Com vista para o campo de golfe e a praia, a varanda gourmet é um dos destaques deste apartamento de 380m2 na Barra da Tijuca.

Assinado pela arquiteta Cristina Côrtes, projeto foi pensado para um casal na faixa dos 40 anos, com dois filhos adolescentes.

 

Morada de uma família carioca apaixonada pelo Rio, este apartamento novo com 380 m2 acaba de passar por uma reforma para se adaptar aos desejos de seus moradores: um casal na faixa dos 40 anos (Gustavo Parise, empresário; Ana Carolina Parise, dona de casa), com um filha de 13 anos e um filho de 15.

Coube à arquiteta Cristina Côrtes desenvolver o projeto, que levou seis meses para ser executado e contemplou todos os cômodos.

A decoração segue um estilo contemporâneo e atemporal, com base clara e neutra para facilitar atualizações futuras, sem dor de cabeça.

“A família buscava uma apartamento amplo e linear que oferecesse uma boa infraestrutura para os filhos usufruírem das áreas comuns de lazer do condomínio, com o máximo de conforto e segurança”, conta ela.

O viés sustentável também está presente na decoração do apartamento, provando que é possível ser aliado do meio ambiente sem abrir mão de conforto, bem estar e beleza.

“Também pesou na escolha do empreendimento suas características construtivas sustentáveis, que propiciam eficiência energética e evitam desperdício de água, entre outras vantagens”, acrescenta.

Neste trabalho, a arquiteta optou por manter o piso original entregue pela construtora – um porcelanato no padrão travertino -, evitando, assim, a geração de entulho.

Já as paredes da sala foram revestidas com painéis de marcenaria com acabamento em laminado melamínico certificado, no lugar da tradicional madeira.

“Os espaços ficaram mais acolhedores, em contraponto ao piso frio, e resultado final tem o mesmo visual da madeira, com a vantagem de contribuir para a preservação do meio ambiente”, conta a arquiteta, que faz pós-graduação em Gestão de Edificações Sustentáveis.

Com uma vista de tirar o fôlego para o campo de golfe e a praia da Barra da Tijuca, o apartamento possui um ampla área social integrada à varanda, quatro suítes, sala íntima, cozinha com copa, área de serviço e dependências de empregada.

Na primeira visita de Cristina Côrtes ao apartamento, os moradores solicitaram uma ilha na cozinha equipada com cooktop, já que o pai adora cozinhar para a família.

A arquiteta foi além e propôs também substituir a parede que separava a cozinha da sala íntima de tv por portas deslizantes.

“Com os espaços totalmente integrados, essa parte da residência virou uma grande área de convivência da família, hoje a mais usada no dia a dia”, conta ela.

“A partir daí, conquistei a confiança dos moradores, que aprovaram todas as outras soluções que propus na reforma”, acrescenta.

Como a família adora receber visitas em casa e qualquer ocasião é motivo para comemorações, o segundo pedido feito à arquiteta também contempla os momentos de lazer.

A varanda da sala ganhou uma cozinha gourmet, com direito a mesa para refeições e, do outro lado, um confortável ambiente de estar, repleto de móveis próprios para área externa.

É ali que hoje o pai dublê de chef costuma exercitar seus dotes culinários na companhia de amigos e parentes, sobretudo no fim de semana.

Por ser um espaço totalmente aberto na área social e próximo à varanda, o home theater ganhou um grande painel de Led que garante excelente visibilidade das imagens na tela a qualquer hora do dia.

“A pedido dos moradores, diversos tons de azul pontuam a decoração de toda a área social, um tributo ao mar que fica tão próximo da residência e ao despojado lifestyle carioca”, finaliza a arquiteta.

 

Sofá, Mesa de Centro com cooler, pufe, mesa de centro em madeira e tapete: Tidelli – Almofadas: Paola K – Bancos de tranco maciço: Amazônia

Mesa de refeições redonda: Finish – Cadeiras: Tidelli

 

Serralheria presa ao teto: Florense Barra – Material da bancada: Ultra Compact

 

 

Foto: MCA Estúdio

 

Foto: MCA Estúdio

 

Marcenaria: Florense Barra

 

Sofá em L, banco azul assinado por Humberto da Mata, Mesa de Centro assinada por Maria Candida Machado  : Finish – Almofadas: Orlean 

 

 

Foto: MCA Estúdio

 

Foto: MCA Estúdio

 

Cadeiras Malha e mesa de jantar, assinada por Jader Almeida, da Finish · Vasos: Kartell, da Novo Ambiente · Luminária pendente: assinada por Ana Neute, da Ovoo · Quadro com imagem do Rio de Janeiro: de Almir Reis, da Galeria Almacén

 

Acima, a arquiteta Cristina Côrtes na sala de jantar

 

Cerâmicas: LZ Studio – Sofá: Finish – Cestarias: Arquivo Contemporâneo – Revestimento da parede atrás da tv: Ultra Compact, padrão Calacata, da Artec Design – Fotografias à esquerda: Denilson Machado

 

 

Cozinha integrada ao Family Room

 

Cadeiras: Tidelli – Mesa de refeições e armários: Florense Barra – Piso: porcelanato Portobello – Coifa: Electrolux

 

Cabeceira: Finish – Roupa de cama: Auping para a Collectania – Almofadas e mantas: Sótão de Madame – Cortina: Guilha – Armário: Florense Barra

Cadeira: Prima, assinada por Jader Almeida, Espelho redondo da Finish – Revestimento da parede ao fundo: Guilha – Quadros, vaso verde: Loggiamobile – Garrafas em cerâmica: Sótão de Madame – Marcenaria: Florense Barra

 

Roupa de cama: Orlean – Cortina: Guilha – Marcenaria: Florense Barra


Acima, a arquiteta Cristina Côrtes entre o casal de moradores Ana Carolina Parise e Gustavo Parise, na varanda gourmet.

  Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor? Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.  

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG: Cristina Cortês