Viver e trabalhar no mesmo lugar é a proposta da Casa Cor Rio 2017 aberta ontem no Porto Maravilha (clique aqui para ler a matéria).
A 27ª edição do evento vai apresentar, de 24 de outubro a 30 de novembro, como seria viver num empreendimento de uso misto, com projetos de lofts, estúdios e ambientes de estar, além de espaços corporativos e lojas, assinados por cerca de 40 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas.
Veja o que separamos- todas as fotos de André Nazareth.
Nas soluções para lofts e estúdios:
Com apartamentos cada vez menores, ‘a falta de paredes’ ajuda a aumentar a área útil, melhorar a iluminação e a circulação do ar.
Mas, mesmo sem paredes, é possível demarcar os ambientes e na mostra há ótimas soluções para isso.
Com diferença de níveis (Monique Pampolha e Hannah Cabral), painéis vazados (Studio Ro+Ca), divisórias deslizantes (Jorge Delmas), e estantes de vidro usadas como divisórias (Cláudia Pimenta e Patrícia Franco).

Studio MH – Monique Pampolha e Hannah Cabral (Ap Y)

Studio Ro+Ca – Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho (Loft (U))

Jorge Delmas -Loft do Comandante.

Gabinete de Curiosidades, por Patricia Fendt

Mercearia da Casa, por Roberta Nicolau

RAF Arquitetura e o Espaço Tishman Speyer

Cristina Japiassú – Loft do Empresário Carioca.

André Piva e Vanessa Borges -Espaço Lumina
Estilo industrial:
Espaços com tijolos e tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto servem de referência para a criação da casa contemporânea.
O conceito foi recebido de braços abertos nos espaços de Sartore_Arq_Etc; Studio Ro+Ca; Luiza Bottino e Valeska Ulm, Raul Moras e Fernanda Bessone.

Raul Moras e Fernanda Bessone- Bilheteria

Monique Pampolha e Hannah Cabral -Ap Y
Tudo à mostra!
O vidro aparece muito como forma de tornar os espaços mais amplos e iluminados. Exemplos: estante de vidro no espaço de Cláudia Pimenta e Patrícia Franco, guarda-roupas de cristal no loft de Ana Lúcia Jucá, armário de vidro preto no loft de Jorge Delmas, armário de marcenaria com vidro no estúdio de Caroline Taveira, Mariana Barbosa, Barbara Schwartz.

Loft da Empresária, assinado por Claudia Pimenta e Patricia Franco

Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz -Estúdio do Escritor
O rosa volta com força:
Principalmente em tons envelhecidos ou clarinhos, do tipo candy colors.
Exemplos: 1) poltronas no loft do Studio ro+Ca; 2) sofá e outros elementos no estúdio de Monique Pampolha e Hannah Cabral; 3) nichos da estante no loft de Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida; 4) poltronas e pufes do espaço de Bianca da Hora e Jacira Pinheiro; 5) poltronas e pufes no Pool Lounge de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge; 6) Claudia Pimenta e Patricia Franco trabalham com uma paleta de cores em que reina o pink millennial.

Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M.Schiewe -Loft Cosmopolita
Aula de história na decoração:
A mostra apresenta alguns ambientes que recontam um pouco sobre o nosso passado.
Exemplos: Casa de Brincar, de Leila Bittencourt e Cristiana Spinola (um painel colorido, feito de pôsteres lambe-lambe, conta um pouco do visual do Porto do Rio). Restaurante, de Antonio Neves da Rocha (um antigo retrato de 3,10 m x 2,60 m, do Conselheiro Mayrinck, maior empreendedor brasileiro do fim do século XIX, com negócios nas mais diversas áreas, foi o ponto de partida do projeto). Espaço Tem.po, de Luiza Bottino e Valeska Ulm (a narrativa acontece no diálogo entre o passado e o presente, com peças de antiquário, carregadas de histórias). Estúdio do Escritor, de Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz (recorrem a fotografias do Porto).

Antonio Neves da Rocha – Restaurante.

Antonio Neves da Rocha- Restaurante.
No Slow Living:
Um estilo de viver com mais equilíbrio, paz e direcionado a um modo de consumo sustentável.
O conforto e a rusticidade elegante surgem como escape a tanta tecnologia e impessoalidade.
Exemplos: Mario Santos; Sartore_Arq_Etc; Luiza Bottino e Valeska Ulm; Studio 021; Patricia Fendt; Leandro Neves.

Mario Santos-Ilha Alta

Mario Santos – Ilha Alta

Patricia Fendt -Gabinete de Curiosidades.
A arte contemporânea invadiu a CASACOR Rio 2017.
Exemplos: Art Garage Sports Bar, do Maurício Nóbrega (arte urbana nas paredes); Skyline Bar, de Caco Borges e Mauricio Prochnik (homem de arame em tamanho real, balde com cubos de gelo de arame, de Patrícia Secco); Casa de brincar, da Leila Bittencourt (cama de gato, de Danielle Cukierman); Espaço de Bem-Estar, da Angela Leite Barbosa (esculturas de formigas de Antônio Carlos Laet); Wine Bar, de Anna Malta e Andrea Duarte (Escultura cabeça de alfinetes, de Ideu Lazarini); Espaço CoLab, de Paula Neder e Luiz Fernando Grabowsky (painel de mosaico do Paulo Werneck, quadros do Coletivo MUDA); Espaço do Conhecimento de Patrícia Fendt (Raul Mourão, Carlos Vergara, Luiza Baldan, José Bechara, Vicente de Mello e Mauro Restiffe). Refúgio do Consultor de Arte, do Studio 021 (Ascanio MMM, Reynaldo Fonseca, Antonio Bokel).

Mauricio Nobrega – Art Garage Sports Bar

Espaço de Bem-Estar, da Angela Leite Barbosa

Anna Malta e Andrea Duarte – Wine Bar

Paula Neder e Luiz Fernando Grabowsky -Espaço CoLab

Paula Neder e Luiz Fernando Grabowsky -Espaço CoLab
24 de outubro a 30 de novembro de 2017
De terça-feira a domingo, e feriados, das 12h às 21h
AQWA Corporate
Via Binário do Porto, 299 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ
Celina Mello Franco
Liliane Abreu