APARTAMENTO MASCULINO DE TEMPORADA
GANHOU NOVO VISUAL EM APENAS UM MÊS
Coube às arquitetas Carol Freitas e Gabriela Eloy, do Studio Eloy & Freitas, usar, neste apartamento de 80m2 em Ipanema, todo o expertise que vem acumulando junto ao público masculino.
Afinal, só em 2017, a dupla projetou cinco residências para homens solteiros ou divorciados.
“Percebemos que eles ficam meio perdidos quando se separam ou decidem morar sozinhos, com receio de criar uma atmosfera feminina. Por isso, passamos a cuidar também da compra de pratos, talheres, jogos de cama, toalhas e objetos, que são inseridos numa decoração mais minimalista, de cores sóbrias. Uma personal organizer da nossa equipe se encarrega de deixar tudo nos devidos lugares, com o máximo de aconchego, mas preservando a pegada masculina que esse público nos pede”, conta Carol, do Studio Eloy e Freitas.
Desta vez, o projeto foi feito sob medida para um empresário gringo na faixa dos 55 anos, morador das Ilhas Cayman que, por manter negócios no Brasil, decidiu ter um endereço fixo no Rio para servir de pouso em suas frequentes viagens para cá.
“O principal desafio neste caso foi repaginar totalmente o imóvel em apenas um mês, evitando, ao máximo, o quebra-quebra e a sujeira típicos de uma obra”, conta ela.
Toda a planta do apartamento foi mantida, a exceção da cozinha, que foi aberta para a sala e passou a contar com um painel de correr espelhado que vai do teto à bancada.
“Este recurso permite isolar a cozinha quando necessário e ainda confere amplitude à sala”, ressalta a sócia Gabriela, da Eloy e Freitas.
Com aspecto feio e frio, o piso original em cerâmica de todo o apartamento foi coberto com réguas de vinil no padrão amadeirado, deixando os espaços mais acolhedores.
Já os revestimentos cerâmicos dos banheiros foram cobertos com cimento queimado. Toda a iluminação foi feita por trilhos aparentes e os móveis – maioria de design brasileiro assinado – foram garimpados na pronta-entrega de algumas lojas da cidade.
Também para ganhar tempo, no lugar de repintar as paredes da sala e dos quartos, as arquitetas optaram por forrá-las com papel de parede.
Já a marcenaria foi desenhada e instalada em apenas duas semanas.
O resultado foi uma decoração clean e contemporânea, livre de excessos, com poucas e boas peças de mobiliário, tudo muito prático e fácil de limpar, como pede uma morada de temporada e, acima de tudo, de alma masculina.

Poltrona Tangerina, assinada pela Lattoog Design, da LZ Studio – Trio de mesas laterais Jardim, assinadas por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo – Sofá, da Way Design – Piso vinílico, padrão amadeirado, e papel de parede da By Floor – Luminária de piso, da Tok Stok – Marcenaria: executada pela Marcenaria Cacchione

Trio de mesas laterais Jardim, assinadas por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo. – Poltrona e pufe Tangerina, assinada pela Latoog Design, da LZ Studio. – Papel de parede e piso vinílico, da By Floor. Fotografias, da Galeria da Gávea.

Painel de correr espelhado permite isolar a cozinha e ainda confere sensação de amplitude à sala.
Cadeiras Tiss, assinadas por Zanini de Zanine, do Studio Zanini.

Fotografias, da Galeria da Gávea

Armários executados pela Marcenaria Cacchione

Painel ripado executado pela Marcenaria Cacchione. – Papel de parede, piso vinílico e cortina da By Floor. – Par de fotografias e roupas de cama, da Tok Stok.

Mesa de apoio Concretista, assinada pela Emdoïsdesign, e Banco Philips, assinado por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo. – Painel ripado executado pela Marcenaria Cacchione. – Par de fotografias e roupa de cama, da Tok Stok.

Painel ripado executado pela Marcenaria Cacchione. Cortina, da By Floor. Roupa de cama, da Tok Stok.

Marcenaria Cacchione. Cadeiras Tiss, assinada por Zanini de Zanine, do Studio Zanini.

Paredes e piso de cimento queimado, da Ekko Revestimentos. Bancada, da Jóia de Pedra. Cuba, da Ekko Revestimentos. Metais, da Deca.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu