A ORIGINALIDADE DO DESIGN LAPIDADO

Exposição mostra o uso de rochas naturais muito além de pisos, paredes e bancadas.

Durante quatro dias (11 a 14 de fevereiro), a cidade de Vitória, Espírito Santo, recebeu milhares de pessoas interessadas e atentas no momento transformador que o design traz para a indústria de pedras naturais.

A exposição Brazilian Stones Original Design, uma iniciativa de promoção atrelada ao Projeto Brasil Original Stones, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com intuito de promover a indústria nacional de rochas ornamentais e apresentar a grande variedade de uso para das pedras naturais fabricadas em solos brasileiros, a exposição reuniu 22 designers e 16 empresas dispostos a darem novo significado aos mármores, granitos e quartzitos.

A tecnologia de ponta empregada pelas marcas possibilitou aos profissionais criarem peças já tradicionais na decoração e composição de ambientes, como mesas, poltronas, aparadores e luminárias, porém, pensadas de maneira inovadora e com formatos que surpreendem pela ousadia no trabalho e pelas possibilidades de aplicação das pedras naturais na sua confecção.

Para Reinaldo Dantas, presidente da ABIROCHAS, a presença dos profissionais brasileiros e estrangeiros tem um importante significado para a associação e destaca o design como um resgate do espírito desenvolvimentista, aprimoramento e modernização da indústria importante significado.

“A criatividade e o olhar artístico dos designers, aliados ao domínio técnico das empresas, refletem a singularidade das pedras naturais”, comentou.

A exposição, que contou com a curadoria da arquiteta e designer Vivian Coser, aconteceu durante a Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America.

“O nosso objetivo é fazer com que o setor se renove e incorpore o trabalho do designer e arquiteto como parte do processo de expansão da indústria de rochas ornamentais”, diz Vivian.

Já Roberta Britto, gestora de projetos da ABIROCHAS, falou sobre o sucesso da exposição e a sinergia entre o criativo e o conhecimento técnico.

“Mais uma vez esse momento superou as nossas expectativas com a adesão de 22 designers, sob curadoria da Vivian, e a integração de 16 empresas.

Para a ABIROCHAS está muito claro que a agregação de valor do setor de rochas ornamentais passa pela incorporação do design.

Para as próximas edições, esperamos ter cada vez mais empresas e profissionais participantes para que possamos difundir, no Brasil e em outros países, a beleza da rocha ornamental materializada em produtos de design assinado, seja em pequena ou grande escala”, finaliza Britto.

Bruno Faucz
Mesas Hago, de Bruno Faucz
Banco Recorte de Luciano Della Marta
Luciano Dalla Mart
Estevão Toledo
Cadeira estONE, de Estevão Toledo
Fruteira Furoteira, assinada por Ivan Rezende
Claudia Prado
Mesa de centro Infinito, assinada por Claudia Prado

Jorge Sant’Anna
Luminária Luminox, de Jorge Sant’Anna
Mancebo StandBy, por Claudia Moreira Salles
Mesa de Centro Planos, assinado por Lattoog
Leonardo Lattavo, da Lattoog
Luciano Santelli
Mesa latera Quartz, por Luciano Santelli
Poltrona Achetype, assinada por Giorgio Buonaguro
Cuba Slipper, assinada por Ludson Zampiroli
Ludson Zampirolli
Natália Scarpati
Espelhos Orbe, por Natalia Scarpati
Rodrigo Jorge

Mesa Lateral Ettore, assinada por Arthur Casas

Ana Neute

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: Brazilian Stones Original Design

comentários