A semana da Conexão Décor na CasaCor São Paulo 2019 – Parte II

 

Fomos ver de perto a 33a. Edição da CasaCor São Paulo, que começou dia 28 de maio e acontece até o dia 04 de agosto de 2019.

O tema desse ano  é  o Planeta Casa  que entende o lar como o universo particular do indivíduo, no qual a sua essência está transcrita por todo o décor.

Três pilares essenciais para traduzir o tema nos seus espaços: afetividade, tecnologia e sustentabilidade.

A união disso tudo representará um lar perfeito para viver e expressar o amor pela vida, usufruindo das novas facilidades contemporâneas e respeitando o meio ambiente.

As interpretações para a ideia de casa como refúgio esbarram na subjetividade de cada profissional, de forma que os ambientes expressam um pouco do íntimo de cada um.

Nesse segundo post separamos :

 CONSUELO JORGE ASSINA LOFT REFÚGIO

 O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019. Cozinha integrada

Foto: Martin Gurfein

  O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019, marca sua 14ª participação na Mostra.

Um espaço interativo, aconchegante, para refletir, se reconectar e renovar as energias, de forma a representar o desejo do homem moderno.

Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram, e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor.

 O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019

Papel de parede que remete ao concreto, do Branco Papel de Parede, modelo Berlim em cor personalizada.

Os 101m² oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados. I

nspirada pelo tema do ano, “Planeta Casa”, Consuelo buscou resgatar a natureza em um refúgio urbano.

Através de referências em materiais naturais, como a madeira de bambu e a pedra, uma releitura foi criada para transmitir essa sensação de naturalidade mantendo a elegância e aprimorando, por meio da tecnologia, revestimentos atemporais.

A partir daí, criou-se um espaço contemporâneo, com formas envolventes e puras, que se contrapõem ao ritmo acelerado da cidade e reforçam a sensação de proximidade com a natureza.

 

 O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019. Teto revestido de madeira e bambu

Impactante o forro de madeira e bambu!

A escolha dos revestimentos orientou-se por tons quentes e terrosos, em contraste com o cinza claro como pano de fundo neutro.

A arquitetura do ambiente foi totalmente planejada para proporcionar ao ocupante a sensação de acolhimento, especialmente através do forro inclinado de madeira de bambu, que além de aquecer o ambiente provoca uma percepção estética diferenciada.

O papel de parede que remete ao concreto, bem como os tapetes em fibras naturais, pedras nacionais, tecidos em linho, vasos em porcelana e argila, dialogam harmonicamente entre si e com a arquitetura, criando assim, um espaço intimista que serve de amparo e de proteção, um refúgio para homem urbano se sentir em contato com a natureza.  

 O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019

 O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019

 O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019

 

 

PATRICÍA HAGOBIAN ASSINA LINIE LOUNGE

 No ano em que se comemora o centenário da Bauhaus, a designer de interiores Patrícia Hagobian assina o Linie Lounge, espaço que homenageia essa grande escola que modificou a forma de enxergar a arte, arquitetura e a própria maneira de pensar.

PATRICÍA HAGOBIAN ASSINA LINIE LOUNGE na CasaCor SP 2019. Ambiente sofisticado com nicho em mármore.

Nicho revestido em Dekton Natura da Cosentino, com revestimento que remete ao mármore. Dekton ;Superfície de quartzo ultracompactas e de grandes dimensões. Foto: Martin Gurfein

 

“Poucos sabem, mas haviam festas cotidianas na escola Bauhaus que tinham a intenção de fortalecer e aproximar os laços entre os artistas e a comunidade local. É nessa tentativa de resgatar o bem-estar, da interação, de reunir amigos, arte, gastronomia, tecnologia com a funcionalidade e referências que perduram até os dias de hoje, que buscou-se o partido deste projeto”, conta a designer.

Na constante busca pela captura da essência da vida contemporânea, o projeto se apropria de uma jornada estilística em sintonia total com a evolução do estilo de vida urbano e cosmopolita, caracterizado pela expressão de elegância, marca constante nos projetos de Patrícia Hagobian.

 

PATRICÍA HAGOBIAN ASSINA LINIE LOUNGE. Living com sofás brancos e parede em madeira ripada

Foto: Martin Gurfein

Referenciando à Bauhaus, a busca por formas e linhas simplificadas e pela geometrização definidas pela função, a designer abusou de retas superpostas em layers em seu projeto, criando momentos carregados de aconchego.

Os volumes retos de parede e do teto dividem e enfatizam os diferentes espaços, trazendo muita elegância de forma sútil.

Esses volumes seguem um rigor geométrico e, através de linhas visuais verticais e horizontais, emolduram todos os espaços, criando uma arquitetura dinâmica, aberta e bastante funcional.

PATRICÍA HAGOBIAN ASSINA LINIE LOUNGE. Cozinha

Foto: Martin Gurfein

 

PATRICÍA HAGOBIAN ASSINA LINIE LOUNGE

Foto: Martin Gurfein

 

 

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL, Estúdio integrado

 

Após quatro anos, o designer de interiores Fernando Piva retorna à CASACOR São Paulo, trazendo um ambiente onde a funcionalidade caminha junto com a elegância e conforto.

O Estúdio Plural é resultado de um trabalho baseado na vivência e experiências do profissional durante mais de 27 anos de carreira.

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL, Quarto e cozinha integrados em um espaço claro

Em 89 metros quadrados, Fernando concebeu um espaço democrático, voltada para as novas formas de morar, priorizando o bem-estar, a praticidade do dia a dia e o uso de materiais que tragam sensação de refúgio, tão necessário para a rotina contemporânea.

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL , na CasaCor SP 2019 . espaços integrados

 

Por se tratar de um espaço que pode ser usado por qualquer perfil – homem/mulher, várias idades e gostos – ele tem a pluralidade de atender às necessidades de um público diverso, que exige praticidade no dia a dia e não abre mão do luxo.

“É um projeto com a intenção de ser real, um espaço possível de ser habitado e que os visitantes tenham essa sensação assim que entrarem no ambiente”, comenta o profissional.

Partindo da premissa da funcionalidade, Fernando projetou um living generoso no centro, dominando a maior parte do espaço, com o escritório e bar complementando o ambiente. Ao fundo, foram distribuídos o quarto, o banheiro e a cozinha.

 

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL no CasaCor SP 2019 com espaços integrados

“Optei por deixar a cozinha com uma área maior, pois acredito que ela é um dos espaços principais de uma casa nos dias de hoje”, explica.

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL no CasaCor SP 2019 com espaços integrados

“Para o quarto, quis manter como um ambiente exclusivo para descansar, relaxar e dormir, deixando as demais funções para os outros espaços”, complementa.

Por esse motivo, Fernando optou por não colocar TV no ambiente. Como destaque, um volume central, um cubo que abriga o banheiro, dá movimento à planta do projeto.

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL no CasaCor SP 2019 com espaços integrados

Seguindo a linha funcional e acolhedora, Fernando elegeu materiais que estimulam o contato.

Texturas diversas compõem os revestimentos, móveis e acabamentos.

Para o piso, o designer optou por um porcelanato que reproduz o padrão do granilite, trazendo um toque vintage ao espaço.

Em algumas paredes, o lambri com acabamento amadeirado proporciona calor, em companhia da textura cinza com efeito velvet que dá vida às paredes e ao teto.

A curadoria do mobiliário é um destaque à parte.

Peças clássicas como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, e a cadeira Milhazes de Bernardo Figueiredo, dividem espaço com peças de Jader Almeida, como a mesa lateral Ring, o buffet Onda de Arthur Casas e a poltrona Dina de Fernando Mendes.

“Sempre enalteço o design nacional em meus projetos, mesclado a referências internacionais”, comenta Fernando.

 

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL no CasaCor SP 2019 usando mobiliário com design nacional como a poltrona Mole

 

Isso pode ser evidenciado pela escolha das luminárias de Bernard Schottländer e Ingo Maurer.

Para complementar, obras de arte de Nazareth Pacheco (série Gotas), Hércules Barsotti (série de gravuras geométricas PB), escultura de Joaquim Tenreiro, Claudio Tozzi (nanquim da década de 1960) além de fotografias de Betina Samaia, Claudio Edinger, Jason Peterson, entre outros, estão na curadoria certeira de Piva para dar ainda mais personalidade ao ambiente.

“Meu trabalho é mais contemporâneo, com referências nos anos 40/50. Mas gosto de transitar nos mais diversos estilos. O principal é entender o cliente e transformar o sonho dele em realidade. Por isso quero, com o Estúdio Plural, trazer essa verdade para a CASACOR, um projeto que pode contemplar a vida atual e as novas formas do morar”.

 

FERNANDO PIVA ASSINA ESTÚDIO PLURAL no CasaCor SP 2019 cozinha integrada

 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor? Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

Tag: Casa Cor