Upcycling na decoração. Tudo se transforma!

Você sabe o significado de Upcycling?

Upcycling é aproveitar algo sem valor comercial que seria descartado e transformá-­lo em algo diferente, com novo uso e propósito, sem passar pelos processos transformadores químicos e físicos da reciclagem.

É reutilizar um material que se tornaria lixo, aproveitando suas propriedades originais.

Vamos as imagens, que nesse caso , valem mais que mil palavras!

 

 

Upcycling, balanço feito a partir das aduelas de barris de madeira conectados por meio de cordas.

 

Angela Missoni assina  o Miss Dondola, balanço feito a partir das aduelas de barris de madeira conectados por meio de cordas.

O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano para dar uma vida nova à madeira, assim como a organização busca dar uma vida nova aqueles que precisam.

 

Upcycling, banco de madeira feito A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha

 

A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha que seu pai havia a presenteado ,Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado,e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos para fazer um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa. Como Kathi diz “Reutilize primeiro, recicle depois”.

 

Upcycling, T-Shirt Chair é uma forma de metal preenchida por camisetas ou qualquer outro tecido que você tenha ao seu redor. Esse seu caráter permite a remoção fácil do tecido para lavagem e adição de outros tecidos que, segundo os criadores, pode ser uma documentação dos acontecimentos da sua vida em um móvel. Não é incrível essa ideia?

 

T-Shirt Chair é uma forma de metal preenchida por camisetas ou qualquer outro tecido que você tenha ao seu redor.

Esse seu caráter permite a remoção fácil do tecido para lavagem e adição de outros tecidos que, segundo os criadores, pode ser uma documentação dos acontecimentos da sua vida em um móvel.

Não é incrível essa ideia?

Além de utilizar de um processo contínuo de upcycle, a empresa irá plantar uma árvore para cada metro de bancos ou cadeiras vendidas pela empresa.Feita pela Green Furniture Sweden

 

Upcycling, barris de óleo, se transformam em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo  item decorativo.

 

A empresa alemã Lockengeloet , que tem vários itens upcycling em seu catálogo, fez uso dos esquecidos barris de óleo, e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades.

Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo  item decorativo.

 

Upcycling, banco Feito a partir de centenas de rolhas de vinho, ele pode ser usado tanto no interior da casa quando do lado de fora, já que as rolhas fazem com que seja um ornamento leve, fácil de limpar e à prova de umidade.

 

Feito no formato de uma rolha, por rolhas em prol das rolhas, esse é Genuine Cork Stool.

Feito a partir de centenas de rolhas de vinho, ele pode ser usado tanto no interior da casa quando do lado de fora, já que as rolhas fazem com que seja um ornamento leve, fácil de limpar e à prova de umidade.

 

Upcycling, Esse  tapete é feito a partir das etiquetas de couro encontradas em calças  jeans.

 

Esse  tapete é feito a partir das etiquetas de couro encontradas em calças  jeans.

Por serem pequenas, são costuradas juntas várias etiquetas de couro, que irão garantir estabilidade e durabilidade para o produto. Um belo exemplo de upcycle, já que muitas vezes o couro encontrado nas calças jeans é descartado junto com o material principal.

Genial, não é ?!

 

Upcycling, sofá antigo. Jimmie Martin, Design de Interiores Inglês, tem uma loja aonde  reaproveitam móveis velhos e peças antigas de decoração. Algumas até mesmo com séculos de idade descartadas por seus antigos donos, e as transformam em peças modernas.

 

Jimmie Martin, Design de Interiores Inglês, tem uma loja aonde  reaproveitam móveis velhos e peças antigas de decoração.

Algumas até mesmo com séculos de idade descartadas por seus antigos donos, e as transformam em peças modernas.

Diversas celebridades, entre elas Madonna e Kylie Minogue, possuem produtos assinados pela Jimmie Martin.

 

Mais um pouquinho de ideias Upcycling super fáceis, DIY , faça você mesma.

 

Upcycling, raquetes de tênis descartadas viram um lindo espelho.

 

Upcycling, violão antigo tem o seu "corpo" transformado em prateleiras.

 

Upcycling, galhos colocados dentro de uma moldura , virou um charmoso cabideiro.

 

Upcycling, estante do escritório feito com caixotes de feira.

 

Ideias fantásticas, não é?!

 

Veja mais imagens no nosso Pinterest

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: UPCYCLING