Cisterna Deca por Osvaldo Tenório:
Um espaço de contemplação e reflexão sobre a importância da água

 

Com foco em uma das principais questões para a Deca – a água -, Osvaldo Tenório, arquiteto responsável pelo espaço da marca na CASACOR SP 2018, projetou um ambiente onde é possível fazer esta conexão e refletir sobre o tema que também vai ao encontro com o da mostra, “A Casa Viva”, com destaque para um dos pilares, a harmonia com a natureza. A água, um bem tão precioso, é a protagonista do espaço.

O profissional buscou referência em cisternas que antigamente serviam para armazenar água, para fazer uma analogia com este recurso e o cuidado que a Deca tem com o uso racional. Para isso, Tenório cria uma espécie de templo de apreciação da água, um espaço contemplativo que proporciona uma experiência única com uma cisterna de 70.000 mil litros de água, que funciona em sistema de recirculação, e ocupa um corredor com colunas que liga o prédio da tribuna a uma das entradas do Jóquei.

 

 

Para acesso ao espaço de 560m² de área interna e 280m² de área externa, é preciso passar por três setores da Cisterna Deca, onde é possível conferir os produtos da marca em uma aplicação inusitada, como os 20 chuveiros Deca Spa Cascata de parede no acabamento D.coat Champagne que formam uma cascata.

Além da linha de metais e cuba desenhadas por Tenório dando um toque ainda mais autoral ao ambiente e o emprego do novo acabamento para as cubas, o Kale Green, da Deca.

O primeiro setor é o hall de entrada, uma espécie de lounge com mobiliário desenhado pelo profissional, como o sofá e algumas luminárias.

Ainda neste espaço, temos a cascata por onde a água corre pela escada de granito bruto,estrutura original do Jóquei, e chega até ao espelho d’água.

Parte da água cai do teto, representando a chuva e fazendo alusão ao caminho da água que irá abastecer a cisterna.

 

 

A espetacular Cisterna Deca por Osvaldo Tenório, na CASACOR SP 2018. Cascata na escada no lounge do espaço.

Foto: Rafael Renzo

 

Foto: Rafael Tenorio

 

Foto: Rafael Renzo

 

Foto: Rafael Renzo

 

Foto: Rafael Renzo

Este espaço funciona como uma espécie de varanda de contemplação por onde as pessoas são direcionadas a seguir por rampas metálicas que contornam a cisterna pela parte externa das colunas originais da estrutura do prédio.

Pela rampa é possível ter a visão completa do ambiente, pois o revestimento interno, todo em vidro, auxilia na visualização e percepção da magnitude do espaço e o que ele representa.

O jogo de sombra e luz feito pelos painéis de metal entreabertos em meio às colunas e o barulho da água proporcionam uma experiência de reflexão e aproximação com a questão da água, um dos nossos bens mais preciosos e valorizados pela Deca.

 

Foto: Rafael Renzo

 

Para poder apresentar dois momentos em um só espaço, ao final do percurso feito pela rampa, encontramos a sala de banho pensada para um casal.

 

Foto: Rafael Tenorio

 

O conforto e o design se fazem presentes no ambiente com o mobiliário composto por cadeiras e sofá desenhados por Tenório.

O espaço também conta com os metais na cor preta e bronze, assinados pelo profissional exclusivamente para a Deca na CASACOR.

 

Foto: Rafael Renzo

 

Foto: Rafael Renzo

 

Foto: Rafael Renzo

Com traço moderno, o desenho feito em cima de uma barra cria um sistema linear que conecta todos os elementos – chuveiro, misturador, papeleira – que contornam o banheiro de várias formas e possui três modelos distintos de acionadores, um cilindro reto, uma fundição de galho de árvore e uma pedra, todos inspirados na natureza.

 

Foto: Rafael Renzo

 

Foto: Rafael Renzo

 

Ainda temos as cubas que compõe a bancada de limestone e o piso desenvolvido pelo arquiteto para a Ceusa, inspirados em mosaicos portugueses, a Linha Lisboa traz para o ambiente o requinte e aconchego das pedras naturais e está presente na sala de banho, hall de entrada e na cisterna.

Foto: Rafael Renzo

 

“Pensei num ambiente que transmitisse os valores da Deca de uma forma diferente, mostrando a preocupação da marca com a água, criando um espaço de contemplação e um ambiente mais tangível, como a sala de banho para que as pessoas possam conferir o design e as tendências da Deca”, afirma Tenório.

 

Ficamos de queixo caído, impactadas pelo maravilhoso trabalho do Tenorio!

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: Deca