A ORIGINALIDADE DO DESIGN LAPIDADO
Exposição mostra o uso de rochas naturais muito além de pisos, paredes e bancadas.
Durante quatro dias (11 a 14 de fevereiro), a cidade de Vitória, Espírito Santo, recebeu milhares de pessoas interessadas e atentas no momento transformador que o design traz para a indústria de pedras naturais.
A exposição Brazilian Stones Original Design, uma iniciativa de promoção atrelada ao Projeto Brasil Original Stones, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Com intuito de promover a indústria nacional de rochas ornamentais e apresentar a grande variedade de uso para das pedras naturais fabricadas em solos brasileiros, a exposição reuniu 22 designers e 16 empresas dispostos a darem novo significado aos mármores, granitos e quartzitos.
A tecnologia de ponta empregada pelas marcas possibilitou aos profissionais criarem peças já tradicionais na decoração e composição de ambientes, como mesas, poltronas, aparadores e luminárias, porém, pensadas de maneira inovadora e com formatos que surpreendem pela ousadia no trabalho e pelas possibilidades de aplicação das pedras naturais na sua confecção.

Para Reinaldo Dantas, presidente da ABIROCHAS, a presença dos profissionais brasileiros e estrangeiros tem um importante significado para a associação e destaca o design como um resgate do espírito desenvolvimentista, aprimoramento e modernização da indústria importante significado.
“A criatividade e o olhar artístico dos designers, aliados ao domínio técnico das empresas, refletem a singularidade das pedras naturais”, comentou.
A exposição, que contou com a curadoria da arquiteta e designer Vivian Coser, aconteceu durante a Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America.
“O nosso objetivo é fazer com que o setor se renove e incorpore o trabalho do designer e arquiteto como parte do processo de expansão da indústria de rochas ornamentais”, diz Vivian.
Já Roberta Britto, gestora de projetos da ABIROCHAS, falou sobre o sucesso da exposição e a sinergia entre o criativo e o conhecimento técnico.
“Mais uma vez esse momento superou as nossas expectativas com a adesão de 22 designers, sob curadoria da Vivian, e a integração de 16 empresas.
Para a ABIROCHAS está muito claro que a agregação de valor do setor de rochas ornamentais passa pela incorporação do design.
Para as próximas edições, esperamos ter cada vez mais empresas e profissionais participantes para que possamos difundir, no Brasil e em outros países, a beleza da rocha ornamental materializada em produtos de design assinado, seja em pequena ou grande escala”, finaliza Britto.

































