Arquiteta Leila Dionizios assina o primeiro apartamento de um casal
– com um filho recém-nascido -, que adora receber amigos em casa
Foram necessários cinco meses para a arquiteta Leila Dionizios concluir a reforma e a decoração deste apartamento novo de 150 m2, localizado no Recreio do Bandeirantes, no Rio de Janeiro.
Como os moradores – um casal com um filho recém-nascido – adoram receber amigos em casa, o projeto precisava ser ao mesmo tempo prático e confortável.
A planta original do imóvel foi mantida, preservando os três quartos originais, sendo duas suítes e um escritório.
A ampla varanda da sala ganhou um ambiente de estar com um sofá de proporções generosas, além de um espaço gourmet com uma bancada alta em ilha e três banquetas.
“Hoje a varanda é o espaço mais disputado da casa. O local ideal para receber os amigos de forma descontraída, com tudo à mão”, conta Leila.
A maior parte dos móveis foi adquirida especialmente para este projeto, já que se trata do primeiro imóvel do casal.

Piso: Porcelanato da Ekko Revestimentos – Banquetas Pantosh, assinadas pela Lattoog Design, do Arquivo Contemporâneo

– Sofá, Garden Seat, Mesa de centro e poltrona da Tidelli

Bancada em Aço inox, da High Inox – Luminárias pendentes: Art Maison, da Vigolucci
– Armários: Florense
Como a planta da área social é irregular e foi mantida, havia risco de comprometer as áreas de circulação das salas na hora de dispor os móveis.
A arquiteta driblou o problema usando um sofá com assentos para os dois lados – área de estar e área de tv – desenvolvido com exclusividade pela Lattoog Design.
“Também havia um “dente” na parede da sala que preenchi com uma marcenaria sob medida que hoje acolhe o bar e a mini adega, solicitados pelo morador”, acrescenta ela.

Tapete: Casa Julio – Poltronas e mesa de centro: Lattoog Design – Marcenaria: Gênova

– Sofá: Lattoog Design

– Luminária pendente Sputnik, assinada por Ana Neute, da Vigolucci.
Como a sala de jantar fica ao lado da sala de tv, a arquiteta projetou na parede que une os dois ambientes um móvel em dois blocos interligados de alturas diferentes – ora com função de rack ora com função buffet.
A decoração da área social segue o estilo moderno e aconchegante, com predomínio de cores neutras pontuadas com azul (presente no tapete, almofadas e poltronas) e madeira freijó lavada na marcenaria.

– Mesa de jantar Jet, assinada por Guilherme Torres, da Way Design – Cadeiras assinada por Jader Almeida, da Way Design – Quadro/fotografia: fotógrafo Denilson Machado – Jarro: Mush, assinado por Jader de Almeida, do Arquivo Contemporâneo

Rack/buffet: Marcenaria Gênova – Escultura: Eames House Bird para a Vitra, da Novo Ambiente – Vasos: Jonathan Adler
Já nos quartos de dormir imperam os tons totalmente sóbrios e relaxantes.

– Cama, cabeceira e armários da Florense – Cortina em gaze de linho e enxoval desenhado pela arquiteta da Orlean – Luminárias pendentes da Art Maison, da Vigolucci – Luminária de mesa Jardim, assinada por Jader de Almeida, do Arquivo Contemporâneo

Armários: Florense – Tapete: Casa Julio

Cuba: Dekton, da Marmoraria Royal – Luminárias pendentes Tombo, assinada por Guilherme Wentz, da Vigolucci – Marcenaria: Gênova
Celina Mello Franco
Liliane Abreu