de bom gosto.

Acho que ela deve fazer parte da sala pois é tão importante quanto. Deve ter boa circulação e os apetrechos à mão para facilitar. Um bom fogão é indispensável. Tenho o meu, da Lofra,  há anos e não me arrependo. Itens que acho importantes: um triturador, um processador, um exaustor, pelo menos duas boas facas.

Cozinhas com estilo. Cozinha da casa do arquiteto Chicô Gouvea, aberta para a sala, com coifa em cima do fogão repleta de temperos

Projeto: Chicô Gouvea    Foto: Rodrigo Azevedo

 

Bernardo Gaudie-Ley e Tania Braida, da Beta Arquitetura concordam que nesses tempos de pandemia, todos pensam em ter cozinhas práticas.

A maioria quer marcenaria mais fechada e superfícies de fácil limpeza e manutenção como o quartzo e Corian que são, inclusive, antibacterianas. Os pisos com menos rejuntes e com pouca absorção são os mais indicados e outra coisa que gostamos muito de fazer é subir a pedra da bancada nas paredes criando grandes frontispícios que facilitam bastante a limpeza dessa área da cozinha”

Cozinha com estilo. Essa cozinha totalmente integrada para a sala com ilha central em porcelanato imitando mármore e ao lado uma mesa de madeira

Projeto: Beta Arquitetura

 

O amarelo, assim como o cinza e o preto também são cores muito em voga. O primeiro consegue tornar os ambientes solares e os segundos, porque são mais fáceis de limpar  – e cá entre nós, conseguem esconder algumas imperfeições.

Mas não é o caso da linda cozinha do arquiteto Ronald Goulart, que usou esses tons para seguir os mesmos da sala de jantar.

Como o pé direito do meu apartamento tem quatro metros, tive que rebaixar o teto da cozinha para poder instalar a coifa. Botei também ar refrigerado, mas como tenho grandes janelas, o cheiro da comida não passa para os outros ambientes. Optei pelo granito preto nas bancadas e piso cimentício. Nas paredes, quebrei um paradigma e usei pintura mesmo. Estão impecáveis até hoje. Os armários são de padrão jacarandá, da Florense. Para quebrar a monocromia, tenho muitos objetos coloridos. Acho triturador fundamental mas em meio a essa pandemia me vi pensando que gostaria de ter cubas maiores. Estou lavando até banana!”   

Cozinha com estilo. Cozinha ampla com uma ilha em L, bancadas pretas e armarios em madeira, paredes pintadas na cor cinza azulado

Projeto: Ronald Goulart

 

Cozinha com estilo. Cozinha ampla com uma ilha em L, bancadas pretas e armarios em madeira, paredes pintadas na cor cinza azulado. Bancada com duas alturas , a mais baixa servindo como mesa. Cadeiras pretas e louça colorida

Projeto: Ronald Goulart

 

Cozinha com estilo. Cozinha ampla com uma ilha em L, bancadas pretas e armarios em madeira, paredes pintadas na cor cinza azulado. Forno e microondas embutido.

Projeto: Ronald Goulart

 

O arquiteto Ricardo Melo aconselha vivamente o uso de bancadas de silestone, um investimento que vale a pena porque não absorve gordura, pigmentos, vinho ou molhos.

Nesses tempos de pandemia, ter uma grelha com pedra vulcânica para fazer churrasco é uma boa opção. Fornos em torre também são ótimos ( um forno baixo e outro no meio da parede) pois evitam que a pessoa se abaixe tanto. Práticas também são as paredes com pouco rejunte, pois eles acumulam muita sujeira. Sempre que possível, subir um pedaço da bancada sobre a parede. Fica mais bonito e higiênico. Os armários são da Florense, em microtextura, mais resistente que a laca. Ah, dosador de detergente é ótimo.”

 

Cozinha com estilo. Bancada em silestone cinza , armarios superiores com porta em vidro transparente e inferiores na cor azul.

Projeto: Ricardo Melo

 

Cozinha com estilo. Bancada de silestone cinza com cooktop e pedra vulcânica

Projeto: Ricardo Melo

 

Cozinha com estilo. Cozinha com planta tipo corredor, bancadas pretas e todos os armários brancos sendo que os de cima em vidro branco leitoso, eletrodomésticos em inox e torre com forno e microondas embutido

Projeto: Ricardo Melo

 

Cozinha com estilo. Cozinha revestida com azulejos com desenho gráfico nas cores preto e branca. Armários pretos e bancada branca

Projeto: Ricardo Melo

 

Cozinha com estilo. Cozinha bem iluminada, paredes revestidas de pastilhas amarelas e bancada e armários brancos

Projeto: Ricardo Melo

 

A arquiteta Bianca da Hora aconselha a utilização de nichos, prateleiras e organizadores de louças e talheres para facilitar o trabalho, especialmente em cozinhas pequenas.

” A organização de mantimentos e equipamentos, de acordo com a frequência da utilização, também deve ser pensada. Para panelas e talheres, o melhor é usar as partes mais baixas e os utensílios que são usados em ocasiões especiais, na parte mais alta.”

Outra dica é ter os mantimentos em recipientes transparentes e etiquetados. Também aconselha o uso de uma mesa de apoio com banquetas para as refeições rápidas.

“Nesta quarentena a cozinha é o ambiente da casa onde passamos mais tempo e aí vemos o que poderia melhorar nela. Atividades simples como cozinhar, passam a ser uma grande distração.”

Nas bancadas, o ideal é usar materiais de baixa porosidade, como o Dekton e Silestone, que são ultracompactos. Eles são extremamente resistentes a arranhões, altas temperaturas e não absorvem água e gordura como o mármore e o granito, evitando o aparecimento de manchas, facilitando a limpeza e aumentando a vida útil da cozinha.

Indico também revestimentos em porcelanato e sempre que for possível, a integração da cozinha à sala para aumentar a sensação de amplitude do ambiente e melhorar a ventilação e iluminação. Hortas verticais são uma ótima alternativa para quem gosta de ter temperos frescos sempre à mão, além de ocupar pouco espaço e dar um charme a mais ao espaço.”

 

Cozinha com estilo. Cozinha com horta em vasos. Toda branca, inclusive armários. Coifa e churrasqueira

Projeto: Bianca da Hora

 

Cozinha com estilo. Cozinha tada branca, com ilha no meio em silestone com mesa em madeira acoplada

Projeto: Bianca da Hora.

 

Já as arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, da BRISE ARQUITETURA aconselham a se prestar atenção às tomadas, que devem ser em boa quantidade e em pontos estratégicos da cozinha para facilitar o dia-a-dia dos moradores evitando concentrar eletros em um único local.

Elas também aconselham que armários abertos com tudo à mostra sejam indicados apenas a clientes muito organizados.

 ” De uma forma geral, vale a pena investir em superfícies de fácil limpeza e manutenção, tanto no piso como nas bancadas. Quem não tem um piso adequado, tem a opção de mudar sem fazer obra. Basta aplicar porcelanato e pisos vinílicos sobre o já existente. Também gostamos de cozinhas bem claras, que passam a sensação de limpeza, e pontos de luz em locais estratégicos, como a área de trabalho e de refeição. Quadrinhos decorativos, bowls coloridos,  certamente ajudam a deixar a cozinha mais acolhedora, com ares de ambiente de estar.. “

Cozinha com estilo. Cozinha que integra a sala com um porta de correr em madeira

Projeto: Brise Arquitetura

 

Cozinha com estilo. Cozinha integrada a sal com um porta de correr em madeira

Projeto: Brise Arquitetura

 

Para seguir o estilo! A SPICY tem três sugestões para deixar sua cozinha mais pratica e estilosa.

Imagem de um espremedor de cítricos em aço inox

Espremedor de cítricos

 

Imagem de uma fritadeira na cor preta

Fritadeira Elétrica

imagem de um picador de vegetais na cor branca

Picador de vegetais em aço inox

 

Quarta que vem tem mais dicas. Quem tiver uma máquina de desinfetar produtos, por favor me avisa.

Sonho de consumo!

Suzete Aché

[email protected]

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens  para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

 

tag: cozinha

comentários