BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019

Todos os anos é realizado o Salão Internacional do Móvel de Milão, evento que exibe o que há de novo no mercado mobiliário e de interiores.

Apresentando designers e marcas italianas, assim como de diversos outros países, I Salone, como é conhecido,  é uma referência em termos de plataforma de exposição para a indústria.

O Salão do Móvel de Milão 2019 chega à sua 58ª edição, nas datas 09/04/2019 a 14/04/2019 ,afirmando-se como a principal feira do mobiliário mundial e englobando, além dos componentes para decoração, este ano duas exposições: Euroluce (iluminação) e Workplace 3.0 (Escritórios) – (anos impares) e exposições paralelas.

O Brasil participa do I Salone com alguns nomes , como por exemplo a Cerâmica Portinari. A marca apresenta uma delicada e sofisticada coleção assinada pela arquiteta Marília Zimmermann, a Joy MZ.

 “É sempre uma honra participar de um evento de peso e cheio de tendências como Salão do Móvel em Milão, sobretudo, ao lado de um empreendedor talentoso e visionário como o Pedro FrancoApresentar inovações no berço do design mundial com um produto brasileiro e assinado por uma grande arquiteta como a Marília é a oportunidade perfeita para mostrarmos a junção de qualidade e potencial dos profissionais e indústrias que o nosso país produz”, comenta Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari.

De 9 a 14 de abril, quem passar pela feira poderá conferir o lançamento no estande (no pavilhão 20, stand D 06) em parceria com  A Lot Of Brasil.

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Coleção da Portinari Revestimentos. JOY MZ

As peças compõem desenhos instantaneamente reconhecíveis por sua padronagem, identificada graças ao seu distinto motivo de diamante.

A estampa teria aparecido em kilts e mantas usadas pelos escoceses desde o século XVII. Formado em blocos em forma de diamante (ou losangos) sobre um fundo colorido, a coleção alegre tem a textura granulada do papel usado para pintura em aquarela, enfatizando a intensidade e transparência das cores, com o protagonismo da água.

As peças têm delicados borrões, característicos desse tipo de pintura. Existem várias opções de paginações com as peças, mas esse formato e número de cores permite infinitas cocriações. Tenho certeza que vou ser surpreendida por paginações inusitadas”, comenta a arquiteta Marília  Zimmermann.

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Cerâmica Portinari apresenta a coleção JOY MZ

 

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Cerâmica Portinari apresenta a coleção JOY MZ

Sobre Arquiteta Marília Zimmermann

Marília Zimmermann é brasileira, natural de Rondônia e radicada no Rio Grande do Sul há 4 anos. A arquiteta e designer de interiores, iniciou sua carreira em 2011 e se destaca pela delicadeza e criatividade dos seus projetos. Marília atende o Brasil todo, sendo o atendimento a Estados mais distantes com projetos online, na parceria com arquitetos locais. Em 2018 ela assinou uma coleção de produtos em couro e, em 2019, assina pela primeira vez uma coleção de porcelanato.

Durante esse período,  acontece também:  A Semana de Design de Milão que  integra a programação paralela ao Salão do Móvel de Milão (ISaloni).  A presença brasileira na cidade italiana insere-se na estratégia global de reposicionamento internacional da indústria brasileira de mobiliário, iluminação, objetos de decoração, serviços de design e materiais como rochas e revestimentos cerâmicos, com ênfase nos atributos diferenciadores de competitividade, especialmente aqueles relacionados à sustentabilidade, inovação, origem de matérias primas, talento e criatividade nacionais.    

 

Um pouco da presença brasileira na cidade Italiana

Pelo segundo ano consecutivo, a SOLLOS e o designer Jader Almeida, escolhem os espaços elegantes do Palácio Litta para apresentar alguns de seus lançamentos, além de peças icônicas para o público internacional durante a Semana de Design de Milão, de 9 a 14 de abril. Com o título evocativo “ Good news from Brazil“, a marca  realiza uma instalação atraente e poética com suas propostas de design atemporais.

A cenografia SOLLOS, concebida pelo diretor criativo e designer Jader Almeida, é baseada em materiais sutis que, contrastando com a arquitetura monumental do palácio, gera um ambiente de museu contemporâneo, no qual os dias passados ​​e presentes existem harmoniosamente lado a lado. Um cenário estimulante introduz os visitantes em um universo estético e exclusivo onde o acabamento na cor preta, das peças SOLLOS, nos mais variados materiais, se destaca em contraponto com o salão branco, enfatizando as formas de cada objeto único.

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Jader Almeida apresenta a cadeira Windsor

 

Entre as novidades deste ano, a SOLLOS lança a cadeira WINDSOR, uma reinterpretação contemporânea da peça de mobiliário que leva o nome da cidade de Windsor, onde provavelmente se originou. A data de criação da primeira cadeira é incerta, remonta ao século XVI. Segundo uma lenda, o Rei George II, procurando abrigo de uma tempestade, chegou a uma cabana de camponeses e recebeu uma cadeira de madeira para sentar-se. Seu conforto e simplicidade o encantaram tanto que ele pediu para seu próprio uso. Assim, a moda de Windsor nasceu.

 

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Jader Almeida apresenta a cadeira Windsor

 

“Good news from Brazil”: SOLLOS por Jader Almeida

Data: 9 a 14 de abril

Horário: 10h às 20h

Local: Pallazzo Litta – Corso Magenta, 24, 20121 Milão, Itália

Aberta à visitação do público

 

Vivian Coser expõe beleza das rochas brasileiras num cenário sensorial durante Semana de Design de Milão

Exposição assinada pela arquiteta e designer Vivian Coser integra os eventos do FuoriSalone e revela a beleza das pedras naturais do Brasil em cenário imponente e evento cheio de bossa na Statale

Um jardim escultural repleto de pedras exóticas em formas orgânicas – com essa imponência, a instalação Brazilian Stone Scape, de Vivian Coser, se apresenta na L’Università degli Studi di Milano de 8 a 19 de abril.

 Ao chegar mais perto, o visitante encontra 40 mesas Botanique, que evocam as linhas de Burle Marx em cores vivas de mármores, granitos, quartzos e quartzitos. As rochas brasileiras que brilham na Itália são a atração principal da exposição, aberta ao público para visitação durante o Salão do Móvel de Milão 2019.

Na instalação, as mesas Botanique, com desenho criado pela designer e arquiteta para seu Studio Sette7, surgem em quatro formatos diferentes, dispostas a exibir as pedras exóticas. A ideia é levar à Itália a beleza do material das empresas brasileiras Brasigran, Magban, Marbrasa, Gramazini e Guidoni.

Ali, em meio ao verde de árvore e plantas, bancos estão dispostos à espera dos visitantes, que podem se sentar e apreciar as formas, descobrindo mais sobre as rochas brasileiras neste ponto de contemplação.

É ano de Euroluce e a antenada Vivian Coser traz foco especial para a instalação à noite. Refletores especiais tornam ainda mais imponente o cenário e refletem seu status de jóias preciosas. A exposição fica aberta até 0h dentro do período de 8 a 14 de abril.

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Instalação da arquiteta Viviane Coser com pedras naturais

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Instalação com pedras naturais

Serviço – Brazilian Stone Scape

Quando: 8 a 14 de abril,

Onde: Università degli Studi di Milano, Milão, Itália

Apoio: Apex-Brasil e Abirochas

 

 

Designer Aristeu Pires expõe durante Semana de Design de Milão

 A cadeira Olivia, assinada pelo designer, ficará exposta na mostra Brazil- Essentially Innovativ

 

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019. Design Aristeu Pires

 

Reconhecido como um dos grandes nomes do design brasileiro, Aristeu Pires, participa da mostra Brazil- Essentially Innovativ, que será realizada no âmbito do FuoriSalone – Salão do Móvel de Milão, entre os dias 8 a 14 de abril. A cadeira Olivia, um ícone do portfólio da marca, foi escolhida pelo profissional para representar o desenho preciso de Aristeu Pires.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Milão, reservou o prestigioso espaço Museo della Permanente, uma área de 2 mil m², para reunir mais de 30 empresas e designers brasileiros O local oferecerá uma experiência imersiva aos visitantes e mostrará o que de mais moderno nosso design, com destaque para o mobiliário, produz.

 

Luxion expõe durante Semana de Design de Milão

 A marca selecionou peças assinadas para expor na mostra Brazil- Essentially Innovativ

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019

BRASIL NO I SALONE, O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL EM MILÃO 2019

A Luxionempresa de iluminação brasileira comandada por Celso e Fernanda Tissot, faz sua terceira participação na Semana de Design de Milão. A marca de Caxias do Sul, em parceria com a ação Be Brasil Milão, selecionou peças de seu portfólio para expor na mostra Brazil-Essentially Innovativ, que será realizada no âmbito do FuoriSalone – Salão do Móvel de Milão, que acontece de 8 a 14 de abril.

Entre as peças escolhidas para serem apresentadas ao público, duas luminárias Noventa, assinadas por Guilherme Wentz, luminárias Nômades e Macramei, assinadas pelo design Roque Frizzo e também, a luminária Vela de piso de Vinicius Siega. “Expor pela terceira vez no mesmo período da Euroluce, é uma grande satisfação. Essa ação faz parte do plano de internacionalização da Luxion”, explica Fernanda Tissot, diretora comercial da marca.

Luxor e Aristeu Pires

Brazil: Essentially Diverse – Mostra Brasileira na Semana de Design de Milão

DATA: 8 a 14 de abril

LOCAL: Museo della Permanente (via Filippo Turati 34, Milão)

 

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor? Passa lá no nosso Instagran e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu