Faux flowers! Flores artificiais, eis a questão!

Faux flowers, flores e plantas artificiais ( também podemos chamar de permanentes), eis a questão! 

É brega ou pode ser chique?!

Na contramão de seu estereótipo, as plantas artificiais estão deixando de ser ‘cafonas’ (será?!) para fazer sucesso nos mais recentes e ousados projetos decorativos.

 Atualmente, o material escolhido e o técnica usada na confecção permitem a recriar modelos com cores, brilho, movimento e características muito parecidos com as espécies naturais.

Arquitetos e designers de interiores estão utilizando a vitalidade dos arranjos artificiais para criar espaços modernos e inovadores.

A designer de interiores Rafa de Oliveira, que apresenta o programa “Organize sem Frescura” no Youtube, enfatizou em um dos episódios, o uso de plantas artificiais em sua própria residência.

“Por conta de tempo e correria do dia a dia, tenho estas plantas artificiais. Não vejo problemas neste tipo de decoração, desde que os arranjos sejam extremamente parecidos com os naturais. Caso contrário, é melhor não utilizar”, fala a profissional durante o programa.

Concordamos 100% coma Rafa!

As flores artificiais também marcaram presença em diversos estandes da Feira Ambiente 2019, que aconteceu em Frankfurt, um evento que marca tendências mundiais.

Nas feiras nacionais  de decoração, os estandes são gigantes e super produzidos.

Flores e plantas artificiais tem seu público, e que público! Ficamos impressionadas com  a quantidade de stands.

E verdade seja dita, nos impressionamos também com a variedade e  qualidade da maioria das flores e plantas artificiais que estavam expostas na Home & Gift ABUP, na ultima vez que estivemos na feira em 2018.

Não da para dizer que é faux! Precisei tocar.

 

Esse stand era uma loucura!

 

Trabalhos da designer inglesa Abigail Ahern, uma das pioneiras e super feras quando o assunto é planta artificial, comprova que este trabalho pode sim, decorar ambientes requintados, dando um toque de aconchego e aproximando o morador da natureza. 

Muito lindo! O vaso maravilhoso também é da design.

 

Paixão pelo verde

Para os apaixonados por planta, mas não tem tempo para cuidar ou precisa decorar um ambiente com baixa incidência de luz natural, os arranjos artificiais são alternativas que suprem a ausência do verde natural dentro ou fora de casa, uma boa alternativa sem dúvida.

E a árvore semi-artificial ou semi-natural, são aquelas árvores artificiais com tronco natural desidratado e folhas artificiais, podem ser uma boa ideia.

A combinação perfeita pra quem não quer trabalho, mas adora os detalhes do tronco natural.

Na Nature Flores você encontra a semi-artificial.

 

Com cores, brilho, movimento e características muito parecidas com as espécies naturais, as plantas artificiais tornaram-se aliadas dos designers de interiores para compor a decoração de quartos, salas de estar, salas de jantar, cozinhas, varandas e banheiros.

Eles apostam em sua beleza e em seu custo-benefício.

 

 

Assim como qualquer objeto decorativo, os arranjos artificiais precisam acompanhar o estilo do ambiente.

As plantas precisam estar em harmonia com os outros elementos do espaço, como móveis, cortinas, tapetes e acessórios.

Em um local onde os tons sóbrios são predominantes, aposte em flores com cores vivas e contrastantes.

Se o espaço for amplo, vale investir em grande e finas folhas. Já para pequenos ambientes, uma boa dica é mesclar mais de um tipo de espécie, flor, folhas verdes e folhas secas, em um único vaso.

Para garantir arranjos ainda mais realistas, escolha a espécie certa, que siga as características da espécie natural.

Se o modelo escolhido refere-se a uma planta que precisa de pouca iluminação, a mesma deve ficar em um local com esta característica, super dica!

 

Projeto Studio Novak

 

A mistura com elementos naturais ajudam a fidelizar ainda mais a decoração. Utilizando pedrinhas e cascalhos dentro dos vasos a planta torna-se ainda mais natural.

Entre todos os benefícios  no uso de plantas artificiais na decoração, está a questão da manutenção.

Muito mais prática, as flores de “permanentes”  se renovam com um pano umedecido regulamente aplicado em suas pétalas e folhas.

 

Ambiente da arquiteta Cris Paola.

 

 

Para seguir o estilo:

A clássica orquídea não poderia ficar de fora da nossa seleção. Compre aqui.

 

Você pode começar a usar as plantas e flores artificiais aos poucos, por exemplo, usar essa costela de Adão em um vaso, arranjo tropical é sempre lindo.  Essa você pode comprar na Amazon, clica aqui.

 

Se você preferir arranjos tropicais maiores , esse kit de folhagens pode ajudar a montar a composição. Compre aqui.

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?
 
Já segue o Conexão Décor?
 
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
 
 Celina Mello Franco
 
Liliane Abreu
 
tag: flores artificiais