O ARQUITETO E DESIGNER ARTHUR CASAS VIRÁ AO RIO, NO DIA 13 DE NOVEMBRO, ESPECIALMENTE PARA LANÇAR, NO ARQUIVO CONTEMPORÂNEO DE IPANEMA, LIVRO QUE REÚNE 33 TRABALHOS DE SUA AUTORIA
Depois de projetar o Hotel Emiliano na Avenida Atlântica – inaugurado no ano passado e já considerado um ícone arquitetônico na orla de Copacabana, o paulistano Arthur Casas se tornou mais conhecido – e admirado! – pelos cariocas.
Para quem quiser se aprofundar no legado do arquiteto e designer ao longo de seus 30 anos de carreira, uma boa notícia.
No dia 13 de novembro, Casas virá ao Rio especialmente para lançar, no Arquivo Contemporâneo de Ipanema, o livro STUDIO ARTHUR CASAS (capa dura, 28,5×23,5cm, 378 páginas, editora Zeta, 297 reais), que reúne 33 trabalhos desenvolvidos pelo escritório de arquitetura entre 2008 e 2017.
Trata-se de uma edição revisada e ampliada pela Zeta Editora da publicação lançada em 2015.
O conteúdo editorial se divide entre projetos residenciais, comerciais, edifícios, escritórios, obras em execução e produtos assinados por Arthur Casas.
Para esta edição foram selecionados os projetos mais recentes e nunca antes publicados.
São eles: o hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, o restaurante Kosushi, em São Paulo, o edifício residencial Único, em São Paulo, e dois escritórios, um na capital paulista e outro em Curitiba, no Paraná.
Para engrossar o portfólio de peças de design, o livro traz a nova linha de relógios desenhada por Arthur Casas para a grife H.Stern.
Entre os trabalhos icônicos assinados pelo estúdio, estão a residência Urca, no Rio de Janeiro, a loja HStern, em Nova York, o restaurante Toro Gastrobar, no México, e o pavilhão brasileiro da Expo Milão 2015, na Itália.
A obra conta com textos exclusivos de renomados autores brasileiros e estrangeiros, como Philip Jodidio, Ana Domínguez, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, Fernando Serapião e Philip Stevens.
O fotógrafo português Fernando Guerra, o italiano Filippo Bamberghi, o argentino Ricardo Labougle, e os brasileiros Leonardo Finotti e Jonathan Chicaroni, assinam as imagens dos projetos.
Para o arquiteto Arthur Casas, o livro traduz a diversidade de atuação do estúdio.
“São trabalhos tão diferentes entre si e, no momento de acompanhar a edição, é que percebi que há muita coerência entre eles. Acho que atingimos, eu e minha equipe, uma liberdade ímpar de nos expressarmos nas mais diversas escalas”, diz.
Confira abaixo alguns projetos assinados pelo arquiteto no Rio de Janeiro: Hotel Emiliano, casa em São Conrado, cobertura na Urca e apartamento na Praia de Ipanema.

Casa em São Conrado

Casa em São Conrado

Casa em São Conrado

Cobertura na Urca

Cobertura na Urca

Cobertura na Urca

Apartamento em Ipanema

Foto da recepção do Hotel Emiliano, na Avenida Atlântica.

Foto da fachada do Hotel Emiliano da Avenida Atlântica
Ficha técnica:
Livro: Studio Arthur Casas
Edição ampliada: Zeta Editora
Formato: 23 X 29 cm
Edição em português: 3 mil exemplares
Edição em Inglês: 1 mil exemplares
Conteúdo editorial: 12 projetos residenciais / 5 projetos comerciais / 1 hotel / 1 edifício / 2 escritórios / 1 Pavilhão de exposição / 5 projetos de design / 7 projetos em execução
Acabamento Luxo capa dura refilada
Miolo em papel Garda Pat Kiara 135 g, caderno de plantas em papel belga Munken 80g
Editado por Zeta Editora
Impressão: Ipsis Gráfica e Editora
Celina Mello Franco
Liliane Abreu