Recheada com plantas por todos os lados, a morada transmite o estilo solar da proprietária e a paixão por seu ofício

A vista inigualável da Lagoa, com a Pedra da Gávea ao fundo, é emoldurada pelas janelas do apartamento onde mora a paisagista Anna Luiza Rothier, cobrindo os 10 metros da fachada e quase todo o pé direito da sala de estar.

Adquirido há seis anos, o imóvel de 280m² passou pelas mãos de sua amiga e designer de interiores Paola Ribeiro no ano passado, que auxiliou na escolha das cores e disposição dos móveis, objetos e obras de arte, uma das grandes paixões da moradora.

Recentemente, Anna aproveitou a troca de alguns móveis para dar uma nova repaginada nos ambientes e incluir mais plantas na decoração, assumindo de vez o clima de “jardim suspenso” dentro do seu apartamento e levando a natureza para dentro de casa.

Sala do apartamento de Anna Luiza Rothier
Foto: Juliano Colodetti/MCA Estúdio

O retrofit foi feito com a finalidade de realizar um antigo sonho da moradora: equipar a casa com o melhor do design contemporâneo brasileiro.

Para isso, Anna Luiza garimpou no Arquivo Contemporâneo peças autorais de Guilherme Wentz, Emdoïsdesign, Gisela Simas e Jader Almeida, que assina a grande maioria dos móveis de sua sala, um espaço de 180m² que integra estar, jantar, hall de entrada e área da TV.

sala com quadro vermelho no fundo e muito verde de Anna Luiza Rothier
Foto: Juliano Colodetti/MCA Estudio

Se em casa de ferreiro o espeto é de pau, na casa da paisagista ocorre o oposto: ela não só criou um verdadeiro horto tropical em vasos de diversos tamanhos sob as janelas, com pleomeles variegatas, dasylirions, filodendros, aspargos, peperômias e samambaias, como ocupou seu novo carrinho de chá Teca, criação de Jader Almeida transformado em um jardim volante, com essas e outras espécies provenientes da chácara Penta, onde, há mais de 40 anos, a profissional cultiva e vende as plantas que utiliza em seu paisagismo.

Ainda no living, outros grandes destaques são as duas estantes que vão do chão ao teto e servem como divisórias entre o hall de entrada, a sala de estar e jantar.

Antes ocupadas por objetos decorativos, agora abrigam folhagens pendentes exuberantes de samambaias, filodendros, aspargos e peperômias variegatas, formando um maciço verde que confere maior privacidade a quem usa a sala.

estante divisoria da sala de anna Luiza Rothier
Foto: Juliano Colodetti/ MCA Estúdio

Essa profusão verde se espalha por toda a casa, com canteiros, vasos e arranjos de flores trocados semanalmente pela paisagista.

Ela mostra que o jardim pode ser uma das mais emocionantes formas de decoração que um apartamento pode ter, substituindo toda a coleção de pratarias, objetos e muranos que ocupavam mesas e estantes por plantas.

Plantas na sala de anna luiza rothier
Foto: Juliano Colodetti/MCA Estúdio
Plantas em vasos ao lado da janela de Anna Luiza Rothier
Foto: Juliano Colodetti/MCA Estúdio

Anna criou uma hortinha orgânica, com manjericão, pimenta vermelha, pimenta amarela, alecrim, tomilho e salsinha, que ela utiliza no preparo de suas refeições.

sala de jantar com plantas no apto de Anna Luiza Rothier
Foto: Juliano Colodetti/MCA Estúdio
sala de jantar no apto de anna luiza rothier
Foto: Juliano Colodetti/M

No quarto, pequenos vasos de vidro sobre a penteadeira e mesa de apoio são ornados com diversas flores e pequenos galhos com sementes, conferindo uma atmosfera romântica e delicada ao cômodo.

quarto romantico de anna luiza rothier
criado-mudo no quarto de anna luiza rothier

“Diversas pesquisas recentes comprovam o que já sabemos há anos na prática: ter plantas dentro de casa faz bem para nossa saúde física e mental. Elas purificam o ar – algumas espécies, inclusive, reduzem o nível de toxinas perigosas, como amônia, formaldeído e benzeno, enquanto outras liberam oxigênio à noite, proporcionando bem estar e melhorando a qualidade do sono”, explica Anna Luiza.

detalhe da sala de anna luiza rothier

Foto: Juliano Colodetti/MCA Estúdio

“Uma casa com plantas tem mais energia, é viva e positiva”, conclui a paisagista.

Veja mais imagens no nosso Pinterest.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG: Anna Luiza Rothier