Evento, que acontece até 26 de maio em Recife, reúne as novidades da arquitetura de alto padrão contextualizada no jeito pernambucano de morar.

Trazendo para Recife as tendências mundiais de arquitetura e decoração, adaptadas ao jeito pernambucano de morar, a Mostra RioMar Casa pode ser visitada até o próximo dia 26 de maio.

Com 38 projetos de arquitetos e designer de interiores, que aliam a arquitetura de alto padrão com a experiência de morar com conforto, praticidade, estética, automação e conectividade, o que não falta no evento são inovações.

Os espaços oferecem o que há de melhor da decoração e paisagismo, em ambientes como flat, quarto de casal, sala de jantar, loft, estúdio, cozinha, entre outros.

Ao todo, foram montados cinco apartamentos completos inspirados na casa contemporânea.

A mostra é aberta à visitação e ocorre no Shopping RioMar.

Confira os destaques:

 

Aconchego da família

A cozinha da Mostra RiomarCasa foi planejada pela Maddena Planejados e tem assinatura da arquiteta Ana Paula Vasconcelos, sendo um dos ambientes que se destacam no evento, trazendo para uma perspectiva contemporânea a lembrança das antigas cozinhas que abrigavam as refeições, reunindo as famílias.

Ana Paula Vasconcelos uniu modernidade e sofisticação ao aconchego e acolhimento para formar um ambiente único.

O centro da cozinha é a mesa em madeira, agregando o aconchego dos elementos da natureza, complementado pelas plantas que figuram no ambiente. Em torno dessa grande “ilha” se desenvolve de forma agregadora o projeto.

 

cozinha da mostra riomar casa

Foto: Marcelo Marona

 

“A cozinha não precisa ser dura, branca, fria. Ela pode ser um local de acolhimento, que transmite paz e alegria. É o lugar onde a família e os amigos se reúnem, conversam e comem juntos. Fiz o projeto pensando em uma pessoa para quem cozinhar e receber seja importante, seja algo prazeiroso”, afirma a arquiteta.

 

Foto: Marcelo Marona

Para agregar sofisticação, Ana Paula escolheu o cinza, tendência forte na decoração, presente nos equipamentos de aço inox e também no balcão e nos armários planejados.

Foto: Marcelo Marona

O ambiente conta ainda com uma parede verde, e com um painel adega em madeira.

As cadeiras em aço são móveis de design, dando a sensação de que o ambiente se integra à sala e completando a sofisticação do projeto.

Foto: Marcelo Marona

Estilo atemporal

O ambiente intitulado “Quarto principal do casal”, assinado pelas arquitetas Ana Moura e Ana Carolina, foi pensado para atender profissionais liberais e executivos que necessitam de uma atmosfera propícia para recarregar as energias para o dia seguinte.

Sua ambientação utilizará o espelho Vivix Spelia incolor.

“Escolhemos o produto Vivix pela qualidade, durabilidade e por sabermos que o espelho quando bem utilizado em um projeto arquitetônico se torna atemporal, sem contar na valorização do espaço”, destacam as arquitetas, explicando como se deu a concepção do projeto: “Quando projetamos o nosso espaço, pensamos no conceito de um quarto para relaxar, pois, com a rotina intensa e tão atribulada, as pessoas ao chegar em casa precisam ter um espaço que alie conforto, relaxamento e levem ao prazer”.

Quarto do casal na mostra RioMar Recife

Foto: Marcelo Marona

 

quarto do casal na mostra riomar recife

Foto: Marcelo Marona

 

Aproveitando pequenos apartamentos

Compartilhamento e funcionalidade, essas são palavras-chaves do Estúdio Alma, planejado pelo escritório Albuquerque + Malvim Arquitetura.

Com uma área de 36 m², esse projeto mostra como aproveitar bem cada canto de um apartamento pequeno com elegância e espaço para todos os itens necessários para uma pessoa ou um casal viver com conforto.

escritorio pelo estudio alma na mostra riomar recife

Foto: Marcelo Marona

O projeto é cheio de surpresas, que garantem a organização e praticidade do ambiente.

A ‘parede’ que separa a sala do quarto esconde um amplo guarda-roupa.

A formica cinza ripada não revela para os convidados que estão na sala, o móvel visível no quarto de casal.

escritorio do Estudio alma para mostra rio mar recife

Foto: Marcelo Marona

Há ainda outros segredos, como a lixeira, adega e frigobar escondidos no mobiliário da cozinha, que garante um ar gourmet para o local.

O painel de madeira da marca Castinni aplicado na sala, cozinha e quarto cria um clima intimista no estúdio.

 

Estilo retrô

O estilo retrô é uma forte tendência na arquitetura de interiores.

A LR Arquitetura trouxe essa inspiração para um Lounge Bar.

Fazendo uma releitura dos anos 60 e 70, o projeto mistura o clássico com elementos mais nobres.

O mobiliário, as luminárias, os materiais cromados, tecidos com texturas aveludadas e a paleta de cores utilizados no projeto retratam características marcantes dessas décadas.

O ponto chave é a harmonia que pode existir entre elementos do passado com os contemporâneos sem perder a sensação de aconchego e conforto.

Lounge bar na mostra riomar recife

Foto: Marcelo Marona

Essa é uma boa inspiração para montar um ambiente agradável para reunir os convidados e interagir de maneira relaxada e descontraída, mas com glamour.

lounge bar na mostra rio mar recife

Foto: Marcelo Marona

 

Cimento

O cinza que imita o cimento está em alta.

Eles aparecem nos móveis, na parede e no piso.

E nada mais urbano do que o concreto.

Não à toa, a Poligonus Arquitetura buscou essa inspiração para o projeto do Apartamento Urbano.

A tonalidade está presente na chapa cimentícia aplicada na parede da sala e da cozinha.

O revestimento, o porcelanato Itaúnas, também segue essa linha.

Essa foi uma decoração pensada para um imóvel próximo do trabalho, dentro de uma metrópole e com esse clima de modernidade.

Além das cores, a composição do apartamento, que é todo integrado também garante a funcionalidade do espaço.

Apesar da pouca área, 54 m², a decoração permite uma circulação fluída, evitando que o ambiente fique apertado e garantindo conforto. S

Seguindo essa linha, o guarda-roupa foi substituído por uma estante do tipo arara e a cozinha oferece um padrão gourmet.

 

apartamento Poligonus na mostra rio mar recife

Foto: Marcelo Marona

 

apartamento poligonus na mostra rio mar recife

Foto: Marcelo Marona

Toques de cores na decoração institucional

Funcional, versátil, amplo e bonito. Essas características presentes no projeto do Pavilhão projetado para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) na RioMar Casa mostra que é possível montar um ambiente institucional com elementos que se destacam e valorizam a decoração.

O projeto é das arquitetas Adriana Porto e Luciana Neves da PortoNeves Arquitetura.

Elas priorizaram a praticidade do espaço, que pode ser arrumado para atender diferentes eventos corporativos de forma confortável. Para isso, os móveis são modulados e podem ser reorganizados conforme a necessidade, criando um ou mais ambiente, ganhando espaço para comportar o público.

A parede pintada com um tom cinza traz um painel taliscado com aplicação de luminárias de tubo LED colorida suavizando a decoração, que se destaca pelo estilo contemporâneo, mas que também preza pelas cores.

Esse elemento mostra que um projeto institucional pode ser sóbrio, mas com leveza.

Essa também é a função da jardineira instalada no mobiliário de escritório, fugindo do padrão tradicional de móveis sem “vida” que são utilizados nesses espaços.

 

Pavilhao Cau na mostra rio mar casa em recife

Foto: Marcelo Marona

 

Contemporâneo e sustentável

A sustentabilidade tem sido uma preocupação recorrente na arquitetura.

O projeto do arquiteto Kleber Carvalho para o Hall Galeria, portão de entrada da 4ª Mostra RioMar Casa, traz isso como uma máxima.

Ele instalou um jardim vertical em uma das paredes do espaço, humanizando o ambiente e tornando-o mais agradável, já que a vegetação ameniza a temperatura.

Hall galeria na mostra riomarcasa recife

Foto: Marcelo Marona

O porcelanato Nero Portoro, da nova coleção da Tecnogres, marca do Grupo Fragnani com fábrica na Bahia, também se alinha a proposta de minimizar os impactos ambientais.

Com uma tonalidade escura que varia do cinza ao azul e com veios singulares, esse revestimento leva a beleza de uma pedra para a decoração, sem precisar tirar esse elemento da natureza.

 

Hall galeria na mostra riomarcasa recife

Foto: Marcelo Marona

O uso de um espelho com vidro transparente bronze é outro ponto alto do projeto.

A peça reflete outros aspectos do ambiente, valorizando a composição e ajudando na iluminação.

 

Hall galeria na mostra riomarcasa recife

Foto: Marcelo Marona

 

Veja mais imagens no nosso Pinterest, que está cheio de idéias para você.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: Mostra RioMar Casa Recife