Conheça a arquiteta e designer que encarou desafios e conquistou o mercado europeu.

A arquiteta e designer carioca Monica Geronimi vive em Milão desde 2013 onde criou a mg12, empresa de produtos para casa e banheiro.

Foto da arquiteta Monica Geronimi, sentada com blusa cinza e um colar ambar

Monica Geronimi

“Em setembro de 2013  nos transferimos para Milão e os motivos foram vários: fugir da  crise que prevíamos e a vontade de realizar o sonho de desenhar os meus próprios produtos. A decisão foi tomada em 2010 e por dois anos, no período das férias de verão no Brasil, íamos para Milão, colocávamos as crianças na escola e trabalhávamos. No segundo ano em que fizemos isso, eu desenhei e propus a uma empresa italiana que já era nossa parceira, uma coleção de toalheiros aquecidos I Geometrici, em  janeiro de 2012. Eles gostaram demais do produto e decidiram expor três dos modelos no Salão do Móvel do mesmo ano. Isso nos deu o estímulo que precisávamos e organizamos para setembro do ano seguinte a mudança para a Itália” conta Monica.

Formada pela UFRJ em Arquitetura e Urbanismo, Monica resolveu ir para Milão logo depois de formada e graduou-se na Escola Politécnica em arquitetura com especialização em desenho industrial.

Sala de jantar em tons neutros, cadeira e mesa em madeira

“Mesa Gregorio, em homenagem a Gregorio filho da arquiteta Vanessa Lessa, que trabalhou 8 anos comigo e hoje é uma das arquitetas de maior sucesso em NY.”

 Nesse período, trabalhou em vários escritórios dentre os quais o de Daniela Volpi e Federica Zanuso – filha do famoso arquiteto Marco Zanuso que desenhou o telefone Grilo e outras peças icônicas do design italiano.

Nessa época também, casou-se com Enrico, físico de formação, e resolveram voltar ao Brasil onde fundaram a Punto, importadora de produtos para casa incluindo maçanetas, porcelanatos, metais para banheiro e que tornou-se a marca queridinha entre os arquitetos do Rio e São Paulo.

Aos poucos foram chegando as crianças: João Paulo, Sofia, Maria Ester e Caterina, a mais moça, que tem onze anos.

 

Cuna em corian branco, com  design. Formato com base de baixo maior e uma aba em cima da onde sai a agua

Cuba

 

“O início foi muito difícil, reformar casa, escritório, colocar as crianças no colégio, administrar  a  Punto e desenhar os produtos da mg12. Aqui na Itália também contei com a ajuda de mães incríveis que acolheram meus filhos como se fossem seus próprios filhos. E isso foi fundamental, as crianças hoje tem muitos amigos e nós também nos sentimos queridos e requisitados o tempo todo.”, confessa. ” Moramos e trabalhamos num bairro lindo, na frente da famosa Rotonda della Besana sede do Museu da Criança MUBA, uma construção histórica de rara beleza arquitetônica com um jardim lindo. Virou o quintal da minha casa, os aniversários eram comemorados alí e  serviu de playground para os  nossos quatro filhos”.

Os produtos da mg12 são totalmente made in Italy e ecofriendly , e tiveram inspiração nos filhos e nas crianças que moram no coração da arquiteta como o lavabo JP, a mesa Sofia, as mesinhas Ester, os acessórios Nina e a mesa Gregorio.

 

Foto de um criança ao lado de um toalheiro em formato de elefantinho branco

Toalheiro aquecido Elephant

 

Menina pendurando uma toalha de bolinhas coloridas do toalheiro em formato de coroa branca

Toalheiro aquecido Crown.
Foto: Denilson Machado

 

sofá pequeno de dois lugares forrado em veludo molhado encostado na parede de cobogó branco

Namoradeira

“O conceito dos produtos da mg12 é o de criar produtos para casa que possam ser personalizados nas dimensões, acabamentos, tecidos, etc,  para ir de encontro às necessidades dos projetos também em termos de “mood” 

“Um bom exemplo é a mesa Sofia, que pode ser em madeira, mas também em ônix, e o resultado é muito diferente. Com isso podemos atender as necessidades de arquitetos na França, na Rússia ou no Marrocos. Fornecemos produtos para hotéis e Spas e personalizamos de acordo com as exigências do projeto. Nos últimos anos desenhamos muitos produtos, fornecemos para seis hotéis espalhados pelo mundo –  da Costa Azul a Marrakech – e procuramos pessoas que nos ajudem a fazer crescer esta realidade. Gostaríamos de abrir flagships como a de Milão em outras capitais também.”

 

Sala com sofá grande bege, ao lado uma poltrona robusta em couro e uma mesa de centro em madeira com desenhos de gomos

Mesa Sofia em madeira.

 

mesa de centro retangular com base em latão e no meio peças em onix fazendo a base

Mesa Sofia

 

Apesar de todo cuidado artesanal para atender seus clientes, a empresa tem também uma linha industrial onde estão inseridos os toalheiros aquecidos, as lixeirinhas, o chuveiro e os acessórios de banheiro.

Já as mesas em mármore, ônix ou couro são feitas sob encomenda com as medidas dadas pelo arquiteto ou o cliente final.

 

chuveiro redondo embutido no teto, deixando apenas os furinhos de fora

Chuveiro Bombo

 

Peças retangular branca com uma peça em L para colocar papel higiênico

Lixeirinha e porta papel higiênico.

 

Peças retangular branca com uma peça em L para colocar papel higiênico

Lixeirinha e porta papel higiênico.

 Monica faz questão de destacar que  o sonho foi possível por terem uma equipe maravilhosa na Punto, que continua a atuar tanto no Rio quanto em São Paulo.

É através da marca que vende seus produtos mg12.

E o coronavírus?

“Seguimos todas as ordens vindas do governo italiano. Estou curtindo os filhos em casa, sem festa, sem ter que buscar ninguém no meio da noite! O duro será pagar  os funcionários para ficarem em casa, mas vamos deixar nas mãos de Deus e fazer a nossa parte.”

 

Suzete Ache

suzete.ache@conexaodecor.com

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

tag: dna carioca – monica geronimi

comentários