Guirlandas para o ano inteiro.

 

Vou confessar que para mim Natal tem que ter os tradicionais símbolos importados – pinheiro, Papai Noel, bolas, luzes, muitas luzes. É a época que ser cafona é permitido. E estamos conversados.

A guirlanda, um dos enfeites mais tradicionais desse período de festas, é uma das minhas preferidas.

Desde a Idade Média, em  alguns lugares do mundo, elas permanecem nas portas durante o ano inteiro como um ornamento que dá boas vindas, traz sorte e protege contra os demônios, venham eles de qualquer lado ou de qualquer forma.

Sua origem passa longe da coroa de espinhos de Cristo tendo origem no paganismo, usadas pelos celtas para as festividades do solistício do inverno. Sua forma circular representa  o ciclo da vida e, no começo, eram feitas de galhos de árvores enfeitadas de hera, azevinho, flores e até mesmo frutas.

Para os católicos faz parte da celebração do Advento onde se acende uma vela durante os quatro domingos anteriores à data do nascimento de Cristo.

Hoje as guirlandas surgem em estilos surpreendentes fugindo as formas que estamos acostumados a vê-las.

Para marcar as festas natalinas, a marca Ovoo convidou arquitetos e designers para interpretarem esse objeto que vive no imaginário coletivo que ficarão expostas em suas lojas de São Paulo, Recife, Niterói e Rio de Janeiro e serão sorteadas.

Na loja do CasaShopping , quem tirar a sorte grande vai poder levar para casa as criações de Gisele Taranto, Mario Santos, Andréa Menezes,  Cité Arquitetura, Adriana Esteves e Mariana Junqueira.

 

Mario Santos

O arquiteto Mario Santos criou e pintou de dourado a sua guirlanda enfeitada de frutos secos onde uma marionete de madeira, de arte popular é o foco das atenções

Guirlandas para o ano inteiro. Guirlanda dourada com um boneco de madeira, assinada pelo arquiteto Mario Snatos

Mario Santos

 

Cité Arquitetura

Parodiando o lustre do light designer Ingo Maurer, a Cité chamou todos os funcionários do escritório que escreveram ou desenharam com caneta azul sobre pequenas folhas de papel.

 

Guirlandas para o ano inteiro., guirlanda com formato de bola

Cité Arquitetura

 

Andréa Menezes

O suporte de ventilador antigo foi a base encontrada para a guirlanda de Andréa Menezes, que o cobriu de nozinhos de juta e frutinhas vermelhas.

 

Guirlandas para o ano inteiro.

Andréa Menezes

Adriana e Mariana

A dupla usou dois bastidores de tamanhos diferentes onde enrolaram hera natural, encimada com laços de fitas e entremeadas de frutas secas

 

Guirlandas para o ano inteiro, guirlanda com dosi aros e flores

Adriana Esteves e Mariana Junqueira

 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagran e Facebook e acompanhe as novidades.

 

Suzete Aché

suzete.ache@conexaodecor.com

 

Tag: Guirlandas

comentários