Maison&Objet completa 25 anos

primeira vez que fui à Maison&Objet em Paris, a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa, que acontece em janeiro e setembro, era convidada da organização do evento.

Sem saber o que me esperava, mas cheia de atitude, tive o prazer de fazer parte do júri Parcours Fil Vert, o que equivale a destacar, entre tantos expositores, os que explorassem melhor a economia de recursos, o desenvolvimento responsável e o ecodesign.

Descobri marcas super interessantes, como a senegalesa Thotmea, a japonesa Prairie Dog e a malinesa Magbe Camara.

Fora dos pavilhões em Paris Nord Villepinte, perto do aeroporto Charles de Gaulle, o frio era intenso, mas percorrer os stands originais, bem montados, de deixar qualquer um deslumbrado, era de aquecer o coração.

A edição de janeiro de 2020, que vai do dia 17 a 21 de janeiro, comemora 25 anos do evento e tem como tema (Re) Generation, que busca explorar as novas tendências de comportamento de consumo conduzidas pelas  gerações Y e Z, decifrando os desejos e expectativas dessa turma jovem e engajada que cresceu em um mundo de crises englobando ambiente, identidade e migração.

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Mulher segurando uma bandeira com as cores do arco-iris

 

Guiados pela empresa internacional de consultoria NellyRodi, a Maison&Objet pretende examinar todos os elementos que provocarão mudanças nos próximos 25 anos. ”Diante de várias crises globais, hoje a geração de 20 e 30 e poucos anos está disposta a se unir para mudar o mundo e, estimulados por pessoas como Greta Thunberg, não hesitam em se engajar ativamente”, explica Vincent Grégoire, caçador de tendências na NellyRodi.”

“Esses novos consumidores são muito bem informados e sonham em viver rodeados pela natureza, adotando materiais veganos, trazendo a natureza para dentro de casa. Liderados por sua ética, eles defendem uma economia justa, responsável e virtuosa. Pequenos produtores regionais ganham espaço nesse novo cenário e há um retorno das mercadorias artesanais sustentadas por sólidos fundamentos sociais e humanos. Além da sustentabilidade, fator que se tornou prioridade, essa geração engajada também pratica a troca de itens e a compra de produtos de segunda mão, transformando o upcycling em um verdadeiro estilo de vida. Para eles, tudo pode ser transformado em algo bonito”, acrescenta Grégoire.

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Puff na cor rosa com trams

Handed – Hall 4 home assessories

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa.

Harmony Textile Dubos – Hall 5A Home Linen

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Embalagens para presente recicladas

Bel Honoré – Smart Gift

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Tapete com tramas de tear

ML Fabrics – Hall 5A

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Cesto de tecido reciclado

Benedicte Vallaet Kaolien

 

O designer Ramy Fischler, que sempre esteve um passo à frente do seu tempo, criará uma instalação na Maison&Objet   para ilustrar essas novas tendências de comportamento do consumidor.

O centro de exposições tem nove pavilhões ordenados por temas onde se dividem as grandes empresas e as iniciantes. Os produtos variam de peças para cozinha a velas e fragrâncias para casa passando por móveis e lustres de marcas famosas.

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Vasos em cerâmica

Unique Ecletic – Hall 5A

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Pote de barros com vela

Home fragrances – Hall 5A

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Sais de banho naturais

Terrible Twins – Home Accessories

 

Maison&Objet , a maior feira de objetos, móveis e têxteis da Europa. Mesa e jarro em medeira

Dareels

Um conselho: procure os ônibus que levam os visitantes ( devidamente credenciados) até o destino final e fazem o percurso de retorno sem cobrar nada. Na volta, um cochilo é fundamental para recarregar as baterias.

No site é possível baixar um aplicativo para celular com todas as informações sobre o evento. Voilá!

Suzete Aché

suzete.ache@conexaodecor.com

 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

comentários