A arquiteta Nayara Macedo assinou o projeto de reforma e decoração contemporânea desse apartamento novo de 220 m2 na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os clientes, um casal jovem  com dois filhos, na faixa etária de 40 anos, ela dentista e ele empresário. Um casal de filhos – uma menina de 15 anos e um menino de cinco anos.

Durante 4 meses, todos os cômodos foram trabalhados.

A intenção era criar um ambiente receptivo, aconchegante, moderno e funcional, que atendesse o ritmo de vida dos clientes. Para tal, foram utilizados acabamentos naturais, detalhes em madeira freijó, móveis bem posicionados com design limpo, deixando o ambiente mais amplo e integrado.

Alguns pontos de cor em detalhes estratégicos dão vida e acrescentam personalidade ao ambiente.

O projeto contou com a escolha e troca de todos os revestimentos, construção de uma área gourmet na varanda, espaço de adega (a adega do cliente foi embutida, “roubando” uma pequena área do quarto de empregada), criação da sala íntima (possível através da substituição da porta de vidro de acesso à copa por uma parede de gesso acartonado) e porta de correr em marcenaria, que proporcionou um fundo para o confortável sofá.

O espaço da adega também foi um pedido especial.

O cliente já possuía a adega vertical com dimensões generosas e foi preciso inseri-la no projeto sem que prejudicasse a circulação e a estética da sala.

Foi proposto um nicho para abrigar o equipamento e junto a ele foi instalado um apoio para armazenar as taças e servir as bebidas.

sala de jantar assinada por Nayara Macedo

Pendentes: Dimlux – Mesa de jantar: Franccino Giardini

 

sala de estar assinada por Nayara Macedo

Sofá, banco e mesa redonda: Finish – Poltronas, Mesas de centro e laterais: Franccino Giardini – Tapete: Trama de Minas Tapetes – Quadros: Quadra Arte – Paisagismo e arranjo floral: Priscila Faria – Garden Center Bandeirantes

 

sala de estar assinada por Nayara Macedo

nayara macedo

 

lavabo assinado por Nayara Macedo

– Pendentes: Dimlux – Bancada: Desenho da arquiteta, executada pela Marmoraria Ouro Mel – Metais: Deca

Como o casal ama receber, os ambientes sociais tiveram destaque, incluindo a cozinha e a área gourmet.

Além disso, o cliente gosta de cozinhar e pediu uma atenção especial à cozinha na escolha de revestimentos e equipamentos, assim como o total aproveitamento deste espaço.

Junto à cozinha, uma pequena varanda foi aproveitada para fazer uma copa. Na verdade, este é um ambiente muito utilizado pela família no dia a dia para as refeições.

 

– Pendente: Ikea
– Cadeiras: Guimar
– Mesa: Franccino Giardini

– Banco, pufe, mesas laterais e poltrona: Tidelli

“A área gourmet também foi um pedido especial do casal, que adora receber e gostaria de aproveitar a varanda e a linda vista para a reserva. Optamos por uma churrasqueira, frigobar, cuba, e um pequeno cooktop, além da bancada-bar, e uma enorme mesa de madeira. Vale ressaltar um cantinho de design com a poltrona Painho e uma composição de puffs e mesinhas que complementam este espaço com design e funcionalidade.” – explica Nayara Macedo.

 

varanda gourmet assinada por Nayara Macedo

– Mesa de jantar, Cadeiras e bancos: Franccino Giardini

 

varanda gourmet assinada por Nayara Macedo

– Banquetas: Franccino Giardini

sala intima assinada por Nayara macedo

– Tapete: Trama de Minas Tapetes – Quadros: Quadra Arte

 

– Enxoval: Missoni – Quadros: Urban Arts Rio – Mesas de cabeceira: Artefacto – Poltrona: Artefacto -Revestimento: One of a Kind

 

 Sobre o quarto infantil:

  • com apenas 10 m2, foi projetado para um menino de 2 anos com marcenaria inteligente desenhada pela arquiteta para otimizar ao máximo a utilização do espaço, incluindo local para descansar, brincar, ler, desenhar e assistir TV
  • cama-tatame com cama extra embutida embaixo para acomodar visitas e amiguinhos
  • cabeceira-revisteiro para apoiar livros infantis
  • cabo de aço para pendurar fotos e desenhos da criança, permitindo trocá-los facilmente
  • gavetas para acomodar pertences de uso diário
  • mesa de estudos (altura padrão – que será utilizada posteriormente)
  • mesa de desenho com rodinhas encaixada sobre o módulo de estudos, apropriada a sua altura atual (o menino pode movimentá-la sempre que desejar)
quarto do menino assinado por Nayara Macedo

– Piso vinílico: By Floor – Luminárias: Lumini – Adesivos: Fina Stampa – Roupa de cama: Atelier Maiza Fegueira de Mello

– Considerações sobre o projeto de iluminação: A iluminação é responsável pelo toque final no estilo clean, tendo que ser natural e bem aproveitada.

A arquiteta Nayara Macedo assina o projeto luminotécnico, que conta com vários tipos de iluminação indireta, proporcionada pelos rasgos e rebaixos no gesso.

Vale ressaltar a composição de pendentes tubulares de tamanhos diferentes sobre a mesa de jantar que contribuem para o visual contemporâneo do ambiente.

 

– Fotógrafo: Juliano Colodeti – MCA Estudio

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG: Nayara Macedo