Amarelo é uma palavra que se origina do baixo-Latim hispânico amarellus, diminutivo do Latim amarus, “amargo”. O amarelo-dourado é a cor da bile antes de se oxidar e esverdear, sendo seu gosto extremamente amargo. Bastante estranho para uma cor símbolo da alegria.

É uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.

É também a cor mais feliz, relacionada ao otimismo e espontaneidade, mas também acidez, irritação, hipocrisia, inveja, impulsividade. Ao mesmo tempo que traz iluminação e entendimento, é a cor dos desprezados e traidores.

A cor  significa luz, calor. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade.

É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade.

É  uma cor que carrega grande energia. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor.

A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.

 

amarelo desperta novas esperanças para quem está em busca da cura. Contribui com vivacidade, alegria, desprendimento, leveza.

Produz desinibição, brilho e espirituosidade.

Mas é preciso tomar cuidado com os excessos porque essa cor pode excitar a ansiedade e aguçar as preocupações. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel, provoca distração e ansiedade.

Um ambiente pintado dessa cor traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo.

Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. Simboliza criatividade, idéias, conhecimento, alegria, juventude.

É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais. Gera a impressão de calor e por isso é recomendado para climas frios.

amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.

Curiosidades

1) O amarelo é a cor dos signos de Gêmeos, Touro e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro.

2) Inspirado pelas cores das paisagens que ficavam ao seu redor, Van Gogh criou muitos de seus quadros, incluindo os girassóis (abaixo) que podem ser admirados na National Gallery em Londres. Só que o amarelo cromo que ele usava, oxidava com o tempo escurecendo a cor, além do pigmento ser tóxico. Aqueles lindos girassóis, uma vez pintados na tela como um buquê, agora parecem girassóis secos. Fato é que Van Gogh nunca vivenciou para ver nada disso, porque morreu jovem aos 37 anos em 1890. Mesmo assim, era uma das cores preferidas do artista que sempre dizia: “O amarelo é uma cor capaz de encantar Deus“. Quem concorda?

3) No Egito, amarelo é a cor do luto;

4) O medo da cor amarela tem nome: xantofobia;

5) Ajuda a aumentar a sua fome, por isso, não pinte a cozinha desse tom se estiver de dieta! Está explicado também porque tantas redes de fast-food usam a cor em suas logos;

6) A cor de tintas mais vendida no mundo é o amarelo claro. Para cada galão de tinta azul vendido, você poderia praticamente encher uma piscina olímpica com amarelo claro;

7) Letra preta sobre fundo amarelo é o efeito ideal para ler textos a distância, já que o destaque não pode ser ignorado. Quer melhor exemplo do que as placas de trânsito?

8) Os Simpsons são dessa cor por sugestão do colorista da equipe de animação. O criador da série viu que na TV, eles tinham maior destaque na tela quando coloridos, mais do que preto e branco;

9) Em muitas competições de ciclismo, a regra diz que quem estiver vestindo amarelo, lidera a classificacão geral que eventualmente irá definir o vencedor. A tradição começou no tour da França, na corrida anual de verão. O evento era patrocinado pelo jornal L’Auto, impresso em papel amarelo. Ironicamente, o que começou como uma obrigação de patrocinadores, é agora a mais alta honraria que qualquer fã do ciclismo possa imaginar;

10) Na Idade Média, o era a cor discriminatória das prostitutas, mães solteiras, mendigos e judeus. Em 1445, prostitutas eram obrigadas a colocarem um pano amarelo sobre a cabeça. Em 1506, precisavam vestir um manto da mesma cor, enquanto na Itália, seus sapatos deviam ter cordões do mesmo tom. Mães solteiras também deveriam mostrar a sua “desonra” usando a cor. Os que tinham dívidas, costuravam um círculo amarelo em suas roupas. Os judeus precisavam usar chapéus amarelos altos, às vezes em forma de chifres, além de vestirem estrelas de Davi amarelas (que é azul pela tradição) presas pelos nazistas;

11) O amarelo traz calor instantâneo para ambientes interiores, principalmente se o tom for agradável aos olhos, se seu uso for restrito a uma área específica para dar destaque ou se trouxer mais claridade a um ambiente com pouca luz. Ele chama muita atenção e torna os cômodos menores, por isso, pode ser vantajoso usar o tom em ambientes altos, como uma sala. Como reflete muito, pode ser irritante se for aplicado demais;

12) Em Cuba, na Itália, Alemanha, e outras culturas, o amarelo no exterior de prédios é quase uma obrigação. No México, Izamal é conhecida no país como cidade amarela ou dourada, porque quase todos os prédios são pintados dessa cor. O motivo é incerto, mas algumas pessoas acham que tem a ver com o Deus Itzamna dos maias, que teria introduzido o milho na agricultura dos nativos;

13) Existem 115 tons de amarelos classificados. É interessante notar quantos são chamados com nomes de alimentos e bebidas: amarelo conhaque, limão, açafrão, mostarda, abóbora, mel, baunilha. O amarelo nos lembra colheitas e generosidade da terra. Outros nomes referem-se a metais (amarelo ouro), pedras (âmbar) ou flores;

Veja mais imagens no nosso Pinterest.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: amarelo