Em um momento grave de pandemia que estamos passando – e vai passar! – no qual nos exige um distanciamento social, nos vimos obrigados a trabalhar remotamente de um dia para o outro, forçando empresas a adotar o sistema de trabalho “home office”.

Para muitos a flexibilização de trabalhar em casa era aquele sonho de consumo do emprego do futuro, tão almejada em estruturas de trabalho rígidas e burocráticas. Essa autonomia forçada em decorrência do atual momento global exige grandes adaptações em curtíssimo prazo de tempo, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores que precisam adaptar um cantinho na casa para trabalhar.

Na grande maioria das moradias, a casa nunca demandou um espaço  para trabalho, como quartos multiusos para hóspedes e bancada de trabalho ou estudo, e por esse motivo alguns ajustes são importantes para que o trabalhador encontre algum ambiente ideal na atual distribuição de cômodos para usar o bem mais preciso que ele tem no momento: o tempo. Veja 6 dicas infalíveis para manter o ambiente funcional, organizado e por que não decorado!

1- Encontre um local para a área de trabalho

É importante encontrar um espaço que seja calmo e com pouca circulação, no caso de uma casa com mais pessoas, para que se mantenha a concentração. Evitar usar ambientes funcionais da casa, como quarto – para casais, ou sala de tv – quando se tem filhos, é importante para não interferir na dinâmica da família.

2- Nova demanda depende de adaptações

Se a casa for um quarto e sala, a mesa de jantar será inevitável para utilizar como espaço de trabalho. Porém, se houver mais ambientes, procure ter um móvel de uso fixo para trabalho e para isso, vale reaproveitar um aparador ou escrivaninha para essa função, sem muitos gastos.

3- Cuide da sua saúde física e mental

Trabalhar em casa requer alguns cuidados importantes para a saúde, como a utilização de uma cadeira confortável e preferencialmente com regulagens de altura e braços para manter o alinhamento do corpo. Além disso, a iluminação natural é importante e se possível procure se posicionar próximo a uma janela – ter uma visão do horizonte ajuda a eliminar o cansaço da visão. A iluminação artificial também se faz necessária para evitar forçar a visão, o uso de luminárias de mesa ajuda e ainda decora. Há, e não se esqueça, ter plantas próximo a área de trabalho é muito benéfico, conforme já falado na matéria “ Design Biofílico: Arquitetura Que Transforma A Sua Vida

4 – Mantenha o ambiente organizado

Para aumentar a sua produtividade é importante eliminar qualquer possibilidade de distração. Dessa forma, procure manter objetos sempre à mão e de forma organizada, assim se evita levantar a todo instante. Além disso, se estiver compartilhando o espaço com outra função, como uma sala de jantar ou estar, tente manter o ambiente sempre limpo e arrumado, evitando a distração visual. Por fim, algo simples e que incomoda é ver os fios embolados, que pode passar uma impressão de bagunça e para isso procure estar próximo a tomadas e com os fios organizados ou escondidos.

5- Faça um planejamento

É importante manter a disciplina e fazer valer o horário de trabalho, evitando distrações e manter o foco. Fazer um planejamento na noite anterior e começar o dia já com as tarefas programadas é essencial para criar disciplina e evitar procrastinações de tarefas. Além disso, mantenha uma rotina de trabalho como por exemplo se arrumar como se fosse sair para trabalhar, manter a casa arrumada e fazer um acordo de convivência com os demais moradores da casa para evitar interrupções.

6 -Use a tecnologia a seu favor

Alguns softwares e apps auxiliam no gerenciamento de tempo e produtividade, incluindo até um alinhamento da comunicação com demais pessoas da empresa. A tecnologia está à disposição para um melhor rendimento e para que tudo isso funcione, uma boa internet também é essencial.

Fabiano Ravaglia

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

comentários