Projeto de reforma e decoração assinado pelo escritório carioca Brise Arquitetura
para um apartamento de 158m2 no Leblon que integra a varanda à sala
e transforma os 4 quartos originais em 2 amplas suítes.
Localizado no Leblon, este apartamento de 158m², pertencente a uma empresária e seu filho de 20 anos, acaba de passar por uma reformulação total.
O projeto ficou à cargo das arquitetas Bitty Talbot e Cecilia Teixeira, do escritório Brise Arquitetura, que entregaram, no prazo de um ano, uma morada ampla, aconchegante e funcional para mãe e filho, com um novo layout para os cômodos e mobiliário contemporâneo, atendendo às necessidades da família.
Originalmente com quatro quartos, o apartamento passou por uma grande transformação: a suíte principal foi aumentada, incorporando um dos quartos, enquanto os outros dois quartos originais foram unidos e transformados na suíte do filho, resultando em duas suítes amplas e funcionais.
A área social antes estreita e comprida, com uma varanda pouco usada pela família, também passou por uma reformulação: para criar um ambiente mais amplo e que comportasse mais convidados, as arquitetas fecharam a varanda e a integraram à sala, criando um único e iluminado espaço.
A marcenaria, assinada pela dupla, é feita em carvalho americano, acolhendo objetos de apego da família e lembranças de viagens, em contraste com o piso de tonalidade clara em porcelanato travertino lapado, que reveste todo o apartamento.
Já no mobiliário as profissionais optaram por uma base de tons sóbrios, deixando as cores pontuais para objetos, quadros e acessórios.

Foto: André Nazareth – Sofás: Arquivo Contemporâneo – Poltronas: Olho Móveis – Tapete e mesa lateral, tipo Garden seat: Emporio Beraldin

Foto: André Nazareth – Banco de madeira e Mesa de centro: Interni – Almofadas e cortinas: Cortinaria & etc.

Foto: André Nazareth – Piso: Porcelanato Travertino Lapado da StoneBox – Bancada: Limestone, Seven Mármores – Tapete: Isfahan

Foto: André Nazareth – Mesa de jantar: assinada por Pedro Useche, e Cadeiras: Milinha do Arquivo Contemporâneo – Piso: porcelanato Travertino Lapado, da StoneBox – Luminária: Bocci, da Lumini
Atendendo a um desejo do filho, a cliente concordou em colocar uma grande TV no cômodo, desde que a mesma não comprometesse o layout da sala e nem chamasse muita atenção.
“Para isso, criamos na marcenaria dois painéis de correr ripados, que escondem a TV quando não está sendo usada”, explica Bitty.
“O ponto alto deste projeto é a praticidade do apartamento. Seguimos à risca o programa de necessidades do cliente, sempre agregando sugestões. O resultado é uma casa prática com uma decoração clean, mas ao mesmo tempo aconchegante”, resume Cecília.

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth
O quarto do jovem traz uma pegada mais moderna, com paredes revestidas em tecnocimento, e marcenaria desenhada pelas arquitetas:
“O destaque é a mesa de estudos móvel, de um lado fixada a um trilho, que corre toda a extensão da parede, e do outro apoiado sobre rodízios – isso permite que ele centralize a mesa no cômodo, encoste num canto para aumentar a área de circulação ou aproxime da cama, servindo como apoio extra. Para acompanhar esse movimento da bancada, optamos por uma luminária pendente com estrutura articulada”, conta Bitty.

Foto: André Nazareth – Marcenaria: desenhada pelas arquitetas e executada pela Marcenaria Madeter – Luminária de teto: Lampegras, da Dimlux – Roupa de cama e persianas: Cortinaria & etc. – Revestimento da parede atrás da cama: Brique Lisser, da Empporium Frei Caneca – Quadros em cima da cama: Urban Arts

Foto: André Nazareth

Foto: André Nazareth – Acabamento da parede: textura Microreve, da Pedras Inteligentes

Foto: André Nazareth – Armário Madeter – Bancada: Prime Branco, da Seven Mármores – Cuba e Metais, da Deca Metais – Piso: Porcelanato Travertino Lapado e White Bali Seixos Telado da PASINATO, da StoneBox – Espelho: Vimol Barra Vidraçaria
Já o quarto principal passou a dispor de closet, escrivaninha com penteadeira e área de leitura.
“Para trazer aconchego ao quarto, revestimos as paredes com palha natural e optamos por cortinas em linho, que emolduram as janelas. A cabeceira da cama foi estofada em couro, conferindo conforto e contrastando com a colcha branca e travesseiros estampados em tons de verde”, descreve Cecília,
Apontando as duas únicas peças que foram aproveitadas da decoração anterior: a poltrona Charles Eames, reestofada em lona no tom off white, e a cadeira com rodízios, que ganhou estofado no mesmo material usado na cabeceira da cama.

Foto: André Nazareth – Cabeceira em couro e Papel de Parede e roupa de cama: Cortinaria & etc. – Criado-mudo: Olho Móveis – Arandela: Tolomeo, da Dimlux – Piso: Porcelanato Travertino Lapado, da StoneBox

Foto: André Nazareth – Marcenaria: executada pela Madeter

Foto: André Nazareth – Armário: Madeter Marcenaria Bancada: Prime branco, da Seven Mármores – Cuba Semi Encaixe e Metais Deca – Piso: Porcelanato Travertino Lapado da StoneBox – Revestimento de parede: porcelanato Roca Carrara Mate, da Stonebox Espelho: Vimol Barra Vidraçaria

Foto: André Nazareth
Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
Trackbacks / Pingbacks