Colisão de estampas
Elas podem até assustar quando aplicadas de forma descoordenada ou exagerada mas, utilizadas com harmonia entre si, ou até mesmo, com outros padrões que sigam uma paleta de cores adequada, as estampas na decoração tornam o ambiente mais irreverente e personalizado, retratando as principais características dos moradores.

Mix de estampas da marca inglesa Iksel, feitas á mão ou desenvolvidas digitalmente. O paraíso de papeis de parede e tecidos.

A base neutra do sofá, para quem não quer ousar muito, é uma boa opção. Nesse caso, abuse da mistura das almofadas como fez a Design de Interiores Kelley Proxmire.

Mistura total ! Mas repare, uma das estampas foi repeita em dois lugares, boa dica para “unificar” um pouquinho.
O primeiro passo para garantir uma bela decoração feita com estampas é entender e seguir o estilo e os gostos do morador, ou seja, quais as formas, as cores, os padrões, o designer, entre outros aspectos, que ele prefere.

Tela e almofadas da artista plástica Bebel Franco, uma craque na mistura de cores e estampas.

Almofadas Loja Bebel Franco.

Ao fundo o sofá e poltronas estampados com mesmo tecido, almofadas diferentes no sofá, mas, o tom vermelho foi o eleito para “unificar”.
A partir daí é só deixar a criatividade fluir, e então, as estampas começam a ganhar corpo em cada ambiente, sendo elas mescladas entre si, ou com um toque de sobriedade de tons mais sóbrios e neutros.

Nenhuma estampa igual a outra, mas a mesma base de cor .

A cor laranja é a base da mistura com pitadas de azul, suave mistura aqui nesse ambiente da Design de Interiores Kelley Proxmire.

Mesmo tema, Etnias da Casa Operandi.

Outro exemplo que uma mesma cor foi escolhida como base para a mistura de estampas.
Com pinceladas de um estilo maximalista e com base em uma paleta de cores mais tradicionais, elas marcam presença em pequenos e grandes detalhes no ambiente.

Harmonia total nessa mistura.
Os mais ousados e que não tem medo de errar utilizam a estamparia em grandes ambientes e em significativas proporções, apostando em papel de parede, cortinas e, até mesmo, em mobiliário de grande porte, como um amplo estofado estampado na sala de estar.

O rei da mistura e do maximalismo, ambiente Sig Bergamin.
Já os mais tradicionais e acanhados preferem usar as estampas em detalhes mais sutis, como em requadros, painéis, almofadas, cúpulas de abajur, tapetes, castiçais e em diferentes estilos de objetos decorativos.
Não há uma regra para o uso de estampas na decoração.

Amei! O preto e o verde ajudam na base da mistura. Tecidos da marca francesa Pierre Frey.
Ela pode seguir tendências da moda, como é o caso do estilo animal print, xadrez, listrados, entre outros que estão em evidência e seguem as passarelas, como também pode ser um padrão de gosto pessoal, independente da moda, como os atemporais florais ou mesmo os lisos, mas cores fortes e marcantes.

Tudo florido! O mesmo tema, floral, é outro ponto para combinar as estampas.

Quem poderia fazer essa mistura e ficar otimo?! Mas olha a dica…reparem da cor da franja da almofada de onça, na cor da almofada de trás e a franja repetida na almofada florida embaixo, suficiente para dar certo. Sig Bergamin!
É possível SIM combinar estampas
Estampas em harmonia traz alegria e alto astral a qualquer tipo de ambiente.
Mas, como não errar para que isto seja possível?
Escolha uma cor ou um tema para ser um ponto de partida da decoração, uma dica importante!
Um ambiente com muitas estampas, não pode ser sinônimo de um ambiente pesado e bagunçado.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu