Semana Criativa de Tiradentes chega a terceira edição e se consolida como um dos principais festivais brasileiros de criatividade, design e arte

Designers renomados e artesãos locais se mobilizam com o intuito de repensar o artesanato, o design, além de fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo no Brasil, durante os dias 17 a 20 outubro.

A SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES é um festival anual, que reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros e incentivar o Movimento Maker em ambiente especial: a cidade histórica de Tiradentes, MG.

Durante quatro dias, em um intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional, acontecem palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e até workshops de ‘faça você mesmo’ para introduzir o assunto junto a outros públicos e engajá-los na era do capitalismo intelectual.

O principal objetivo da SCT é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história.

 

SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES chega à sua terceira edição e se consolida como um dos principais festivais de design do país.

Ao todo, nas últimas duas edições, a SCT contou com mais de 11 mil pessoas entre designers, arquitetos, artesãos, estudantes, jornalistas e amantes do design, arte e artesanato.

Este ano, durante quatro dias, de 17 a 20 de outubro, os participantes poderão desfrutar de uma programação repleta de grandes nomes, serão 12 palestras, 4 lançamentos de livros, 7 exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos que organizados por lojistas e artistas da cidade.

As atividades acontecerão em casarões e espaços localizados no vai-e-vem das vielas charmosas e históricas da cidade.

Semana Criativa de Tiradentes/Divulgação

O lançamento da SCT acontece na quinta-feira, dia 17 de outubro, com o Musical Mineiramente, apresentado pelo grupo Ponto de Partida.

A grande novidade é que a programação de domingo cresceu e, além do já tradicional Agulhaço, que reúne tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros na praça principal de Tiradentes, o último dia do festival ainda vai apresentar duas palestras e um talk.

Semana Criativa de Tiradentes/Divulgação

 

A cidade é conhecida pela variedade de artesãos habilidosos que trabalham com diversas técnicas e matérias primas, como madeira, tecido, ferro, vidro, metais, pedras, entre outros.

Para este ano, os materiais que serão trabalhados são: o ferro, a madeira e o couro.

Ao longo do ano, acontecem imersões entre designers renomados e artesãos, para o desenvolvimento de produtos que serão expostos durante o evento.

Os participantes da terceira edição são a artista têxtil Ana Vaz, a arquiteta Bel Lobo, e os designers Marcus Ferreira (Decameron e Carbono) e Estevão Toledo.

Já os artesãos são Valcir Barbosa e Cristina Barbosa (marcenaria), Vasique Leôncio (couro), Vânia Leôncio (costura), Raimundo Nonato (ferreiro), Lucas Silva (entalhador).

“A Semana Criativa de Tiradentes é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda valoriza e divulga saberes de tradição, mas com uma linguagem atualizada. Tudo isso em um ambiente especial, uma cidade histórica. É uma experiência, um presente mesmo”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.

Semana Criativa de Tiradentes/ Divulgação

 

 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

comentários