Azzurra Móveis celebra 30 anos e apresenta coleção Janelas do Sertão

Em parceria com a Plataforma 4, marca convidou um time de designers para emprestarem seu olhar sobre as belezas do Piauí e,

a partir daí, desenvolverem peças que compõem a nova coleção.

 

Azzurra Móveis, marca brasileira especializada na fabricação de mobiliário para áreas internas e externas, completa seu trigésimo aniversário em 2019 e para comemorar, apresenta um novo conceito de showroom e promove o lançamento da coleção Janelas do Sertão, inspirada nas paisagens e contrastes da região do Piauí.

A nova coleção traz peças assinadas por nomes consagrados do design nacional, como: Sergio J. Matos e Plataforma4, além de representantes regionais como Flavio Franco e Evangelina Guerra.

 

Bar Igarapé, por Plataforma 4 – Foto: Darci Bastos

 

Com o objetivo de valorizar a mão de obra local e impulsionar os aspectos da região do Piauí, Elizabeth Mendonça, sócia-diretora da marca, convidou o estúdio colaborativo Plataforma4 para idealizar uma curadoria criativa e exprimir novas tendências por meio de uma linguagem regional e contemporânea.

A partir do briefing, as designers convidaram outros profissionais da área para desenvolver a coleção.

Poltrona Gola – por Plataforma 4 – Foto: Darci Bastos

 

O ponto de partida para a concepção dos produtos veio das imagens contidas no livro Piauí – Sertão Rio Mar, do fotógrafo Valdeci Ribeiro.

O livro apresenta fotografias da natureza riquíssima e pouco explorada da região, como as vegetações típicas do estado, entre elas: a litorânea, composta de manguezais; a caatinga, localizada no sudoeste do Piauí e que é típica do sertão nordestino onde há longos períodos de estiagem, vegetação baixa e esparsa, com arbustos e cactos.

O cerrado, que é a savana local e a mata dos cocais que é uma transição da floresta amazônica com a caatinga, área verde e rica em palmeiras como babaçu e carnaúba.

Mesa Dunas – Sergio J. Matos – créditos Darci Bastos

Poltrona Raízes, de Sergio J. Matos – Foto: Darci Bastos

 

Já o nome Janelas do Sertão representa o olhar dos designers para as belezas naturais existentes na região, como forma de um retorno às raízes, buscando reacender uma memória e criar um laço de afinidade por meio dos produtos.

Poltrona Aguapé, por Plataforma 4 – Foto: Darci Bastos

 Coleção Janelas do Sertão:

Para a coleção, as designers da Plataforma4 contribuíram com sete linhas de móveis entre cadeiras, poltronas, mesas e sofás.

Baseadas nas cores, regiões e paisagens do Piauí, as linhas são compostas por 15 produtos.

Entre eles, a cadeira Guará, inspirada em um pássaro presente na paisagem do Piauí; as cadeiras e poltronas produzidas em corda náutica da linha Aguapé e Poti; o conjunto de sofá e poltrona da linha Gola, as poltronas e cadeiras da linha Sete Cidades, uma homenagem ao Parque Nacional do estado que leva o mesmo nome; a linha Igarapé, Inspirada nos pequenos cursos d`água rasos que correm praticamente no interior das matas, composta por mesa, buffet e bar; o sofá Sertões, com sua forma robusta e arredondada; além da poltrona Mangue Manso e da flexível mesa Manacá.

Cadeira Guará, por Plataforma 4 – Foto: Darci Bastos

 

Devido a sua expertise no uso de materiais como a corda náutica e tubos de metal, o designer Sérgio J. Matos apresenta duas linhas de móveis para área externa – Dunas e Raízes – inspiradas nas paisagens litorâneas e nos mangues piauienses.

A linha Dunas é composta por mesa e poltrona que possuem curvas acentuadas e orgânicas, remetendo às areias brancas, lagoas e mar de águas cristalinas.

Composta por sofá e poltrona, a linha Raízes lembra as raízes das árvores que crescem nos solos lodosos que compõem os manguezais.

O designer também desenvolveu a cadeira Macramê, inspirada nas tramas do macramê, um dos trabalhos dos artesãos regionais, motivo de sustento da população local. As tramas são nítidas na estrutura do assento e espaldar da peça.

Sofá Raízes de Sergio J. Matos – Foto: Darci Bastos

O designer Flávio Franco inspirou-se na Flor do sertão, planta que sobrevive ao sol e ao calor e no trabalho dos pescadores teresinenses dos rios Parnaíba e Poty para o desenvolvimento de duas peças.

Para isso, criou a mesa Flor e a mesa Gancho em que utiliza chapas metálicas e lâminas de madeira natural.

Mesa Gancho, de Flavio Franco – Foto: Darci Bastos

 

Evangelina Guerra, além do projeto da fachada, também participa da coleção com peças como balanço em alumínio e corda náutica, e uma linha buffet com mesa de centro e mesa lateral em metal, madeira e vidro.

Cadeira Cerrado, de Evangelina Guerra – Foto: Darci Bastos

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: Azurra Móveis

comentários